Anonim

Após o fiasco do Facebook com o compartilhamento de dados de usuários particulares que levou a uma audiência no Congresso, é natural que as pessoas tenham muito mais cuidado com as plataformas de mídia social e suas políticas de coleta de dados, bem como seus métodos de publicidade direcionada.

Consulte também o nosso artigo Como postar vídeos mais longos no Instagram

O Instagram é um culpado óbvio para muitas pessoas. Enquanto alguns pensam que isso é apenas uma conversa maluca, alguns tendem a empurrar um pouco mais as teorias da conspiração. No entanto, na realidade, existem muitos aplicativos, não apenas o Instagram, capazes de coletar certos dados do seu computador, tablet ou smartphone.

Por exemplo, você sabia que alguns aplicativos podem ligar o microfone sem enviar uma notificação primeiro? O Google Maps o notificará e sugerirá que você ligue o microfone para que você possa falar as direções em vez de digitar, mas não é exagero supor que esse método também possa ser usado para espionar os usuários.

Gerenciando permissões de aplicativos

A boa notícia é que você é capaz de controlar quanto acesso um aplicativo tem aos seus dados pessoais. Por exemplo, em um iPhone, você pode negar o acesso ao seu microfone para qualquer aplicativo que escolher.

Basta tocar no ícone do aplicativo Configurações na tela inicial e depois em Privacidade. Você verá uma lista de aplicativos que podem usar seu microfone. Use os botões de alternância ao lado dos aplicativos para dar acesso ou removê-los.

Isso deve ser suficiente para impedir que o Instagram e outros aplicativos de mídia social usem seu microfone. Apesar disso, ainda existem rumores sobre conversas gravadas e escutas realizadas pelas principais plataformas de redes sociais. No entanto, eles são apenas isso - rumores. Até que haja uma prova concreta do contrário, há todos os motivos para pensar que a edição de permissões de microfone é suficiente para impedir que aplicativos de mídia social usem seu microfone.

Como os aplicativos de mídia social coletam seus dados

No entanto, o que sabemos é que o Instagram e aplicativos similares usam publicidade direcionada. Isso significa que, quaisquer que sejam os dados que eles possam coletar de você, eles analisarão para oferecer sugestões sobre o que comprar.

Se você não acredita nisso, há um teste simples que pode ser feito para o Instagram e o Facebook.

Primeiro, você fará login nas suas contas. Depois, gaste alguns minutos ou horas pesquisando os produtos que você pode querer comprar. Você não precisa manter suas guias de mídia social abertas durante esta pesquisa.

Faça login novamente em suas contas e comece a seguir sua rotina de mídia social.

Não deve demorar mais de um dia para você ver anúncios em seu mural de alguns dos produtos em que você estava pesquisando anteriormente.

Isso acontece porque os aplicativos de mídia social coletam suas informações do histórico de navegação. Às vezes, eles podem até ter acesso ao que você digita, porque alguns dos anúncios exibidos são incrivelmente específicos.

Como limitar a quantidade de dados que você compartilha

Quase todo mundo sabe que a coleta do histórico de navegação é uma coisa hoje em dia e que aparentemente não é ilegal. É uma das razões pelas quais muitas pessoas recorrem ao uso de um serviço VPN, mesmo quando estão em seus smartphones.

Você pode fazer algo sobre isso? Há uma opção que você pode desativar para limitar a quantidade de dados que o Instagram e aplicativos similares coletam.

Na mesma guia Privacidade usada para gerenciar permissões de aplicativos, role a lista para baixo até ver o Google Analytics. Toque nele e você verá três recursos importantes:

  1. Compartilhe o iPhone & Watch Analytics
  2. Compartilhar com desenvolvedores de aplicativos
  3. Compartilhe o iCloud Analytics

Você pode desativar tudo isso para minimizar a quantidade de informações pessoais e hábitos de navegação coletados.

Você também deve observar o ícone Publicidade na parte inferior da lista de Privacidade. Você também pode pressionar o botão ao lado para limitar o acompanhamento de anúncios. Isso deve minimizar a quantidade de anúncios segmentados que serão exibidos na tela.

Existe um problema?

Como todas as plataformas de mídia social são projetadas principalmente para coletar dados e publicidade e não para se conectar com velhos amigos do ensino médio ou reagir ao novo vestido de noite de seu amigo, sempre há uma desvantagem em limitar a coleta de dados do seu lado.

Desabilitar muitos desses recursos geralmente faz com que o aplicativo trabalhe mais devagar ou nem funcione. Às vezes, você pode até ser solicitado a ativar alguns dos recursos de privacidade desabilitados para prosseguir com sua consulta.

A palavra final

O Instagram está realmente escutando suas conversas particulares? É realmente difícil de dizer. Só porque a NSA fez isso e apenas porque a tecnologia está disponível, isso não significa que está acontecendo também em aplicativos de mídia social.

No entanto, é sempre melhor prevenir do que remediar. Desligar o microfone quando você não o estiver usando ou pelo menos impedir que o Instagram tenha acesso a ele pode lhe dar alguma tranquilidade.

O instagram escuta para saber o que anunciar?