Anonim

A segurança está no topo da lista das pessoas ou perto delas, quando se trata de dispositivos e tecnologia. Ninguém quer que suas informações ou dados pessoais sejam roubados, portanto, todos garantimos que nossa segurança esteja à altura. Para laptops e outros computadores, isso geralmente significa instalar algum tipo de software antivírus. Este software ajuda o computador a capturar qualquer malware potencialmente prejudicial antes que possa causar danos reais ao seu computador. Muitos de nós fomos condicionados a acreditar que cada dispositivo que possuímos precisa de algum tipo de software antivírus para ser seguro. No entanto, isso simplesmente não é verdade para o iPhone ou iPad. Várias empresas e aplicativos fizeram alegações de que seus produtos ajudarão a proteger seu iPhone, mas isso simplesmente não é verdade. Um iPhone não precisa de nenhum software antivírus.

Consulte também o nosso artigo Como atualizar seu telefone e transferir aplicativos do iPhone para o iPhone

A razão para isso é que a Apple disse em várias ocasiões que os iOs foram projetados com segurança como o principal problema. Mas, para entender realmente por que um iPhone não precisa de nenhum tipo de proteção antivírus adicional, você precisa entender como os aplicativos funcionam nos iPhones e como os programas funcionam em um sistema diferente.

No iPhone, cada aplicativo é mantido completamente separado do próprio sistema, conhecido como sandboxing. Isso é muito diferente de como outros sistemas operacionais funcionam. Por exemplo, para que um antivírus funcione, ele deve ser capaz de se aprofundar no sistema operacional e se prender para capturar vírus. No entanto, apenas o fato de um sistema operacional poder ser "travado" dessa maneira significa que ele pode ser vulnerável a ataques. Isso ocorre porque, se o antivírus pode penetrar profundamente no sistema operacional, quem pode dizer que um vírus também não pode?

Devido à forte barreira entre os aplicativos e os iOs, o software antivírus nem funciona no iPhone, pois não consegue penetrar fundo o suficiente para "travar". Isso também impede que os aplicativos baixados acessem coisas como fotos, contatos, informações de impressões digitais ou qualquer outra coisa. Além disso, a Apple fica de olho nos aplicativos que eles aceitam, o que significa que há uma chance muito menor de você baixar acidentalmente malware que está disfarçado de aplicativo. Embora isso geralmente signifique menos personalização e controle para o usuário, significa muito menos chance de violação de segurança do que o uso de outros sistemas operacionais.

No entanto, ao desbloquear o telefone, você estará lidando com um conjunto de consequências completamente diferente. O jailbreak é o processo de remoção de restrições de software no iPhone. Isso permitirá que você baixe aplicativos, extensões e outras coisas que você normalmente não seria capaz de fazer no iPhone. Embora isso ofereça muito mais opções de personalização, ele também abre a possibilidade de problemas de segurança. Isso ocorre porque o jailbreaking permite baixar aplicativos que não são oficialmente aprovados pela loja de aplicativos, o que significa que eles podem ser potencialmente prejudiciais. Portanto, desde que você não faça o jailbreak do seu iPhone, não há necessidade de se preocupar com o software antivírus no seu telefone. Mesmo se você fizer o jailbreak, contanto que não baixe nada superficial, você deve ficar bem e as informações do seu telefone ainda devem estar seguras.

Embora você não precise de um software ou aplicativo antivírus instalado no seu iPhone, existem algumas opções de segurança diferentes à sua disposição para que você possa se sentir mais seguro usando o dispositivo. Embora seu dispositivo seja geralmente seguro como está, essas opções de segurança podem ajudar você a ficar tranqüilo por estar indo além e para garantir que seu dispositivo (e suas informações) estejam seguros.

