Anonim

Um pouco da história do computador para começar:

Na era do computador de BI (Antes da Internet), a maneira como as pessoas carregavam e baixavam arquivos por longas distâncias era através do BBS local. Como as transferências de arquivos eram incrivelmente lentas (o download de um arquivo de 1 MB em uma conexão de 14, 4kbit / s levou 10 minutos), os arquivos compactados eram muito populares, sendo o mais popular o ZIP. O formato ZIP ainda é o tipo de arquivo mais reconhecido até hoje.

Avanço rápido para apresentar.

Do ponto de vista técnico, um arquivo compactado é inútil, pois a maioria dos arquivos que usamos já está compactada. Em vez dos arquivos BMP, WAV e AVI não compactados que usamos, agora usamos JPG, MP3 e WMV. Colocar qualquer um dos formatos de arquivo modernos que usamos em um arquivo compactado não os torna menores. Não muito, pelo menos.

De um ponto de vista prático, no entanto, o uso do ZIP ainda tem algumas vantagens.

ZIP é a maneira mais fácil de colocar uma coleção de arquivos em um único arquivo.

Se você optar por usar a compactação de arquivos ou não com o ZIP, sua capacidade de criar uma coleção de arquivos é bastante conveniente.

Não que você o faça, mas se você tiver que enviar 50 fotos JPG por e-mail para alguém, é muito mais fácil anexar um ZIP em vez de 50 anexos de arquivos individuais.

O ZIP é a maneira mais fácil de transferir dados pela Internet com segurança por email.

O email por natureza é inseguro. Se houver algo que você precise enviar por email que contenha informações confidenciais, usar um aplicativo gratuito como o 7-Zip para criar um ZIP com proteção por senha e a criptografia de arquivos AES-256 é melhor do que, bem .. nada.

O ZIP é a maneira mais fácil de separar arquivos grandes.

Usando o brinde 7-Zip novamente, se você tiver arquivos tão grandes que precisem ser divididos por qualquer motivo (como armazenamento em CD ou DVD), o ZIP poderá fazer isso:

(Nota: É possível usar tamanhos de volume personalizados. Se você quiser 5 MB por peça para enviar anexos de arquivos de e-mail, insira 5M no exemplo acima.)

O WinZIP é um meio relativamente barato para um backup confiável com algumas opções bastante interessantes e úteis.

Lembra do WinZIP? Você provavelmente faz. Eles estão na versão 14.5 agora e estão programando algumas coisas boas, incluindo uma Backup Edition que possui funcionalidade automatizada. Você pode usar o WinZIP para enviar arquivos via FTP por conta própria, de acordo com suas instruções. Heck, ele enviará um arquivo de log por e-mail toda vez que o fizer. Ou você pode renunciar completamente ao material FTP e fazer com que o WinZIP transmita backups apenas por e-mail. Útil? Pode apostar. Vale o preço de US $ 40? Cabe a você decidir.

O ZIP ainda é necessário para enviar material para aqueles com conexões de banda larga lentas.

Nem todo mundo tem uma boa conexão de banda larga, e você pode conhecer algumas pessoas em que a banda larga faz com que a conexão discada pareça rápida.

Para os arquivos que você pode compactar facilmente, como documentos e planilhas, o ZIP é importante. Muito. É a diferença entre um documento de 500k e 100k em alguns casos. Sendo que o Windows do XP até o momento tem a capacidade de abrir ZIPs sem a necessidade de software adicional, os arquivos enviados para aqueles com banda larga com velocidade de caracol certamente apreciarão.

Algumas notas finais em arquivos ZIP:

A ameaça de vírus nos ZIPs é tão grande quanto costumava ser?

Houve um tempo em que absolutamente ninguém tocava um anexo ZIP em seu e-mail, e por boas razões, porque os spammers usavam rotineiramente o formato de arquivo para infectar PCs - e muitos ainda o fazem. No entanto, isso foi nos dias em que os antivírus eram medíocres, na melhor das hipóteses, na digitalização de um anexo ZIP.

Os scanners de vírus são muito mais inteligentes agora e, quando veem um anexo ZIP no email, vão atrás dele com vingança, para garantir que o conteúdo esteja limpo.

Tanto quanto sei, todos os provedores de webmail também examinam rigorosamente os ZIPs em busca de vírus.

Se você é da opinião de que "nunca abrirei um anexo ZIP de um email", não discutirei isso porque a maioria das pessoas obteve o primeiro vírus de um anexo de arquivo de email ZIP.

O curso de ação mais seguro quando você recebe um anexo ZIP de um contato desconhecido é obviamente não abri-lo. No entanto, se você sentir algo que deseja ver, envie-o primeiro para a caixa de areia. Existem várias caixas de areia para escolher, então escolha o que for melhor para você.

7z é o novo padrão ZIP?

Percebo com mais frequência que as pessoas (principalmente os programadores de código aberto) estão distribuindo arquivos no formato de arquivo 7z em vez de ZIP. 7z é o formato padrão usado pelo 7-Zip e é popular o suficiente para onde utilitários pagos como o WinZIP têm suporte para eles.

Se você pular muito entre os sistemas operacionais, se dará muito melhor com o 7z em comparação com o ZIP, pois ele opera perfeitamente no Windows, OS X ou Linux. Você também apreciará o fato de o 7-Zip também rodar em sistemas operacionais antigos, como BeOS, DOS e até Amiga.

A grande questão: você usa ZIP?

Pessoalmente, faço principalmente para criar coleções de arquivos e dividir arquivos maiores. E se mais pessoas soubessem sobre o formato de arquivo 7z, deixaria de usar o ZIP ao enviar arquivos.

Você usa ZIP?

Alguém mais usa arquivos zip?