Anonim

De acordo com o StatCounter, o número total de todos os registrados por esse serviço nos últimos 12 meses indica que os usuários do Linux representam apenas 0, 78%, sem aumento considerável no uso nesse período:

Mesmo se você olhar para outras estatísticas além do Statcounter, o resultado é sempre o mesmo - menos de 1%.

Eu não sou usuário de Linux pessoalmente (embora eu tenha usado e distribuído distrações desde o final dos anos 90), mas não posso acreditar sinceramente que todos os usuários de Linux em todo o mundo representem apenas menos de 1% de participação de mercado.

Há quatro razões principais pelas quais não compro as estatísticas acima:

1. Os usuários do Linux geralmente têm mais consciência de segurança.

Alguém que usa Linux normalmente sabe como esconder melhor suas trilhas, por assim dizer. Isso não é feito para evitar ser um usuário conhecido do Linux, porque eles ficam mais do que felizes em dizer às pessoas qual SO eles usam; é por razões de segurança. O que estou dizendo é que eles provavelmente saberiam bloquear estatísticas, enquanto outros não.

2. As estatísticas não consideram máquinas virtuais.

É comum que muitos usuários de Linux tenham uma máquina virtual Windows XP com Virtualbox ou VMware carregada por motivos de aplicativos herdados. No que diz respeito ao rastreador de estatísticas, se eles o usam para navegar em sites específicos, essa é uma caixa do Windows no que diz respeito ao rastreador. Os rastreadores de estatísticas não são inteligentes o suficiente para saber "Este visitante usou uma máquina virtual do Windows dentro de um sistema operacional baseado em Linux".

3. As estatísticas não consideram nenhuma alteração no agente do usuário do navegador.

As informações do "agente do usuário" são o que o navegador envia aos servidores da Web e rastreadores de estatísticas para todos os locais que registram essas informações. É fácil alterar essas informações, como nesta extensão do Firefox. Às vezes, é necessário que um usuário do Linux tenha um comutador de UA carregado por motivos de compatibilidade e, com mais frequência, eles apenas deixarão a UA alterada permanentemente apenas por conveniência. Se um usuário do Linux decidir mudar o UA para dizer figurativamente: "Este é um computador Windows e o navegador é o IE7", mesmo se estiver usando o Firefox no Linux, é muito fácil.

4. Você esteve em um fórum do Linux recentemente?

Quando você tem fóruns apenas para Linux que têm várias centenas de milhares, senão milhões de mensagens, e leva em consideração que existem vários fóruns por aí assim, você pode honestamente acreditar na estatística de 0, 78% nesse momento? Não posso. A grande quantidade de usuários nesses fóruns coloca em questão a estatística de menos de 1%.

Qual é o verdadeiro número de usuários do Linux por aí?

Ninguém sabe ao certo, mas minha crença pessoal é que é significativamente maior que 0, 78%. Se eu adivinhasse, diria entre 5 e 12%. Quero deixar claro que não tenho provas para apoiar essa reivindicação; é apenas um palpite.

Qual seria o seu palpite?

Os usuários Linux realmente contam com menos de 1%?