Anonim

A comunicação na era eletrônica é um conjunto de tecnologias em constante mudança que, por sua vez, causa um conjunto de normas e expectativas sociais em constante mudança. Não importa qual seja a nova tecnologia - toda vez que a tecnologia muda, os padrões de comportamento humano mudam um pouco ou muito para gerenciar os novos brinquedos. Os leitores mais velhos podem se lembrar de uma ocasião em que, se você quisesse conversar com alguém, você atendia o telefone e os chamava sem aviso prévio - e eles sempre atendiam, se possível. Hoje, alguém que agisse dessa maneira e que esperasse que as pessoas respondessem suas chamadas seria considerado rude - primeiro envie uma mensagem de texto e obtenha permissão para ligar, a menos que seja uma emergência absoluta. E mesmo assim, quem chama espera uma mensagem de voz, não uma pessoa viva. As comunicações online via aplicativos e plataformas de mídia social estão evoluindo em um ritmo ainda mais rápido do que outras formas de tecnologia de comunicação, um processo que é impulsionado pela mudança de tecnologia e pela aceitação social de como as coisas são feitas.

Consulte também o nosso artigo Como criar um Boomerang para uma postagem ou história do Instagram

Quando a comunicação baseada na Internet foi desenvolvida, um dos princípios subjacentes era que o que você colocava na Internet ficaria lá, ou em algum lugar, para sempre. Os e-mails são armazenados nos bancos de dados, suas postagens em um site como o Reddit ou o Facebook permanecem lá para sempre e, mesmo quando existem ferramentas para excluir nosso conteúdo antigo, uma infinidade de arquivos da Internet e sites de backup fazem com que o acesso ao que dissemos “de volta ao dia ”em qualquer lugar, do fácil ao trivial. Além disso, mesmo nossas comunicações privadas estão sujeitas a serem arquivadas; quando enviamos mensagens pessoais, fotos ou vídeos, existe a chance de a pessoa do outro lado mantê-los. Consequentemente, muitos de nós tentam ser mais cuidadosos nas conversas online do que nas offline. O fato é que existem muitas mensagens ou arquivos que podemos querer enviar ou compartilhar, mas que não queremos ter como parte do arquivo eterno de nossas vidas.

Surgiram plataformas de mídia social inteiras baseadas na idéia de comunicações transitórias, de fato. Aplicativos como o Snapchat se baseavam no princípio de que todas as mensagens, fotos e vídeos se autodestruiriam após serem vistas pelo destinatário. Outras plataformas, embora não cheguem ao mesmo extremo, também acomodam o desejo de privacidade oferecendo compartilhamento temporário de mensagens ou fotos. Esses serviços oferecem mensagens que são excluídas automaticamente após um determinado (curto) período de tempo ou após serem lidas ou acessadas por um determinado número de vezes. O Instagram, a principal plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos do mundo, também implementou uma forma desse mecanismo. No Instagram, você pode enviar mensagens diretas para outros usuários que incluem fotos ou vídeos ao vivo e pode especificar que essas fotografias e vídeos possam ser reproduzidos apenas uma ou duas vezes antes de se autodestruirem.

No entanto, a natureza dos smartphones e computadores, que podem ser usados ​​para acessar o Instagram, é tal que tirar uma captura de tela do telefone ou do computador é uma tarefa trivialmente simples - o botão liga / desliga + o botão de diminuir volume no Android, do lado botão + o botão home no iOS, ou ctrl-alt-print screen no Windows, e uma gravação é feita na tela. Isso pode minar completamente toda a idéia de uma imagem autodestrutiva. Isso leva à pergunta - se alguém tira uma captura de tela de uma foto, vídeo, DM ou postagem do Instagram, o Instagram informa o outro usuário?

Eu responderei a esta pergunta.

Capturas de tela e mensagens diretas no Instagram

Os usuários do Instagram podem enviar mensagens de texto, fotos ou vídeos usando a função de mensagem direta (DM) do aplicativo. O menu DM é acessado através do pequeno avião de papel no canto superior direito da tela. Uma mensagem direta no Instagram pode ter um dos muitos tipos diferentes de mensagem: texto sem formatação (como uma mensagem de texto SMS padrão), texto com fundo gráfico, som gravado, uma foto ou vídeo da galeria, um arquivo GIF do built-in biblioteca, uma resposta rápida (texto pré-inserido para facilitar o manuseio de grandes quantidades de mensagens padronizadas) e corações (um simples gráfico de um coração vermelho) ou uma foto ou vídeo ao vivo (recém-tirado).

A maioria dos tipos de DMs enviados via Instagram são DMs permanentes. Eles permanecem na caixa de entrada do destinatário para sempre, até que o destinatário os exclua ou os servidores do Instagram se desintegre no futuro distante. No entanto, as mensagens enviadas contendo uma foto ou vídeo ao vivo podem ser designadas como mensagens de uma ou duas exibições que desaparecem, o que significa que a fotografia ou o vídeo pode ser visualizado uma vez antes de ficar inacessível ou pode ser visualizado duas vezes antes de ficar inacessível, ou eles podem ser permanentes.

