Anonim

O Instagram e o Snapchat funcionam na China? O bloqueio do WhatsApp ainda está no lugar? Os moradores podem contornar esses quarteirões? Se você viaja para a China do exterior, ainda pode usar seus aplicativos, mesmo que eles estejam bloqueados para residentes?

Consulte também o nosso artigo Como desvincular o Instagram e o Facebook

A China censura grande parte da Internet através do 'Grande Firewall da China' e as mídias sociais foram as que mais sofreram. Na maioria das vezes, grande parte do conteúdo é irrelevante para os chineses, pois não interessa ou não contém nada relevante para o mercado chinês. Às vezes, como no caso das mídias sociais, afeta os cidadãos.

Instagram, Snapchat e outras redes sociais funcionam na China?

Muitos de vocês já ouviram falar sobre a China bloqueando o WhatsApp e o Telegram e depois tentam bloquear VPNs também. Então, quais redes sociais estão bloqueadas na China agora?

Atualmente, essas redes estão na lista de proibidas:

  • Facebook
  • Twitter
  • Snapchat
  • Instagram
  • Youtube
  • Blogspot
  • Flickr
  • Periscópio
  • Tinder

Como você pode ver, todos os grandes nomes estão aqui. Além das redes sociais, aplicativos de bate-papo como o Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp e Signal também são bloqueados. Até o Gmail está bloqueado. Se você quiser ver uma lista completa da lista de bloqueios atuais na China, confira esta página. Como você pode ver, todos os nossos favoritos estão lá.

Mais uma coisa a considerar é que a China não apenas censura sites e redes sociais, mas também monitora ativamente o que seus cidadãos fazem online. Se você acha que nossas leis são más agora, os ISPs podem fazer o que quiserem, tente morar na China e veja como você gosta!

Por que a China censura a internet?

A China não é um bom lugar para morar ou trabalhar se você valoriza a liberdade e a Internet é apenas um exemplo disso. Mas por que censurar toda essa informação? A razão geral apresentada é que o governo chinês quer promover sua própria visão de mundo, idéias, valores e crenças sobre seu povo.

Ao controlar o que as pessoas veem, ouvem e aprendem, um governo pode moldá-las da maneira que desejar. Todos os governos fazem isso em um grau ou outro, a China é apenas mais flagrante sobre isso. A censura diminui o risco de divergências inflamadas por idéias revolucionárias ou ciúmes das liberdades desfrutadas em outros lugares. Se as pessoas não souberem o que está por aí, não sentirão falta. A principal diferença entre o governo chinês e o nosso é que o nosso é eleito democraticamente. Eles sabem que se empurrarem rápido demais, serão expulsos.

Qual é o grande firewall da China?

O Grande Firewall da China é obviamente um jogo de palavras, mas tecnicamente é um par de coisas e não apenas uma coisa. A primeira é uma barreira técnica, uma série de firewalls aos quais todos os ISPs na China precisam se conectar. É como um firewall normal que analisa todo o tráfego que entra e sai do backbone da Internet e permite que ele passe ou bloqueie, dependendo do que foi programado para fazer.

Além disso, existe a "Polícia da Internet", um departamento governamental de até 70.000 pessoas, cujo trabalho é observar o que as pessoas fazem na internet e quais sites devem ser bloqueados. Essa abordagem combinada parece bastante eficaz em censurar o que o povo chinês pode e não pode ver online.

Se você quiser uma visão aprofundada de como tudo funciona, este artigo no The Strategist é para onde você precisa ir. Se você ler, verá quanto esforço a China coloca em seu programa de censura.

Superando a censura na China

A principal maneira de contornar a censura na China é usando uma VPN. Infelizmente, o governo chinês sabe disso e está reprimindo constantemente o uso de VPN no país. Se você planeja visitar ou precisar trabalhar na China por um tempo, usar uma VPN será seu único método de manter contato com alguns de seus sites favoritos.

O importante é configurar e pagar por sua VPN antes de viajar para a China. A maioria dos sites de VPN e até o iTunes e o Google Play Store estão bloqueados, portanto, é difícil conseguir uma VPN enquanto estiver dentro do Grande Firewall da China.

A lista de VPNs que funcionam muda regularmente à medida que o governo as reprime enquanto os provedores de VPN ficam um passo à frente. Confira esta página para saber quais VPNs funcionam e quais não. Este site também é atualizado regularmente para mostrar quais VPNs funcionam na China e quais não. Inscreva-se em um que oferece uma avaliação gratuita para garantir que a velocidade seja aceitável e também o acesso.

Instagram e snapchat funcionam na china?