Anonim

Nas últimas versões do sistema operacional, o Windows incluiu um recurso chamado Aero Shake. Quando um usuário clica, mantém e agita a barra de título de uma janela do aplicativo, o Aero Shake minimiza automaticamente todas as outras janelas na tela.
Agarrar e agitar a janela novamente restaura as janelas minimizadas. Isso permite que os usuários descartem rapidamente qualquer janela de aplicativo desnecessária para se concentrar melhor na tarefa em questão. Infelizmente, muitos usuários que não conhecem o Aero Shake o ativam acidentalmente, deixando-os se perguntando por que todas as janelas foram subitamente minimizadas.


Felizmente, o Aero Shake pode ser desativado, embora o método para fazer isso dependa da sua versão do Windows. Com o Aero Shake desativado, as janelas do aplicativo não serão mais minimizadas, independentemente de você mover ou agitar o aplicativo ativo. Aqui está como isso funciona.

Desativar o Aero Shake no Windows 10 Pro

Se você estiver executando o Windows 10 Pro (ou Enterprise), poderá usar o Editor de Diretiva de Grupo para desativar o Aero Shake. Outras versões do Windows 10, como o Windows 10 Home, não incluem o Editor de Diretiva de Grupo e, portanto, devem usar o método de Registro descrito na próxima seção.
Para desativar o Aero Shake por meio do Editor de Diretiva de Grupo, abra o Menu Iniciar e procure por gpedit.msc . Abra o resultado da pesquisa correspondente que iniciará o Editor de Diretiva de Grupo. Usando a barra lateral à esquerda, navegue para Configuração do usuário> Modelos administrativos> Área de trabalho .


Com a Área de trabalho selecionada à esquerda, olhe no lado direito da janela e localize a entrada Desativar janela do Aero Shake, minimizando o gesto do mouse . Clique duas vezes para abrir sua janela de configuração e selecione Ativado no canto superior esquerdo. Por fim, clique em OK para salvar a alteração e fechar a janela.


Agora você pode sair do Editor de Diretiva de Grupo. A alteração para desativar o Aero Shake entrará em vigor imediatamente, portanto, não é necessário reiniciar ou sair. Para testá-lo, abra algumas janelas do aplicativo e, em seguida, pegue e agite uma. Com o recurso desativado, as janelas de segundo plano não serão afetadas.
Para desfazer essa alteração e reativar o Aero Shake, repita as etapas acima, mas desta vez selecione Desativado na janela de configuração da política. Mais uma vez, a mudança acontecerá imediatamente.

Desativar o Aero Shake em todas as versões do Windows 10 por meio do Registro

Ao contrário do método anterior, que depende do Editor de Diretiva de Grupo e, portanto, é limitado ao Windows 10 Pro, esse método para desativar o Aero Shake por meio do Registro funciona com qualquer versão do Windows. Para começar, abra o Menu Iniciar e procure por regedit . Selecione e abra o resultado correspondente para iniciar o Editor do Registro do Windows.
No Editor do Registro, navegue até o seguinte local usando a barra lateral à esquerda ou copiando e colando esse local na barra de locais na parte superior da janela:

HKEY_CURRENT_USERSOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerAdvanced

Com a tecla Avançado selecionada no lado esquerdo da janela, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no lado direito da janela e selecione Novo> Valor DWORD (32 bits) . Nomeie o DWORD DisallowShaking e clique duas vezes nele para editar suas propriedades. Altere o campo de dados Valor de 0 (zero) para 1 e clique em OK .


A alteração deve entrar em vigor imediatamente. Você pode testá-lo abrindo novamente algumas janelas de aplicativos, agarrando uma pela barra de ferramentas e agitando-a. Com o Aero Shake desativado, as outras janelas não serão afetadas.
Para desfazer essa alteração e reativar o Aero Shake, volte para o mesmo local no Registro e exclua o DWORD DisallowShaking ou edite seus dados de valor para 0 (zero).

Desative o aero shake para impedir que as janelas minimizem automaticamente