Anonim

O Instagram é uma rede social incrivelmente bem-sucedida, com mais de um bilhão de usuários e o apoio financeiro do Facebook. É um aplicativo diário e essencial para milhões de usuários em todo o mundo, que se tornou uma parte onipresente da nossa sociedade. Ao compartilhar fotos e vídeos com seus amigos e familiares, é claro, você pode se deparar com uma pergunta óbvia: o que acontece com os direitos das fotos que você publica no Instagram? Como uma rede de compartilhamento de fotos, em primeiro lugar, os direitos das fotos postadas on-line são mais prementes do que no Facebook ou no Twitter. O Instagram o incentiva a enviar suas melhores fotos, e isso geralmente significa um trabalho que pode fazer com que você seja pago no futuro. Além disso, você não gostaria de se virar e ver o Instagram usando suas fotos em s ou vendendo suas fotos para terceiros.

Como sempre, você assina muitos dos seus direitos e privilégios em torno de seus dados ao aceitar os termos e condições de qualquer rede social. Se as suas fotos permanecem suas, será abrangido pelos termos do seu contrato, então vamos descobrir se você realmente é o proprietário das fotos na sua conta do Instagram.

Propriedade do conteúdo e direitos autorais

Os direitos autorais foram usados ​​incorretamente no passado, mas, de um modo geral, é uma ferramenta importante para criadores de todos os tamanhos. É essencial fornecer proteção legal para o conteúdo que você cria, seja online ou offline. Se você colocou um trabalho nele e criou um trabalho original, será o proprietário dos direitos autorais. Melhor ainda, esse direito é automático e não precisa de ação de sua parte.

Se você tiver tempo ou paciência, o US Copyright Office possui um explicador que informa como os direitos autorais são aplicados e o que podem e não podem proteger. Se você não tiver paciência para lê-lo, poderá fazer o copyright de qualquer trabalho original criado, como filme, romance, pintura, poema, música, ilustração e assim por diante. Você não pode copyright pensamentos, idéias, fatos, estilos, sistemas ou resumos. Se você criar uma maneira única de expressar essas coisas, poderá conseguir direitos autorais sobre isso, mas não as idéias ou fatos em si.

O Instagram possui os direitos autorais das fotos que você publica?

Então, com esse conhecimento de direitos autorais, o Instagram possui as fotos que você publica? Eles não possuem os direitos autorais. Você faz. Se você tirar uma foto de alguma coisa, possui os direitos autorais. Se você postar a imagem no Instagram, você ainda possui os direitos autorais, mas geralmente concede à empresa o direito de reutilizar esse conteúdo, se assim o desejar.

Aqui está o que o Instagram tem a dizer sobre o assunto em seus termos:

O Instagram não reivindica a propriedade de qualquer Conteúdo que você publica no Serviço ou por meio dele. Em vez disso, você concede ao Instagram uma licença mundial não exclusiva, totalmente paga e sem royalties, transferível e sublicenciável para usar o Conteúdo que você publica no ou através do Serviço, sujeito à Política de Privacidade do Serviço, disponível aqui http : //instagram.com/legal/privacy/including mas não limitado às seções 3 ("Compartilhamento de suas informações"), 4 ("Como armazenamos suas informações") e 5 ("Suas escolhas sobre suas informações"). Você pode escolher quem pode visualizar seu conteúdo e atividades, incluindo suas fotos, conforme descrito na Política de Privacidade.

O Facebook tem a dizer:

Permissão para usar o conteúdo que você cria e compartilha: Você é o proprietário do conteúdo que cria e compartilha no Facebook e nos outros Produtos do Facebook que usa, e nada nestes Termos retira os direitos que você possui sobre o seu próprio conteúdo. Você é livre para compartilhar seu conteúdo com qualquer outra pessoa, onde quiser. Para fornecer nossos serviços, no entanto, precisamos que você nos dê algumas permissões legais para usar este conteúdo. Especificamente, quando você compartilha, publica ou envia conteúdo coberto por direitos de propriedade intelectual (por exemplo, fotos ou vídeos) em ou em conexão com nossos Produtos, você nos concede uma licença não exclusiva, transferível, sublicenciável, livre de royalties e mundial licencie para hospedar, usar, distribuir, modificar, executar, copiar, executar ou exibir publicamente, traduzir e criar trabalhos derivados de seu conteúdo (consistente com as configurações de privacidade e aplicativos).

Publicando conteúdo on-line

Como você pode ver, você mantém os direitos autorais de qualquer imagem que postar no Instagram ou em qualquer outro lugar, mas também permite que as redes usem seu conteúdo para seu próprio ganho. Então, você é o proprietário da imagem que você publica no Instagram, mas ao se inscrever, você lhes dá permissão para usá-la como bem entenderem. Outra coisa de que você precisa estar ciente é quando sua imagem mostra outras pessoas. Embora você, como fotógrafo, mantenha os direitos autorais do trabalho, se as pessoas na imagem forem identificáveis, você provavelmente precisará da permissão delas para publicá-la online. A exceção aqui é se você é pago como fotógrafo para tirar essas fotos. Então os direitos autorais são do cliente e não do fotógrafo.

Como não sou advogado, se você tiver uma preocupação específica, faz sentido consultar um profissional antes de tomar uma ação. Os direitos autorais são um assunto profundo e complicado e serão necessários alguém com um treinamento jurídico muito melhor do que eu para entender isso!

O instagram possui as fotos e fotos que você publica?