Anonim

Pode ser um pouco tarde, mas…

Ocorreu-me que, diante da perspectiva de comprar um computador novo, o conceito dos diferentes processadores da Intel pode acabar confundindo algumas pessoas. É bastante óbvio como sua nova linha de processadores se compara aos antigos (eles são melhores), mas ao mesmo tempo … como eles se compõem? A velocidade de processamento é o único fator que entra na equação?

A Intel também não ajudou muito nessa parte, principalmente porque cada processador possui uma 'velocidade de clock' diferente dos outros dois. Ainda mais confuso é o fato de existirem várias 'marcas' de cada processador, com marcas diferentes se empilhando de maneira diferente umas contra as outras. É o suficiente para sobrecarregar completamente muitos consumidores.

Quando empilhados um contra o outro, os processadores i3, i5 e i7 diferem em termos de número de núcleos, memória disponível, processos internos e velocidade de clock. Não é de surpreender que os processadores i3 sejam os mais baixos do grupo, com apenas dois núcleos. Não há i3s quad-core. Os i5s, por outro lado, podem ter 2 ou 4 núcleos. Os i7s, no topo da hierarquia, podem ter até 6 núcleos. Novamente, depende inteiramente de qual modelo você está usando.

Agora, alguns de vocês podem observar a taxa de clock do i7 e observar que ele é realmente menor do que o que deveria ser um processador 'low-end'. Há uma razão para isso. Você precisa considerar quantos núcleos cada processador possui. O i7, com quatro núcleos de 1, 7 Ghz cada, superará um i3 com 2, 3 Ghz e dois núcleos de cada vez. O motivo? A velocidade do relógio não é um valor total. É calculado por núcleo do processador. Um i7 com velocidade de clock de 1, 7 tem todos os quatro núcleos rodando em 1, 7. É importante ter isso em mente ao comprar um processador.

É uma explicação bastante básica … mas deve ser suficiente.

No que diz respeito às compras, a maioria dos usuários deseja adquirir um processador i3. Isso dará o melhor valor pelo seu dólar, e as chances são de que você não esteja usando seu sistema para tarefas particularmente intensas. Se você estiver jogando, escolha um i5 topo de linha. Se você estiver disposto a pagar um pouco mais por um pouco mais de desempenho, pegue um i7.

A diferença entre os processadores i3, i5 e i7