Mantenha seu telefone o mais privado possível

Links Rápidos

  • Mantenha seu telefone o mais privado possível
  • Assista ao WiFi
  • Verifique se o seu telefone é bloqueado automaticamente
  • Obtenha acesso difícil ao aplicativo
  • Não ceda à conveniência
  • Coloque o pensamento em sua senha
  • Pare o seu telefone de rastrear você
  • Use "Encontrar meu iPhone"
  • Configurar autenticação de dois fatores
  • ***

Mesmo se você tiver uma senha e usar o Touch ID, sua tela de bloqueio poderá fornecer mais informações do que você imagina. Embora o Centro de Controle e o Centro de Notificação sejam úteis, eles também podem permitir que as pessoas vejam suas mensagens e atualizações, além de fazer alterações no telefone, como ativar o modo avião. Você deve manter o telefone o mais privado possível para que as pessoas não possam ver informações confidenciais, especialmente na tela de bloqueio, que qualquer pessoa pode ver.

Além disso, verifique se você precisa digitar uma senha antes de comprar todos os aplicativos. Embora sim, isso pode ser um pouco chato, impedirá algumas compras acidentais de você, seus amigos ou seus filhos. Além disso, se alguém desagradável se apossar do seu telefone, ele impedirá que eles fiquem loucos e comprem uma tonelada de aplicativos no seu telefone.

Assista ao WiFi

Muitos de nós gostamos de pensar que estamos completamente seguros usando o WiFi. Mas isso não costuma ser o caso. Se você estiver usando um Wi-Fi público como o de uma cafeteria ou hotel, saiba que eles normalmente não são muito seguros e provavelmente existem dezenas de outros no mesmo Wi-Fi, e suas intenções podem não ser boas. Até o Wi-Fi doméstico pode ser comprometido com mais facilidade do que muitos pensariam. Você ficaria surpreso com quantas casas ainda nos WEP para proteger suas redes. Eles podem ser facilmente invadidos por amadores e podem levar as pessoas a ter acesso à sua rede doméstica. A melhor opção é usar o WPA para garantir que sua rede esteja sempre segura.

Verifique se o seu telefone é bloqueado automaticamente

Enquanto o telefone travar constantemente após apenas alguns segundos de não ser usado pode levar algum tempo para se acostumar, é uma das melhores maneiras de proteger seus dados. Se o seu telefone não estiver definido para bloquear automaticamente por alguns minutos, você poderá deixá-lo em uma mesa e alguém poderá acessá-lo antes que ele bloqueie. Optar pelo bloqueio automático de 30 segundos de 1 minuto parece ser o caminho a percorrer.

Obtenha acesso difícil ao aplicativo

Sempre que você abrir e usar um novo aplicativo, ele provavelmente solicitará permissão para acessar suas fotos, localização, contatos ou outras informações. A menos que o acesso seja diretamente necessário para o aplicativo funcionar, você realmente não deve permitir que muitos aplicativos acessem suas informações. Muitos aplicativos diferentes solicitarão acesso a informações que eles nem precisam e, às vezes, forneceremos a eles. Se você acessar Configurações> Privacidade> Serviços de localização, poderá ver quantos aplicativos você deu permissão para conhecer sua localização. Se esses aplicativos não precisarem saber sua localização, é recomendável que você deixe de acessá-lo regularmente.

Não ceda à conveniência

Parece que geralmente há uma disputa de poder entre segurança e conveniência. Todo mundo quer que sua vida seja o mais segura possível, mas também quer conveniência. O fato é que você precisa fazer sacrifícios de um lado ou de outro. Se você deseja a máxima segurança, o acesso ao seu dispositivo ou aplicativos específicos pode levar mais tempo. Mas se esse processo for simplificado e rápido, você provavelmente abrirá mão de alguma segurança. Não coloque em risco o telefone economizando alguns segundos.

Coloque o pensamento em sua senha

Obviamente, se você deseja que seu telefone seja seguro, use o Touch ID e uma senha. No entanto, às vezes, apenas ter uma senha não é suficiente. Você ficaria surpreso com quantas pessoas simplesmente usam códigos como "1, 1, 1, 1, 1, 1" ou "1, 2, 3, 4, 5, 6" para seus códigos de acesso. Muito mais usam coisas como o aniversário deles, mas isso também é muito fácil para quase todo mundo descobrir e invadir. A melhor opção é usar uma senha que ninguém esperaria. Além disso, também pode ser inteligente alterar sua senha com freqüência.

