O Instagram é uma das maiores plataformas sociais, com cerca de um bilhão de usuários. Escusado será dizer que o número de postagens diárias é impressionante, assim como a quantidade de dados que o Instagram processa. Muitos usuários recentemente expressaram suas preocupações sobre o Instagram compactar suas fotos e vídeos., analisaremos essas reivindicações e veremos se o Instagram comprime fotos e vídeos ou não.
Consulte também o nosso artigo Como postar uma foto ao vivo no Instagram
O Instagram comprime fotos e vídeos?
Com milhões de postagens por dia, grandes quantidades de novos dados são carregadas nos servidores do Instagram regularmente. Com terabytes de dados enviados todos os dias, a situação pode ficar fora de controle rapidamente. Para reduzir a carga do servidor e manter as coisas fluindo sem problemas, o Instagram usa a compactação para postagens de vídeo e foto.
Outro motivo para a compactação é a experiência do usuário. Se não houvesse compressão, alguns vídeos e fotos grandes demorariam muito tempo para serem carregados. Com longos tempos de espera, os usuários podem ficar desencorajados com novos envios. Isso, por sua vez, significaria menor tráfego e envolvimento do usuário no Instagram. Intencionalmente ou não, com regras e diretrizes estritas sobre o tamanho das fotos (e vídeos posteriores), o Instagram conseguiu evitar esse problema com êxito.
Diretrizes para fotos
Nos primeiros dias, todas as fotos do Instagram, independentemente do tamanho (em pixels e em megabytes), eram compactadas no formato padrão de 640 x 640 pixels. A forma quadrada das fotos se tornou uma das marcas do Instagram. As fotos que não tinham a proporção de 1: 1 foram cortadas para se ajustarem à proporção prescrita.
Atualmente, o Instagram permite a seus usuários uma ampla variedade de tamanhos e proporções de fotos. Então, qual é o acordo atual? De acordo com a Central de Ajuda do Instagram, as fotos ainda estão sendo cortadas, mas em vez dos 640 pixels obrigatórios, a largura agora pode variar entre 320 e 1080 pixels. As fotos com menos de 320 pixels serão esticadas, enquanto as com mais de 1080 pixels serão reduzidas.
Mais uma coisa a considerar aqui é a proporção. O conjunto de regras original permitia apenas a proporção de 1: 1, enquanto as regras atuais permitem algo entre 1, 91: 1 e 4: 5. As fotos fora do intervalo permitido de proporções serão cortadas para se ajustarem à proporção suportada. Isso significa que, se a sua foto tiver 1080 pixels de largura, a altura deverá estar entre 566 (mínimo no modo paisagem) e 1350 (máximo no modo retrato).
Diretrizes de vídeo
No começo, o Instagram permitia que os usuários fizessem postagens de fotos exclusivamente. No entanto, para competir melhor com outras grandes plataformas sociais, o Instagram introduziu postagens de vídeo em junho de 2013. Os vídeos foram originalmente postados no mesmo formato 640px x 640px que as fotos e a duração foi limitada a apenas 15 segundos. Em 2015, o Instagram introduziu o suporte a vídeos widescreen e, em março de 2016, estendeu a duração máxima para 60 segundos.
O limite de duração do vídeo ainda é de 60 segundos. No entanto, com a adoção das novas regras para fotos, novas regras para vídeos também foram adotadas. Alguns dos formatos de vídeo recomendados incluem:
- 1080 x 1080 pixels. A forma quadrada clássica ainda é bem-vinda e é frequentemente usada por usuários casuais e empresariais. Se você não tem certeza e não gosta de experimentar, siga o formato clássico.
- 1200 x 673 e 1920 x 1080 pixels. Estas são as recomendações para vídeos gravados no modo paisagem. Se sua câmera não suportar vídeo HD, grave na resolução de 1200 x 673. Caso contrário, fique à vontade para usar a resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels.
- 1080 x 1350 e 1080 x 1920 pixels para vídeos em retrato. Se você estiver gravando um vídeo padrão no modo retrato, use a resolução de 1080 x 1350 pixels, mas se estiver gravando um vídeo Stories, procure a resolução de 1080 x 1920. Se o tamanho do seu vídeo do Stories for maior que 2 MB, o Instagram o rejeitará.
Há outras coisas a serem consideradas nos uploads de vídeo. O vídeo precisa ter pelo menos 3 segundos ou o Instagram não permitirá que você faça o upload. Por outro lado, se for mais longo, ele será cortado para caber no prazo de 60 segundos. Cuidado para não ultrapassar os limites aqui, pois você pode perder um segmento importante do vídeo se ele for cortado.
As histórias precisam ter entre 3 e 15 segundos de duração. Você deve manter a taxa de quadros abaixo de 30 qps. Se possível, a taxa de quadros deve ser fixa. Não existe uma regra fixa sobre o tamanho do arquivo de vídeo, mas, considerando as limitações de duração, taxa de quadros e resolução, fica claro que o Instagram ainda deseja manter os vídeos o mais leve possível.
Pensamentos finais
O Instagram ainda usa compactação para regular o upload de fotos e vídeos. No entanto, a boa notícia é que as diretrizes estão ficando mais relaxadas à medida que a tecnologia avança. Felizmente, o Instagram continuará relaxando as diretrizes para incluir postagens maiores e de maior qualidade.