Como seus antecessores, o Windows 10 apresenta um grande número de animações visuais que a Microsoft espera melhorar a aparência geral do sistema operacional. Essas animações incluem visualizações da barra de tarefas que entram e saem, janelas que “voam” para cima ou para baixo quando abertas ou minimizadas e o Menu Iniciar, que desliza da barra de tarefas quando clicado. Embora essas animações geralmente sejam suaves no hardware de computador moderno, elas podem causar problemas de desempenho em sistemas mais antigos. Além do desempenho, alguns usuários simplesmente não gostam da aparência das animações do Windows 10 que são puramente para fins estéticos e preferem uma interface mais simples. Em ambos os casos, a boa notícia é que você pode desativar facilmente as animações do Windows 10 com uma rápida visita ao Painel de Controle. Aqui está como fazê-lo.
Para desativar as animações do Windows 10, vá para Painel de Controle> Facilidade de Acesso> Central de Facilidade de Acesso . Como alternativa, você pode procurar o “Centro de Facilidade de Acesso” diretamente no Menu Iniciar para ir diretamente para lá. Não se assuste se o seu computador começar a falar com você; o Centro de facilidade de acesso contém muitas opções para facilitar o usuário do Windows para pessoas com deficiências visuais ou auditivas; portanto, o comportamento padrão deste menu é ler as opções em voz alta quando ele é aberto. Você pode desativar esse recurso desmarcando a caixa "Leia sempre esta seção em voz alta".
Independentemente de sua preferência, no que diz respeito aos recursos de acessibilidade do Windows 10, quando estiver na Central de Facilidade de Acesso do Painel de Controle, encontre e clique na opção Facilitar a visualização do computador .
Na nova janela exibida, role para baixo até ver a opção Desativar todas as animações desnecessárias (quando possível) e marque a caixa para desativar efetivamente todas as animações comuns do Windows 10. Em seguida, clique em OK para aplicar sua alteração e fechar a janela.
Agora volte para a área de trabalho do Windows 10 e experimente um pouco maximizando e minimizando as janelas de aplicativos, visualizando aplicativos em execução na barra de tarefas, encaixando as janelas de aplicativos no lado esquerdo ou direito da tela ou iniciando o Menu Iniciar. Você notará que todas essas atividades agora acontecem instantaneamente, sem nenhuma das animações sutis presentes no Windows 10 por padrão. Mesmo que seu PC tenha capacidade para lidar com as animações sem problemas de desempenho, você pode descobrir que desabilitar as animações do Windows 10 faz com que o sistema pareça mais rápido, independentemente de qualquer diferença real de desempenho.
Desativar animações do Windows 10 seletivamente
As etapas descritas acima desabilitarão praticamente todas as animações do Windows 10, mas você também pode optar por desabilitar apenas determinadas animações enquanto mantém outras ativas. Para adotar essa abordagem, primeiro inverta as etapas acima para reativar as animações do Windows 10 (se você já as tiver desativado) e depois vá para Painel de Controle> Sistema e Segurança> Sistema . Como alternativa, você pode chegar à mesma janela clicando com o botão direito do mouse no ícone Menu Iniciar na barra de tarefas e selecionando Sistema no menu exibido.
No menu Sistema do Painel de controle, clique em Configurações avançadas do sistema na lista à esquerda da janela, que exibirá a janela Propriedades do sistema. Verifique se você está na guia "Avançado" e clique em Configurações na seção "Desempenho".
Na janela Opções de desempenho, verifique se você está na guia "Efeitos visuais" e clique em Personalizado . Isso permitirá que você selecione individualmente quais animações do Windows 10 você deseja habilitar (marcando a caixa) ou desabilitar (desmarcando a caixa). Com esse método, você pode desativar o “Peek” e outras animações relacionadas à barra de tarefas, mas mantenha as sombras sutis e minimize / maximize as animações, por exemplo.
Depois de fazer as seleções de animação do Windows 10, clique em OK para aplicar suas alterações e fechar a janela. Você sempre pode voltar a esta tela para fazer outros ajustes ou selecionar o botão “Deixe o Windows escolher o que é melhor para o meu computador” para redefinir as animações para as configurações padrão.