A poderosa hashtag. O Twitter usa explicitamente. Instagram e Google+ também. E o Facebook?
A resposta é "Sim" e, para acreditar no Facebook, o futuro da plataforma social parece ainda mais brilhante em termos de ferramentas para permitir a descoberta de conversas.
O Facebook incorpora o hashtag
A hashtag já era popular há 6 anos antes do Facebook finalmente entrar em ação em 2013. Então, o que exatamente levou a plataforma de bilhões de dólares a finalmente se abrir para o conceito?
Em suma, o Facebook queria oferecer a seus usuários e anunciantes uma maneira mais fácil de encontrar conversas, eventos e tópicos populares. Habilitar o uso de hashtag na plataforma seria visto como um bom começo. Isso permitiu que os tópicos dos usuários ganhassem força em tempo real e levassem os anunciantes a atingir um público específico muito mais rapidamente. Onde uma vez que uma hashtag foi inserida no final de uma conversa ou postagem, os usuários agora podem compor postagens diretamente de uma hashtag ou feed de hashtag pesquisado.
As hashtags já estavam sendo usadas na plataforma de mídia social de Zuckerburg, mas ainda não haviam sido clicadas ou pesquisáveis. O Instagram, que o Facebook comprou em 2011, já estava repleto de muitas hashtags em um amplo espectro, de #nofilter a #followme. Então, por que o Facebook demorou tanto?
Talvez a API do Facebook precise de muito mais trabalho para incorporar o recurso de hashtag em seu quadro. Talvez eles estivessem esperando por um motivo mais adequado, como o sucesso das campanhas de marketing existentes no Twitter, antes de chegarem a um acordo com o futuro.
Seja qual for o motivo, o Facebook adotou a hashtag a longo prazo, assim como prometeu produzir recursos adicionais para trazer mais conversas à frente.
Dicas para uso de hashtag no Facebook
O uso de hashtags em suas postagens não apenas chama a atenção para um determinado tópico, mas também pode ajudar a criar seus negócios, direcionar tráfego para um site específico e reunir um grande número de seguidores, se feito corretamente.
- É desaconselhável exagerar no uso de hashtag, pois é mais provável que você adie as pessoas, o que é o oposto do que o recurso deve ser usado. A maioria dos especialistas concorda que o uso de apenas 1 ou 2 hashtags em suas postagens é adequado para transmitir sua opinião sem afastar a atenção.
- Se você deseja estabelecer uma conversa sobre um tópico específico, verifique se a hashtag é igualmente específica. Desejar envolver as pessoas na preservação da vida selvagem se beneficiaria mais de um #PreserveWildlife ou #SavetheAnimals do que algo como #SavetheTigersBearsCheetahsHippos. No entanto, se o ponto focal da conversa for sobre salvar tigres de Bengala na China, então #SavetheChinaBengals seria mais adequado.
- Certifique-se de colocar em maiúscula a primeira letra de cada palavra de destaque no tópico para chamar mais atenção. #SchwartzSnoCones é muito mais facilmente percebido do que #schwartzsnocones. Sua hashtag também deve ser única e ainda permanecer relevante.
- Inclua hashtags mesmo ao postar em um dispositivo móvel. Ouso dizer que é ainda mais popular fazê-lo via dispositivo móvel, especialmente considerando que a vida acontece em todos os lugares. Identificar uma celebridade no seu restaurante favorito? Hashtag. Acabou de finalizar a venda em sua nova casa? Hashtag. Não dá para acreditar o quão incrível esse hambúrguer você comeu no almoço? Você sabe o que fazer.
- Se você capturar uma conversa já acompanhada por uma hashtag que reflete uma conversa semelhante à sua, participe. Crie uma conversa mais profunda adicionando a hashtag dela à sua acompanhada por uma postagem relacionada. Isso só ajudará você a alcançar um público maior. Novamente, tome cuidado para não exagerar com hashtags adicionais. Isso servirá apenas para desviar o tráfego da conversa e afastá-lo de sua finalidade original.
- Evite o seqüestro de hashtag permanecendo vigilante. Depois que uma hashtag é estabelecida, ela se torna livre para uso por qualquer pessoa. Se as pessoas erradas o entenderem, o tópico original poderá rapidamente entrar em espiral em um buraco de negatividade. Permaneça cauteloso e tente direcionar o tráfego da sua hashtag para o uso pretendido.
A privacidade do Hashtag é uma coisa no Facebook?
Definitivamente, a privacidade ainda é uma coisa no Facebook e isso inclui hashtags. Se você definir suas postagens apenas para amigos, somente eles poderão ver suas conversas de hashtag. Para atrair um público maior, é necessário abrir sua página para mais espectadores, e isso pode ou não ser algo em que você se sinta confortável.
Há uma ressalva. A publicação de uma conversa pública acompanhada de uma hashtag torna a hashtag visível e clicável por qualquer pessoa. Isso também inclui qualquer pessoa que esteja visualizando o feed do seu amigo. Assim, você pode estabelecer uma hashtag seguindo e ainda manter as configurações de privacidade de seu amigo. As pessoas não podem, no entanto, pesquisar sua hashtag, a menos que sejam amigos da sua conta.
Qualquer publicação estabelecida como privada ou amiga permanece apenas isso. Isso inclui qualquer coisa que seus amigos possam postar na conversa. Os amigos de seu amigo podem ver o que eles postaram, mas não o que você postou.
Você deve usar Hashtags no Facebook?
Como usuário que deseja criar conversas profundas em escala global ou chamar a atenção para um tópico moderno que merece destaque, sim. Por que não? Não acredito que exista algum mal em dizer o que pensa, encontrar a sua voz e deixar as pessoas ouvirem e gritarem.
Da perspectiva dos negócios, o uso de hashtags em outras plataformas de mídia social como o Twitter e o Instagram tem visto sua parcela de crescimento ao longo dos anos. No entanto, o limite de caracteres do Facebook é bastante baixo em comparação, especialmente com a recente atualização para o limite de tweets do Twitter. Isso faz com que os profissionais de marketing sejam um pouco mais exigentes com o que suas postagens podem acarretar, além de quais hashtags são mais usadas para o pouco espaço permitido.
Algumas marcas ignoraram completamente as hashtags no Facebook. Outros optam por publicá-las conforme necessário. Como não há correlação direta entre o aumento ou a diminuição do engajamento com o uso de hashtags no Facebook, cabe aos negócios decidir se o uso deles vale a pena.
No final, para as empresas, trata-se de escuta social e acompanhamento das tendências das mídias sociais, a fim de adquirir exposição e crescimento.