Anonim

Um dingbat quando relacionado a fontes é um símbolo apenas para fins decorativos, isto é, um ornamento. No ambiente Windows, a maioria das pessoas encontrou o uso de dingbats com a fonte Wingdings, que no momento em que este artigo foi escrito tinha 20 anos. Sim, isso significa que existe e está em uso desde o Windows 3.1.

Hoje você não precisa mais usar o Wingdings se quiser usar dingbats desde a introdução das fontes Unicode e do conjunto de caracteres universal - mas apenas se souber como alcançá-las. Aqui está um exemplo de um dingbat. O que você deve ver é um yin yang.

Se você vir apenas um bloco, é porque você não possui uma versão Unicode da fonte instalada ou o seu navegador não suporta a exibição de caracteres Unicode. O último é provavelmente verdadeiro. Mais sobre isso em um momento.

A maneira de acessar esses caracteres Unicode "secretos" no Windows é copiá-los e colá-los no programa Mapa de Caracteres. Muitos de vocês usaram o Mapa de Caracteres em um ponto ou outro. A maneira de iniciá-lo é indo em Iniciar / Executar, digitando charmap e clicando em OK:


(Clique para ampliar)

No Mapa de Caracteres, se eu escolher uma fonte Unicode "cheia" como Dotum e rolar um pouco para baixo, você verá que ela possui um monte de bobagens:

(Clique para ampliar)

Isso é mais fácil se você selecionar o subintervalo Unicode no menu suspenso na parte inferior do Mapa de caracteres. Isso abre uma pequena janela pop-up e, a partir daí, você pode selecionar Símbolos e símbolos para ver apenas aqueles:


(Clique para ampliar)

Você notará com outras fontes padrão do Windows, como Arial , Times New Roman , Geórgia e assim por diante, que não existem tantos idiotas quanto Dotum ou Batang . É assim que eles foram programados. No entanto, você ainda pode copiar e colar símbolos de Dotum, Batang ou outras fontes semelhantes em outros lugares e eles ainda aparecerão.

Pontuação do navegador - Qual navegador mostra mais dingbats Unicode?

Melhor: Firefox. Mostra todos os dingbats Unicode.

OK: Internet Explorer 8. Mostra a maioria dos dingbats Unicode.

Pior: Google Chrome. Mostra dingbats Unicode se eles tiverem equivalentes Wingdings.

Se o dingbat usado tiver um equivalente do Wingdings, eles aparecerão em qualquer computador com Windows. Mais sobre isso em um momento.

Usos práticos e impraticáveis ​​de dingbats Unicode

Documentos em PDF

Como “caracteres de fonte usados” são diretamente incorporados por padrão nos arquivos PDF salvos, o uso de dingbats Unicode é bom aqui.

DOCs do Word

O Word também tem a capacidade de incorporar caracteres de fonte nos arquivos salvos, portanto, não há problema em usá-los aqui - a menos que a pessoa para quem você está enviando precise editar o documento, nesse caso, os dingbats Unicode podem ser quebrados.

Assinatura de e-mail

Se você tiver certeza de que todos os seus e-mails usam o sistema operacional Windows, é seguro usar dingbats Unicode desde que possua o equivalente no Wingdings.

Páginas da Web / blogs

Não recomendado por pessoas que usam sistemas operacionais diferentes. Se você deseja garantir a legibilidade máxima do site, não use dingbats Unicode no seu site ou blog.

Onde está uma referência rápida para dingbats Unicode?

Este é um bom ponto de partida: http://www.alanwood.net/demos/wingdings.html

Os autores do blog consideram esse gráfico útil porque mostra a versão Wingdings / Wingdings 2 / Wingdings 3 e o equivalente “Dec” em Unicode. Estes são os que têm muito mais probabilidade de funcionar em comparação com caracteres não equivalentes ao Wingdings.

Por exemplo, se eu quisesse mostrar a marca de seleção Unicode dingbat, é 9745. No código HTML, isso é escrito como…

ou:

& checkbld;

… que produz isso:

Quais símbolos (mais ou menos) são garantidos para funcionar em qualquer lugar?

Consulte Bloco Unicode de formas geométricas. Isso tem o suporte mais amplo, independentemente do navegador ou do SO.

Dingbats? nas minhas fontes?