Se você estiver usando um dispositivo com iOS 11 ou posterior, certifique-se de ativar o SOS de emergência no seu dispositivo. Como consumidores, nos acostumamos a usar logins biométricos em nossos dispositivos, e isso é bastante bom. Tanto o TouchID quanto o FaceID fizeram com que os consumidores usassem a segurança com mais frequência, e os telefones que não tinham segurança agora apresentam códigos de acesso e impressões digitais ou desbloqueio facial. No entanto, em uma situação em que você é mantido em um posto de segurança ou preso sob pretextos falsos ou duvidosos, esses sistemas biométricos podem levá-lo à água quente. Sabe-se que a polícia e outras agências policiais desbloqueiam automaticamente o dispositivo usando o rosto ou a impressão digital contra a sua vontade, e isso pode se tornar um problema quando se trata de segurança.

Por esse motivo (e vários outros motivos), a Apple lançou o SOS de emergência com o iOS 11 em 2017, o que permite que você entre em contato rapidamente com os serviços de emergência locais em seu dispositivo ou exiba informações médicas pessoais. No entanto, o SOS de emergência também impede que seu dispositivo seja usado, a menos que você insira o pino ou a senha, desabilitando o software biométrico e permitindo segurança adicional. Este é um trocador de jogos e, um ano depois, vimos um recurso semelhante ao Android chamado Lockdown. Para usar o Emergency SOS, pressione e segure os botões lateral e de volume no iPhone 8 e iPhone X ou pressione o botão lateral rapidamente cinco vezes no iPhone 7 e versões anteriores, para bloquear o dispositivo.

Pare o seu telefone de rastrear você

Talvez você nem saiba disso, mas seu telefone costuma acompanhar onde quer que vá. Além de rastrear essas informações, também está gravando essas informações diretamente no telefone. Esse é um recurso chamado "Locais frequentes" e, felizmente, pode ser interrompido. Vá para Configurações> Privacidade> Serviços de Localização> Serviços do Sistema e encontre Locais Frequentes. A partir daí, a opção pode ser desativada.

Use "Encontrar meu iPhone"

Este é um dos aplicativos mais importantes do iPhone e você deve configurá-lo agora mesmo se ainda não o tiver. O uso principal deste aplicativo é localizar o telefone quando ele for perdido ou roubado. Quando o telefone é roubado, essa é de longe a maior chance de comprometimento das suas informações privadas. Felizmente, o Find My iPhone é capaz de bloquear seu telefone com segurança remotamente e pode até apagar todos os dados nele, se você tem medo de nunca receber o telefone de volta. Sem o uso deste aplicativo, a chance de encontrar seu telefone perdido ou roubado (e proteger seus dados) é praticamente nula.

Configurar autenticação de dois fatores

Esta é talvez a melhor maneira de impedir que hackers acessem seus dados. Antes que você possa fazer login na sua conta da Apple, eles enviarão um código para um dispositivo que somente você terá, como seu telefone ou iPad. Isso significa que, mesmo que alguém tenha seu nome de usuário e senha, eles ainda não poderão acessar sua conta sem esse código e nunca serão capazes de obtê-lo, pois serão direcionados apenas para o seu dispositivo.

***

Todas essas opções são ótimas para garantir que suas informações privadas permaneçam privadas. Só porque o iPhone não precisa de software antivírus, não significa que não há coisas que você possa fazer para ter um dispositivo mais seguro. Com hackers e malware evoluindo e se tornando mais espertos, a segurança é algo que nenhum de nós deve tomar de ânimo leve, especialmente quando se trata de informações pessoais e confidenciais.

Meu iphone precisa de um antivírus? tudo a saber sobre a proteção do seu iphone