Desde que eu pessoalmente fiz a transição para a plataforma Apple no final do ano passado, (obviamente) tivemos muito mais cobertura da Apple aqui na PCMech. Isso ajudou a aumentar a conscientização dos produtos Apple sobre o que costumava ser um site de tecnologia muito centrado em PC. Como resultado, muitas vezes recebo perguntas dos visitantes da PCMech sobre Apple e OS X. Muitas vezes, essas perguntas surgem quando estamos fazendo nosso programa LIVE PCMech.
Uma das perguntas que mais fazemos tem a ver com antivírus para Mac. Precisa disso? O que eu recomendo?
Confusões de segurança para proprietários de Mac
Uma coisa que todos os proprietários de Mac precisam ter em mente é que o OS X não é imune a vírus. A principal razão pela qual o Windows tem muito mais atividade de vírus é porque o Windows é muito mais popular que o OS X. Se o OS X fosse tão usado quanto a plataforma Windows, o OS X teria um problema de vírus muito maior. Na verdade, eu esperaria que, à medida que a plataforma da Apple ganhar popularidade, veremos mais vírus surgindo em busca específica do OS X.
Dito isto, grande parte da conversa sobre a atividade de vírus no Mac é propagada por empresas que comercializam programas antivírus para o Mac. Essas empresas vão emitir comunicados à imprensa com táticas assustadoras falando sobre enormes aumentos nos vírus Mac em estado selvagem. Na realidade, porém, existem apenas cerca de 200 vírus Mac conhecidos na natureza, a maioria dos quais causou muito pouco dano. Além disso, muitas dessas 200 versões de destino anteriores ao OS X.
É do conhecimento geral que o Windows é bombardeado com ataques de vírus após ataques de vírus. Os usuários do Windows, mesmo os novatos, sabem que precisam de segurança em seus sistemas. Os proprietários de Mac, no entanto, ficam um pouco enigmáticos. Preocupamo-nos com a segurança, mas não sabemos realmente o que precisamos. Falando por mim, não tenho nenhuma segurança especial em nenhum dos meus Macs e não tive problemas.
Rich Mogull diz o seguinte no TidBits:
Mesmo que o Mac OS X não seja mais seguro, atualmente, os usuários de Mac estão em um nível de risco menor do que nossos colegas do Windows. É razoável supor que essa dinâmica possa mudar, mas considerando o nível atual de risco e a intensidade de recursos da maioria dos softwares antivírus, é difícil recomendar antivírus, exceto em circunstâncias limitadas.
E ele me leva ao cerne da questão …
Os proprietários de Mac precisam de antivírus ou não?
Eu nunca vou sentar aqui e dizer ao proprietário do Mac para não instalar o antivírus. Se você instalar algo, é provável que isso afete o desempenho do seu Mac de maneira negativa. Mas você estará mais seguro do que se não executar nada.
Pessoalmente, eu escolho não. Não quero o impacto no desempenho. Quando peso os riscos, não vale a pena para mim. Vamos ver, um pequeno risco de infecção pelo pequeno lote de vírus Mac que realmente existe, ou a chance de 100% de que o desempenho do meu sistema sofra nas mãos de um programa antivírus intrusivo. E, convenhamos, os programas antivírus são invasivos. Eles precisam fazer o trabalho deles.
Então, não faz nada?
Pelo contrário. Como eu disse, os Macs não são imunes a violações de segurança. De fato, no que diz respeito ao design puro do sistema operacional, não diria que o OS X seja realmente melhor no departamento de segurança do que o Windows Vista. Eu acho que é claramente mais seguro que o Windows XP SP2, mas o Windows Vista (apesar dos aborrecimentos) é uma versão mais segura do Windows. Por acaso, o Windows Vista tem um alvo maior, por isso parece ser menos seguro.
Os proprietários de Macs podem aproveitar sua relativa obscuridade por enquanto, mas não se apoiem nos louros e não façam nada. Existem algumas coisas que um proprietário de Mac pode fazer para não causar problemas:
- Você deseja uma verificação antivírus no seu e-mail recebido. A boa notícia aqui é que a maioria dos serviços de email gratuitos baseados na Web faz isso por você. Sou usuário do Gmail e eles verificam todos os meus anexos.
- Não navegue em sites pornográficos ou de franja. Se você navega em sites que seriam administrados por pessoas que gostam de seguir os padrões usuais de ética da sociedade, você corre um risco maior de infecção. Período. Se você navegar nesses tipos de sites, esteja ciente dos riscos adicionais. Se você se deitar com cães, acordará com pulgas. Portanto, convém usar o Firefox junto com o complemento NoScript para protegê-lo de alguns dos riscos associados a esses sites.
- Se você estiver executando um Mac baseado em Intel e usar o Windows no seu Mac, deseja instalar o antivírus na instalação do Windows. O Windows ainda é o Windows, independentemente da máquina em que está sendo executado. Se você instalou o Windows no nosso Mac, acabou de instalar esse grande alvo na sua máquina.
Opções de antivírus para Mac
Embora os usuários de Mac possam se sentir confortáveis com o fato de estarem mais ou menos sob o radar por enquanto, precisamos lembrar que nossos amigos do Windows são os principais alvos dos autores de vírus. Como vivemos em um mundo muito centralizado no Windows, é importante levar em consideração aqueles que usam o Windows. Se você, como usuário de Mac, compartilha rotineiramente arquivos e encaminha os e-mails para amigos que usam o Windows, considere executar o antivírus para protegê-los. Embora seu risco seja baixo, o risco é maior, portanto você não deseja ajudar a infectar os sistemas deles sem querer.
Existem várias opções de antivírus disponíveis para o Mac, se você quiser executar uma:
- Norton AntiVirus. Alguns relataram problemas com o Norton em seus Macs, enquanto outros dizem que ele funciona perfeitamente. A Norton é e continuará sendo líder nesse campo, mas minha experiência é que seus produtos tendem a dominar a máquina.
- aVast! AntiVirus para Mac.
- Sophos Anti-Virus para Mac
- McAfee VirusScan para Mac
- ClamXav. Este é um utilitário antivírus gratuito e de código aberto que geralmente recebe boas notas daqueles que o usam. Ele supostamente tem menor impacto no desempenho do sistema, o que é uma coisa boa.
Basta fazer uma pesquisa no Google por “mac antivírus” e você encontrará outras opções disponíveis.
Finis
Usuários de Mac, atualmente desfrutamos de uma experiência de computação praticamente livre de vírus. A necessidade de programas antivírus em nossos Macs é questionável. Neste ponto, eu pessoalmente caio no lado que diz que eles fazem mais mal do que bem neste momento. Mas, os usuários de Mac não devem cometer o erro de se convencer disso. Apesar de todo o hype do “Mac versus PC”, o fato é que o OS X pode e já foi comprometido antes. OS X não é imune. Por enquanto, permaneceremos sob o radar. À medida que as vendas de Mac aumentam à medida que as pessoas abandonam o Windows, nosso status de radar pode não durar para sempre.
Vamos aproveitar enquanto dura.