O Chromium é como a irmã gêmea esquisita e artística do Chrome.
Uma coisa que notei que muitas pessoas se deparam - e isso inclui um número considerável de blogs de tecnologia (estou olhando para você, Business Insider ) - é uma tendência a confundir Chrome e Chromium.
E ei, eu realmente não posso culpá-los por isso. Os dois sistemas operacionais são bastante semelhantes. Afinal, um é construído com base no outro. Além disso, os termos às vezes podem ser um pouco confusos. Você tem o Chrome no navegador. Você tem o Chrome, o SO. E você tem o Chromium … os dois?
E suponho que, para alguém que realmente não conhece muito o Chrome, eles tendem a parecer … praticamente iguais.
O fato é que eles realmente não são. Tipo de. Na maioria das vezes. Certo, vamos começar a tentar diferenciar os dois, certo?
Vs de código aberto. Fonte Fechada
A primeira (e maior) diferença entre o Chrome e o Chromium é que o Chromium é completamente de código aberto.
O Google queria manter o código para sua nova criação em segredo, mas também não queria sufocar a criatividade da comunidade de código aberto. Assim, o cromo nasceu. É praticamente modelado diretamente após o Chrome OS do Google. É basicamente a coisa mais próxima que você pode obter do Chrome sem realmente executá-lo. É isso aí, basicamente, a principal diferença entre o Chrome e o Chromium.
Veja, enquanto apenas a equipe e os programadores do Google têm permissão para tocar no código do Chrome, quem quiser pode mexer e mexer na codificação do Chromium. O mais conhecido desses especialistas é Liam Mcullough (também conhecido como “Hexxeh”), o cara responsável por quase todos os Chromium OS criados por aí.
Novas características
Chrome é o irmão que recebe toda a atenção
Aqui é onde muitas pessoas se deparam com a maior confusão. Veja, embora o Chromium não seja o Chrome, ocasionalmente tende a ser usado como uma espécie de campo de teste para novos recursos no Chrome. Muitas das funções bacanas que você conhece e adora no Chrome vieram primeiro para o Chromium. Suponho que, de certa forma, é algo como um canal de pré-desenvolvedor.
Como resultado, muitas pessoas veem um novo recurso interessante no Chromium e relatam que o Google está trabalhando em um novo recurso interessante para o Chrome. Como você provavelmente já sabe, nem sempre é esse o caso.
As cores
… E Canárias é a espástica.
Ok, isso pode parecer terrivelmente óbvio para muitos de vocês, mas … se é azul, é Chromium. Se for vermelho, verde, azul e amarelo, é o Chrome. E se é amarelo, é Canário. Geralmente, a melhor maneira de saber se uma versão que você está vendo é Chrome ou Chromium é olhar para o esquema de cores. Concedido, não é um método infalível, mas funciona na maioria das vezes. Se tudo mais falhar, observe o logotipo da compilação. Isso deve, em última análise, remover todas as dúvidas. Se o logotipo é azul, é definitivamente o Chromium, definitivamente de código aberto e definitivamente não é oficialmente construído pelo Google.
Ser construído por uma equipe não conta necessariamente.
É isso … praticamente. Espero que isso tenha esclarecido tudo para todos vocês.
Créditos da imagem: Google