Se você possui mais de um computador, é provável que você já tenha uma rede.
Atualmente, a maioria dos provedores de serviços de banda larga instala um roteador com uma nova conexão. Normalmente, ele possui quatro slots na parte traseira, o que significa que você pode conectar até quatro computadores à Internet simultaneamente sem adicionar nenhum outro hardware. Depois de conectar um segundo computador ao roteador, você terá uma pequena rede. O próximo passo lógico para a maioria das pessoas é conectar uma impressora habilitada para rede ao roteador, para que ela possa imprimir em qualquer computador da rede.
Esse tipo de rede é chamado de rede ponto a ponto porque todos os computadores nela são pares - nenhum deles é mais importante que os outros. Infelizmente, é aí que muitas redes pequenas param de crescer em funcionalidade. Poucos progressos além do compartilhamento de uma conexão com a Internet e uma impressora. Mas há muito mais que você pode fazer com uma rede.
É possível acessar dados em um computador em uma rede ponto a ponto a partir de qualquer outro computador na rede. Isso abre muitas possibilidades. Você pode fazer backup de dados importantes no disco rígido de outro computador, por exemplo, para protegê-lo contra falhas no disco.
Para compartilhar dados entre computadores, você deve executar duas etapas:
- Tornar uma pasta compartilhável
- Conceder acesso à pasta compartilhada a outras pessoas
O primeiro passo é fácil. Exiba as propriedades da pasta da unidade no Windows Explorer, clique na guia Compartilhamento e escolha a opção Compartilhar esta pasta .
Conceder acesso a outras pessoas é um pouco complicado. Se você deseja que Joe compartilhe uma pasta no seu computador, Joe também deve ter uma conta no seu computador. Depois de criar uma para ele, ele pode ver a pasta compartilhada em Meus locais de rede no computador. Quando ele clica nele, seu computador solicita uma senha, porque não sabe que Joe é o mesmo Joe que tem uma conta no seu computador. Joe pode então inserir seu ID de usuário e senha para se autenticar no seu computador. Depois que ele é autenticado, ele pode usar a pasta no seu computador como se estivesse no próprio computador.
A autenticação pode ser perfeita se você usar um recurso do Windows chamado autenticação de passagem. O truque é ter uma conta de Joe em seu computador e em seu próprio computador com uma combinação idêntica de ID de usuário / senha. Se essa condição for atendida, o Windows no computador passará as informações de autenticação para o Windows no computador quando Joe clicar na pasta compartilhada. Seu computador verifica e permite que Joe acesse a pasta sem abrir uma caixa de diálogo de autenticação.
Compartilhar dados dessa maneira é melhor do que não poder compartilhá-los, mas esse esquema de coisas apresenta alguns problemas:
- Seu computador deve estar ligado quando Joe quiser acessar a pasta compartilhada
- Toda vez que Joe altera sua senha no computador, ele deve se lembrar de alterá-la também na sua.
"Grande coisa", você pode dizer: "Podemos gerenciar isso facilmente". E você estaria certo. Mas apenas enquanto você e Joe forem as únicas pessoas que compartilham dados na sua rede e você compartilhar uma única pasta. Se você tem dez pessoas, dez computadores e quarenta pastas compartilhadas, você acumulará dólares em sua conta de luz e Joe terá que passar o dia todo trocando senhas.
Não seria ótimo se todas as informações de autenticação pudessem ser armazenadas em um único local, longe de todos os computadores, para que Joe pudesse fazer algum trabalho útil em vez de alterar sua senha trezentas vezes? E por que não ter as pastas compartilhadas no mesmo local que as informações de autenticação para que você não precise deixar todos os seus computadores funcionando o tempo todo?
Essa solução existe. É chamado de servidor. Um servidor é um computador especial que atende solicitações de outros computadores. Depois de adicionar um servidor à sua rede e confiar a responsabilidade de autenticação, sua rede é transformada de uma rede ponto a ponto em uma rede cliente / servidor.
Um servidor apenas fornece um serviço quando solicitado. Severs pode fornecer diferentes tipos de serviços. Redes grandes geralmente têm muitos servidores. Cada servidor geralmente é dedicado a fornecer um único serviço. Aqueles que fornecem recursos de compartilhamento de arquivos são chamados de servidores de arquivos. Aquelas que páginas da Web do servidor são chamadas de servidores da Web e aquelas que fornecem serviços de autenticação são chamadas de Controladores de Domínio. Existem muitos mais. Em redes menores, normalmente encontradas em ambientes domésticos ou de pequenas empresas, um único servidor físico executa várias dessas tarefas.
Os servidores precisam de sistemas operacionais especiais, otimizados para fornecer serviços, em vez de atender a um único usuário interativamente. Eles são muito mais difíceis de instalar e configurar do que instalar o Windows em uma área de trabalho.
Se você é tecnicamente desafiado, provavelmente precisará de serviços profissionais para instalar um servidor e configurar uma rede em torno dele. Se, por outro lado, você se considerar um usuário avançado, poderá instalar um servidor usando um sistema operacional de servidor fácil de instalar, como o Windows Small Business Server 2003.
O Windows Small Business Server 2003 executa várias tarefas, incluindo:
- Autenticação
- Segurança da Internet
- Atendendo consultas ao banco de dados
- Hospedagem de um servidor Web
- Hospedagem de um servidor de email
- Serviços de compartilhamento de arquivos
Nem todas as pequenas empresas precisam de um servidor, mas se você e seus colegas de trabalho estão gastando um bom tempo localizando e trocando documentos, um servidor pode ser apenas o que o médico solicitou.