A recente linha de MacBook Pro da Apple é significativamente limitada em termos de seleção de portas. Embora a empresa ofereça até quatro portas Thunderbolt 3, dependendo do modelo, outras portas ainda úteis, como USB Tipo A e HDMI, estão ausentes.
Isso levou à explosão relativa do docking station USB-C e Thunderbolt 3 e do mercado de hub, com centenas de opções disponíveis em diferentes níveis de capacidade e qualidade. Mas um dos piores aspectos dessa loucura na estação de ancoragem é que você precisa se lembrar de levá-la consigo . Isso pode parecer simples, mas a maioria dos proprietários de MacBook Pro avisa que eles encontraram situações em que precisavam de conexões de porta "legadas", mas não tinham a estação de acoplamento ou os adaptadores necessários à mão.
É aí que entra o adaptador DockCase P1. Este dispositivo, que recentemente completou uma campanha bem-sucedida do Kickstarter, se conecta diretamente ao adaptador de energia do seu MacBook Pro e fornece as portas USB 3.0 tipo A e HDMI 2.0, além de passar pela energia.
O DockCase P1 possui um conector USB-C macho na parte interna do dispositivo que se encaixa perfeitamente quando o adaptador de energia da Apple é pressionado e conectado. Um pequeno suporte plástico encaixa no lado oposto do adaptador para mantê-lo no lugar. Nossa versão de pré-lançamento apresentava plástico relativamente barato, mas não falhou, quebrou ou quebrou durante nossas várias semanas de teste do dispositivo com o nosso MacBook Pro de 15 polegadas 2018.
Como o adaptador de energia da Apple desliza para o DockCase P1, o comprimento total da unidade combinada é cerca de meia polegada a mais do que o normal, e alguns milímetros são adicionados à sua altura. Apesar disso, o P1 em si é relativamente leve e não se sente visivelmente maior ou mais pesado quando conectado ao adaptador da Apple.
O DockCase P1 está disponível em quatro modelos, dois para os MacBook Pros de 13 polegadas e 15 polegadas Thunderbolt 3 equipados com 3. Dentro de cada modelo do MacBook, os adaptadores P1 são divididos entre os modelos "QC" e "HD". Os modelos QC (QuickCharge) oferecem um hub USB 3.0 Tipo A, juntamente com uma única porta QuickCharge 3.0 Tipo A que suporta saída de até 12V / 3A. Os modelos HD trocam a porta QuickCharge por uma saída de tela HDMI 2.0.
A única outra diferença entre os modelos de adaptadores é que o modelo MacBook Pro de 13 polegadas possui duas portas USB 3.0 para seu hub, enquanto o modelo MacBook Pro maior de 15 polegadas oferece três portas.
O DockCase nos enviou o modelo QC de 15 polegadas, portanto, não foi possível testar o desempenho de energia do modelo de 13 polegadas ou a saída HDMI dos modelos HD.
Limitações e advertências
Encontramos alguns problemas ou limitações em nossa unidade de revisão. Primeiro, pelo menos em termos do modelo de 15 polegadas que testamos, a saída máxima da porta USB-C é de 70W em comparação aos 87W fornecidos apenas pelo adaptador de energia da Apple. Isso é suficiente para carregar o MacBook Pro de 15 polegadas enquanto não estiver em uso e mantê-lo carregando enquanto o utiliza para cargas de trabalho leves, mas se você estiver estressando a CPU e a GPU do sistema com tarefas como jogos avançados ou codificação de vídeo, o seu MacBook A bateria do Pro carrega mais devagar com os 70 watts saindo do adaptador DockCase do que com o adaptador Apple de 87W. Embora não pudéssemos testá-lo, a mesma limitação se aplica ao modelo de 13 polegadas, que fornece um máximo de 45W em comparação aos 60W do adaptador da Apple.
A segunda questão é a velocidade do hub USB. Embora classificado com até USB 3.0, o desempenho no mundo real foi notavelmente menor do que outros hubs USB-C ou adaptadores USB-C-para-A de uso único. Com uma unidade flash USB 3.0 que pode obter mais de 300 MB / s para leituras e gravações quando conectada nativamente, vimos apenas cerca de 100 MB / se gravações e 140 MB / s quando conectadas através do hub DockCase P1. Isso ainda é rápido o suficiente para as necessidades mais comuns de armazenamento, mas será um gargalo perceptível para usuários que exigem o melhor desempenho de armazenamento.
Por fim, embora não tenhamos sido capazes de testar um dos modelos HD, observaremos que as especificações do DockCase limitam a saída na porta HDMI a uma resolução máxima de 4K a uma taxa de atualização de 30Hz. A especificação HDMI 2.0 pode suportar até 4K60Hz, mas nesse momento você está se aproximando dos limites da largura de banda USB-C do dispositivo. Essa não é uma limitação incomum para saídas de vídeo baseadas em USB-C, mas é bom saber antes de fazer uma compra.
Conclusão
As limitações acima mencionadas não superam necessariamente a conveniência da linha do adaptador DockCase P1. Sem adicionar muito volume ao adaptador de energia do MacBook Pro, você quase garantirá que nunca ficará sem uma conexão USB tipo A ou saída de vídeo HDMI.
O DockCase P1 certamente não oferece a mesma seleção de tipos de portas encontrados nas estações USB-C mais tradicionais, e sua menor potência e velocidades mais baixas do hub USB são certamente "boas o suficiente" para a maioria dos proprietários de MacBook que valorizam a compatibilidade. e flexibilidade sobre o desempenho puro.
Se você estiver interessado em adquirir um adaptador DockCase P1, faça uma pré-compra diretamente no site da empresa. O preço sugerido começa em US $ 59, 99 para o modelo QC de 13 polegadas e pode chegar a US $ 84, 99 para o modelo HD de 15 polegadas. O modelo QC de 15 polegadas que analisamos está listado em US $ 69, 99. Todos os modelos devem começar a ser enviados em 10 de dezembro, e a empresa (na data da publicação desta revisão) anuncia um código de 20% de desconto ("NEWDOCK") em seu site.