Anonim

Muitos de vocês compram o NewEgg ou outro site de varejo on-line para comprar coisas. Um dos itens que eles vendem é o Microsoft Windows 7. Para versões de licença única do sistema operacional, existem três tipos que você pode comprar:

  • Melhorar
  • Construtor de sistemas OEM
  • Varejo Completo

A atualização é fácil de entender. Para instalar o sistema operacional, você precisa de um produto qualificado, como o Windows XP ou o Windows Vista.

Quanto aos outros dois, pode ser um pouco confuso, mas eis como eles diferem um do outro:

Preço

Essa é a diferença mais óbvia entre os dois. O custo total do varejo varia entre US $ 60 e US $ 80 a mais que a versão do OEM System Builder.

Embalagem

Com o Full Retail, você obtém a mesma caixa que veria na prateleira de uma loja, além de manuais. A cópia de um OEM System Builder nada mais é do que uma capa e não possui manual.

Apoio, suporte

Aqui está a primeira das duas principais diferenças. A cópia de um OEM System Builder exige que o OEM suporte o SO e não a Microsoft . Se você ligar para a Microsoft para obter suporte em uma licença OEM, não receberá nenhuma.

Capacidade de transferência de licença

Esta é a segunda grande diferença. A cópia de um OEM System Builder, uma vez instalada em um PC, não pode ser transferida para nenhum outro computador.

Onde isso pode ser uma grande dor no pescoço é se você decidir trocar as placas-mãe no computador existente, porque isso tecnicamente qualifica um computador diferente, mesmo que o gabinete, o disco rígido e outros componentes sejam os mesmos.

Onde a licença do OEM System Builder faz mais sentido?

Laptops e netbooks raramente têm substituições de placas-mãe, a menos que haja algum tipo de falha catastrófica no nível da placa-mãe, portanto as licenças OEM são apropriadas para esse tipo de computador.

Em computadores desktop, eu recomendaria não usar uma licença OEM simplesmente pelo fato de que, se você trocar a placa-mãe, a licença será invalidada nesse ponto.

Além disso, se você estiver usando uma licença do OEM System Builder para a finalidade a que se destina, que é construir um novo PC à venda para outra pessoa, tudo bem.

Você planeja manter o seu PC existente por alguns anos?

Se você pretende usar o mesmo PC com uma saída / atualização da placa-mãe a cada três anos, vale a pena o custo extra de uma cópia de varejo completo do Windows 7, pois você poderá transferir a licença facilmente. Também economizará dinheiro a longo prazo, porque você terá um produto qualificado para uma futura atualização do Windows 8.

Se, por outro lado, você pretende substituir o PC em três anos, mas deseja o Windows 7 agora, opte pela licença do OEM System Builder.

Lembre-se também de que, com o Full Retail, você obtém as versões de 32 e 64 bits em discos separados na mesma caixa. Com a cópia do OEM System Builder, você obtém apenas um disco de 32 ou 64, dependendo da compra.

As diferenças entre o “construtor de sistemas” e as licenças do Windows 7 “varejo”