Você não é notificado se alguém captura a maioria dos conteúdos do Instagram

Para DMs normais de qualquer tipo, bem como instantâneos, postagens e histórias em vídeo, o destinatário ou o remetente pode capturar a imagem da mensagem ou a imagem ou um quadro do vídeo, e o Instagram não percebe que algo foi feito. Esse conteúdo permanente pode ser arquivado livremente por qualquer participante da conversa, e o Instagram não informa se isso aconteceu. As mensagens de texto também podem ser copiadas para a área de transferência sem qualquer notificação.

No Instagram, você tem a opção de Enviar um DM a qualquer momento, mesmo depois de o destinatário ter lido. Se o seu destinatário já fez uma captura de tela, o dano está feito. Para enviar uma mensagem, toque nela e selecione a opção Enviar.

Você é notificado se alguém captura de tela seu DM desaparecendo - teoricamente

Se uma parte de uma conversa capturar um DM que está desaparecendo usando o método do sistema para capturar uma captura de tela (deslizando para baixo no iOS ou mantendo simultaneamente as teclas de redução de volume e energia no Android, a outra parte receberá uma notificação. Ícone "starburst" ao lado do DM que você enviou e uma notificação pop-up na tela do DM do destinatário que dura cerca de dois segundos antes de desaparecer. No entanto, em nossos testes a partir de agosto de 2019, tivemos dificuldades significativas em fazer com que o Instagram observe as capturas de tela e produza as notificações. Cerca de uma vez em cinco, o aplicativo capturava o que deveria estar capturando todas as vezes. Portanto, não confie demais nesse sistema de notificação, pelo menos no momento.

Melhor captura de tela rapidamente, antes que desapareça

Nesta imagem, o destinatário visualizou os dois DMs desaparecidos, mas tirou apenas uma captura de tela do segundo:

Se você tocar no ícone de notificação, poderá enviar seu DM. Mas você também pode ver seus detalhes.

Se você selecionar Detalhes, descobrirá quando a captura de tela foi tirada. Você também verá quem o pegou, o que é útil em uma conversa em grupo.

O Instagram não envia notificações se alguém capturar sua história

Como os DMs que desaparecem, as histórias do Instagram são projetadas para serem temporárias. Quando a função de história apareceu pela primeira vez, qualquer pessoa estava livre para capturar suas histórias sem que você soubesse. Mas no início de 2018, o Instagram mudou isso. No entanto, vários meses depois, o recurso foi retirado e não apareceu mais desde então.

As notificações de captura de tela são úteis?

Quais são os prós e os contras de enviar notificações quando alguém tira uma captura de tela da sua conversa? Como tirar capturas de tela é uma função padrão que acompanha todos os smartphones, o Instagram não pode bloqueá-lo completamente. No entanto, as notificações (e sabendo que as notificações são enviadas) tendem a desencorajar a captura de capturas de tela de mensagens temporárias.

Uma palavra final

Existem muitas abordagens diferentes para comunicação via mensagem direta. Algumas pessoas escolhem suas palavras com cuidado. Eles evitam dizer qualquer coisa que possa ser usada contra eles. Por exemplo, eles nunca reclamam de seu local de trabalho ou de sua vida pessoal, porque essas declarações podem ser incriminatórias se forem retiradas do contexto. Outros preferem confiar na discrição da pessoa que estão enviando mensagens. Isso geralmente funciona, mas surpresas desagradáveis ​​ainda são muito comuns.

Ter suas mensagens pessoais tornadas públicas é sempre uma experiência angustiante. Mas é ainda pior quando as mensagens enviadas foram na forma de uma imagem ou vídeo. Mesmo que você evite enviar algo particularmente sensível, é muito desagradável ver suas gravações usadas sem sua permissão. Comparado ao Instagram, o Snapchat ainda fornece informações mais detalhadas sobre como outras pessoas interagem com seu conteúdo. Mas o Instagram está constantemente adicionando novos recursos. No futuro, você também poderá receber notificações quando as pessoas capturarem seus DMs regulares.

O TechJunkie tem muitos tutoriais e instruções do Instagram.

Podemos ensiná-lo a tirar uma captura de tela no Instagram.

Explicaremos se as pessoas podem ou não detectar capturas de tela de histórias e postagens do Instagram.

Podemos mostrar como limpar todos os seus DMs do Instagram.

Temos um guia sobre como excluir e enviar um DM antes que o destinatário o veja.

Aqui está nossa explicação sobre como detectar se alguém excluiu seu DM.

O instagram notifica a outra pessoa se você tirar uma captura de tela de um dm?