Anonim

Em alguns monitores LCD, você pode ter gasto uma boa quantidade de tempo configurando tudo perfeitamente no lado do software, mas algo "simplesmente não parece certo", e você não sabe o que fazer em seguida.

A solução pode ser tão simples quanto ajustar a taxa de atualização do seu monitor LCD em 1Hz, se for permitido.

Na minha configuração de tela dupla, eu tenho uma BenQ FP202W de 20 polegadas com uma tela widescreen nativa de 1680 × 1050 conectada via DVI e uma antiga (e um pouco ruim) Sony SDM-S73 de 17 polegadas com uma tela nativa de 1280 × 1024 conectado via VGA.

Houve certos casos em que eu juraria que as fontes tinham melhor aparência na Sony (principalmente nos tamanhos menores). Mas eles não deveriam . O DVI deve ser melhor ao redor.

Depois de olhar em volta, encontrei o seguinte:

Na verdade, eu tinha a opção de alterar a taxa de atualização de 60Hz para 59. Então tentei.

As fontes ficaram mais nítidas e pareciam melhores. Não foi uma diferença enorme, mas foi perceptível. Todas as fontes estavam agora mais legíveis e, além disso, o visual superava a Sony como deveria.

Essa mudança aparentemente insignificante de 1 Hz foi de fato significativa.

Independentemente de você estar usando a nVidia ou a ATI, se (e esse é um grande "se") suas configurações permitirem, você poderá alterar sua taxa de atualização, dependendo dos recursos do monitor. E quem sabe, você pode ver uma diferença que fará as coisas parecerem melhores na tela apenas ajustando 1Hz.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Algumas palavras sobre taxas de atualização, monitores CRT e LCD

A taxa de atualização padrão em monitores compatíveis com VGA (que são todos eles pelos padrões de hoje) é de 60Hz, independentemente de você estar usando CRT (com tubo) ou LCD (tela plana).

Com o CRT, 60Hz é de longe a pior taxa de atualização a ser usada, porque muitos sofrem com o que eu chamo de "dor de cabeça de 60Hz". Quando você tem um CRT definido para essa taxa de atualização padrão, existem muitos (inclusive eu) que desenvolverão uma dor de cabeça “sem graça” após cerca de 30 a 45 minutos de uso. Além disso, você pode ouvir um ruído agudo quase inaudível. A cura para esse mal é mudar a taxa para 70, 72 ou 75Hz. A dor de cabeça maçante desaparecerá e o barulho desaparecerá.

Aqueles que usam computadores há tempo suficiente (principalmente no trabalho) provavelmente têm óculos especialmente revestidos para combater os males do uso de um CRT em uma atualização de 60Hz. Embora isso ajude, é altamente recomendável alterar a taxa para um hertz mais alto.

Com o LCD, a melhor (geralmente) taxa de atualização a ser usada é 60Hz. É exatamente o oposto do CRT. Eu mudei para 59 porque apresentava uma aparência melhor nos meus olhos.

Embora seja verdade que o CRT ainda tenha certas vantagens (ainda é o melhor monitor de jogos de computador até o momento, já que não existem fantasmas no CRT), o LCD é muito melhor no que diz respeito à sua saúde. Não há "estalos" de descarga estática quando o monitor é desligado, a energia consumida é muito menor e é muito melhor para os seus olhos.

1hz faz diferença? (monitores)