O modo escuro parece estar em toda parte. Você está a apenas um clique de ativá-lo no macOS Mojave, o Nintendo Switch também é compatível e está disponível no Twitter e Slack. Além disso, o Google lançou a versão beta do sistema completo para o Android Q.
Consulte também nosso artigo O iPhone não está ativado Entre em contato com sua operadora
Mas você pode obtê-lo no seu iPhone?
A verdade é que o iOS ainda não possui oficialmente um modo escuro. No entanto, isso não significa que você não pode desfrutar de aplicativos com fundo preto e letras brancas, por exemplo. Existe um truque simples para contornar o fato de o iOS não suportar mais um escuro do sistema, então continue lendo para descobrir mais.
Modo escuro no iPhone
A partir do iOS 12, os iPhones e iPads fornecem um recurso de acessibilidade chamado Smart Invert, que permite obter o efeito desejado. Para ser honesto, não é o mesmo que o modo escuro completo, mas é bem próximo. O recurso Inverter inteligente alterna as cores da tela, deixando a mídia e as imagens intactas. Veja como ativá-lo:
- Acesse o aplicativo Configurações, deslize para Geral e toque para acessá-lo.
- Em Geral, acesse Acessibilidade e entre no menu Exibir acomodações.
- Toque em Inverter cores e alterne no botão ao lado de Inverter inteligente.
Quão bem funciona?
Logo de cara, o recurso Smart Invert funciona como um encanto. Você obtém um modo quase escuro bem integrado nos aplicativos iOS nativos e fica bem em alguns aplicativos de terceiros, como Instagram e Facebook. No entanto, existem algumas limitações para esta solução.
Por exemplo, os mapas do Google e da Apple parecem um pouco parecidos com as cores invertidas. Além disso, o TikTok e o Snapchat se tornam inutilizáveis porque todas as cores são invertidas e você recebe uma interface do usuário estranha, semelhante a um raio-X. Também notamos uma coisa interessante quando você envia capturas de tela de um iPhone para um Mac, ambos executando o software mais recente no modo escuro.
As capturas de tela do aplicativo aparecem invertidas no iPhone, mas quando você as importa para um Mac, as cores voltam ao normal. E mais uma coisa: a tela inicial e o Centro de controle parecem normais no telefone, mas aparecem invertidos nas capturas de tela.
O que o futuro guarda?
No momento da redação deste artigo, a única maneira de obter o modo escuro no iPhone / iPad é usar o Smart Invert, mas isso está prestes a mudar em breve. A Bloomberg relata que o novo iOS 13, que deve estar amplamente disponível em setembro de 2019, apresentará uma integração total do sistema no modo escuro.
Até esse momento, você poderá ter uma prévia do modo na versão beta pública do iOS 13, que será lançada no final de junho de 2019. E se você receber a versão beta, sinta-se à vontade para compartilhar suas impressões com o resto da comunidade na comentários abaixo.
Modo escuro no macOS Mojave
Supondo que você esteja executando o macOS Mojave, é super fácil alternar entre os modos normal e escuro. Se você não instalou o software mais recente, saiba que ele é executado até nos Macs do final de 2012. De qualquer maneira, é assim que se obtém o modo escuro no Mojave:
- Clique ou toque em Preferências do Sistema e selecione a guia Geral.
- Clique ou toque em Escuro ao lado de Aparência e seu sistema mudará para o modo em um segundo.
Além disso, existem algumas opções para personalizar o modo escuro no Mojave. Você pode alterar a cor do destaque e destacar para azul, roxo, amarelo etc. Com isso em mente, os detalhes e os destaques padrão da grafite ficam melhores no modo escuro, embora seja uma questão de preferência pessoal.
Nota: Alguns usuários acham o cliente de email padrão um pouco escuro demais, pois a maioria dos emails apresenta fundo preto escuro e letras brancas.
Aplicativos de terceiros
NightOwl é um aplicativo de terceiros que oferece mais controle sobre os recursos do modo escuro. Você pode programar o modo para ativar em uma hora ou hora designada. Além disso, há uma opção para escolher quais aplicativos são afetados pelo modo.
O aplicativo também suporta teclas de atalho para alternar rapidamente entre os modos, independentemente da programação. E o que há de melhor nisso, o NightOwl é totalmente gratuito.
Você pode obter o modo escuro no Android?
Conforme indicado, se o seu Google Pixel executar o Android Q, você poderá aproveitar o modo escuro. No entanto, a disponibilidade do recurso depende do modelo / marca do seu smartphone.
Por exemplo, a atualização One UI para telefones Samsung com Android 9 Pie permite o Modo noturno. Para acessá-lo, acesse Opções de exibição e selecione Modo noturno. Você deve saber que o recurso confunde o software Auto do Android - ele acha que é noturno 24/7 com o Modo noturno ativado.
Tons de preto em abundância
A conclusão é que os iPhones já têm sua própria versão do modo escuro. Funciona melhor em alguns aplicativos do que em outros, e o recurso Smart Invert é super fácil de ligar e desligar. Além disso, você não precisará esperar muito tempo para obter o modo escuro semelhante ao do macOS.