Nota do editor: 4/49/08 12:36 : OK, admito. Eu fiquei com este artigo. Foi baseado na piada de April Fools e chegou à PCMech bem depois de April Fools. Vou deixar aqui em cima, já que as pessoas já comentaram. Não tenho certeza se Nathan (o autor) sabia que era uma farsa, mas uma coisa é certa: preciso prestar muito mais atenção ao publicar postagens de convidados para a PCMech. Sheesh…
– INÍCIO DO ARTIGO ORIGINAL–
Foi anunciado que o DirectX 11 incluirá um tipo completamente novo de renderização gráfica, chamado ray-tracing. Espere um minuto. Não é novo De fato, existe desde os anos 80. Por que demorou tanto tempo para ser implementado para uso público? Como funciona? Que vantagens ele tem sobre os gráficos de geração atual? Essas perguntas estão prestes a ser respondidas.
Rastreamento de raio
O Ray-Tracing foi introduzido pela primeira vez em 1986 e é basicamente definido como traçar os caminhos da luz à medida que eles interagem com os objetos. Isso é essencialmente o que nossos olhos fazem, por isso cria uma imagem bastante vívida e realista. Infelizmente, não era prático usá-lo nos gráficos do dia-a-dia porque era necessário muito poder bruto para calcular. Ele foi usado pouco nos anos 90, mas apenas para demonstrações e agora no século 21 com a tecnologia multicore é finalmente possível tornar o Ray-Tracing prático.
Então o que aconteceu? Bem, a indústria cinematográfica se aproveitou disso logo de cara. Muitos efeitos especiais foram traçados por raios para dar uma aparência mais realista. O filme Beowulf foi inteiramente traçado por raios. Não era perfeito, mas estava muito perto, e muito melhor do que o que as pessoas têm agora. Para dar um exemplo de quanta energia é necessária para rastrear raios, uma pessoa criou um vídeo de rastreamento de raios em tempo real de um conversível no YouTube, e é preciso o esforço conjunto de TRÊS consoles PS3. Você pode conferir aqui, é bem legal. Lembre-se de que cada PS3 possui 8 processadores (6 ativos), por isso estamos analisando mais de 20 processadores para um objeto que não se move.
Uma coisa interessante sobre o traçado de raios é que ele é bastante escalável. Com a rasterização, você percebe cada vez menos a cada aprimoramento. Por exemplo, o novo monstro de 8 núcleos da Intel, dificilmente ganha aos jogadores alguns FPS em rasterização. Para o rastreamento de raios, no entanto, será exatamente 8 vezes melhor que um núcleo único. Então, o que isso fará? Bem, provavelmente haverá um novo processador multinúcleo a cada dois meses, possivelmente atingindo mais de 100 antes de 2010. Se cada um implementou gráficos com tecnologia de rastreamento de raios, você pode ver o benefício disso em obter uma placa gráfica separada.
Benefícios do Ray Tracing
E isso importa porque …
Isto é uma coisa boa? Talvez. Tudo seria muito mais previsível e você seria capaz de dizer com confiança qual marca de placa gráfica é melhor apenas olhando a folha de dados, ao contrário de hoje, onde a única maneira real de dizer qual das duas placas é melhor é testando rigorosamente em programas 3D, medindo suas temperaturas, calculando a potência, etc. Portanto, haverá duas consequências. Ou finalmente terminaremos o jogo dos números, sendo capazes de realmente dizer o que é o quê, sem nenhuma informação de fundo, ou, mais provavelmente, ele simplesmente entrará no próximo estágio de confundir o público em geral em troca de lucro.