Anonim

Você pode nunca ter ouvido falar de uma porta de áudio óptico, mas na verdade é encontrada em muitos computadores e HDTVs, além de outros gadgets. Como a porta quase nunca é usada, pode ser confuso sobre o que é e por que está lá, em primeiro lugar. Continue lendo para descobrir o que é exatamente o áudio óptico e por que essa porta frequentemente não utilizada fica lá.

O que é áudio óptico?

O áudio óptico é interessante. Na maioria dos casos, e como é padrão, a maioria dos cabos usa um sinal eletrônico. O áudio óptico é diferente, pois utiliza cabos de fibra ótica e luz laser para transmitir um sinal entre dois dispositivos (principalmente eletrônicos voltados para os consumidores). Você pode saber isso com outro nome: TOSLINK. Era um novo padrão introduzido pela Toshiba em 1983.

O TOSLINK realmente vem em muitos formatos diferentes de mídia e padrões físicos. O padrão mais comum que você verá é o conector retangular (embora também existam conectores redondos).

Onde é encontrado?

A porta de áudio óptico geralmente é subutilizada e ignorada. Você pode se surpreender, mas é um padrão que pode ser encontrado em muitas peças modernas de tecnologia. Você pode encontrá-lo na maioria dos aparelhos de DVD e Blu-ray, além de caixas de cabo e consoles de jogos, incluindo o PlayStation 4, Xbox One e Xbox One S (embora seja interessante notar que a maioria desses dispositivos não vem com áudio óptico cabo, como normalmente você precisará comprar separadamente).

Por que devo usar o TOSLINK?

Você deve usar o TOSLINK? Depende. O HDMI basicamente substituiu o formato no que diz respeito ao vídeo, mas o TOSLINK ainda é o rei em determinadas configurações de áudio. O áudio óptico fornece clareza superior no que diz respeito ao som e pode suportar áudio de 7.1 canais. Quando se trata disso, não há realmente nenhum benefício adicional ao mudar de HDMI para áudio óptico. Na vida cotidiana, você dificilmente verá uma diferença, se houver alguma.

Portanto, se você estiver usando HDMI no momento, continue usando-o para o seu PC ou instalação de jogos. De fato, a única razão real pela qual você não deve usar HDMI é se um gadget não tiver uma interface HDMI. A maioria das peças de tecnologia terá HDMI, mas se você se deparar com um equipamento de som antigo, é provável que não o possua, e é aí que o áudio óptico se torna tão útil.

Também vale a pena notar que o HDMI é muito mais útil por transmitir sinais de vídeo e áudio, mas também suporta formatos de áudio de alta resolução, como DTD HS Master Audio e Dolby TrueHD.

O áudio óptico pode ajudá-lo a sair de algumas situações confusas com equipamentos de som antigos. Mas, apesar de vermos a porta em muitas partes da tecnologia moderna, é melhor continuar usando HDMI devido à sua utilidade.

Se você tiver uma pergunta que deseja que respondamos, vá para a página Ask PCMech e preencha o formulário. Você pode ver uma das perguntas respondidas no PCMech.com!

A diferença entre HDMI e áudio óptico