Obter um vídeo desmonetizado pelo YouTube pode ser uma experiência estressante. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver um vídeo com altos ganhos com o qual estava contando em seu plano de orçamento. Há duas coisas que você pode fazer quando ocorrer um desastre - entrar com um recurso ou encontrar uma maneira alternativa de se financiar. Aqui está uma ou duas palavras sobre cada abordagem.
Consulte também o nosso artigo Como excluir seu histórico do YouTube de qualquer dispositivo
Apresentar um recurso
Primeiro, quando seu vídeo for desmonetizado, você receberá um e-mail do YouTube notificando sobre desmonetização. Em breve, o e-mail explicará que seu vídeo foi considerado não adequado para anunciantes. Se você não concordar com a decisão do YouTube, poderá registrar uma apelação.
Se você decidir seguir esse caminho, navegue até o painel do seu canal e clique no link "Ajuda" na parte inferior da tela. Você verá uma tela com as opções de contato listadas. Selecione a opção "Email".
Em seguida, a tela Contato com o suporte ao parceiro será aberta. Lá, várias opções serão listadas em "Como podemos ajudá-lo?". Clique no botão de opção "Monetização e AdSense".
Se você estiver reclamando de um vídeo específico, marque o botão de opção "Sim" quando perguntado "O seu problema é um vídeo específico?". Digite o ID de 11 caracteres do vídeo na seção "ID do vídeo". Certifique-se de explicar todos os detalhes sobre por que você acha que o YouTube cometeu um erro desmonetizando seu vídeo.
Opcionalmente, você pode marcar o botão "Incluir automaticamente uma captura de tela da sua página atual". Além disso, você pode optar por destacar as áreas da página relevantes para seus comentários e ocultar qualquer informação pessoal. É uma boa ideia fazer isso. Por fim, clique no botão "Enviar".
Você deve receber uma resposta informando que seus vídeos estarão disponíveis para revisão em alguns dias. Se o YouTube os desmonetizar por engano, eles serão monetizados novamente. Se, no entanto, eles não forem monetizados novamente, você precisará tomar medidas para melhorar o status de anunciante.
Tente melhorar seu status de amigo do anunciante
Se você decidir tornar seus vídeos mais amigáveis ao anunciante, siga as diretrizes de monetização do YouTube até um T. Isso significa livrar-se de linguagem ofensiva, violência, palavras inapropriadas e outras partes indesejadas de conteúdo. Além disso, você terá que vasculhar os comentários e filtrar os que são potencialmente prejudiciais.
Depois de limpar seu vídeo, convém se inscrever novamente para monetização. Se falhar, você deve considerar formas alternativas de financiamento.
Alternativas ao YouTube
Se seus vídeos permanecerem desmonetizados após você registrar uma reclamação e tentar remover qualquer conteúdo e comentário inapropriado, convém considerar formas alternativas de financiar sua carreira. Existem muitas plataformas online que oferecem financiamento coletivo e opções de publicidade. Patreon, Flattr e Rumble são todas boas opções.
Patreon
O Patreon é uma plataforma de microfinanciamento que permite que os fãs, também chamados de patronos, façam pequenas doações a seus artistas e criadores favoritos. A plataforma foi lançada em maio de 2013 e rapidamente ganhou destaque como uma das melhores e mais estáveis opções de microfinanciamento para os futuros artistas e criadores de conteúdo.
Patreon recebe uma comissão de 5% de cada pagamento que um criador recebe, e os 95% restantes vão para o criador. Ao abrir sua conta, você poderá definir sua meta mensal mínima ou até o valor máximo que deseja fazer por mês. Além disso, você pode configurar as camadas de associação.
Se você não gosta da ideia de pagamentos mensais, pode definir as opções de pagamento por vídeo em vez de por mês. A qualidade e a adequação do conteúdo são monitoradas pela equipe de confiança e segurança da plataforma.
Flattr
O Flattr também é uma plataforma de microfinanciamento, embora funcione um pouco diferente do Patreon.
Com uma conta registrada, você poderá receber doações de vários doadores. Para fazer uma doação única, um usuário registrado do Flattr clica no botão "Flattr" na página em que você publicou seu conteúdo.
O valor que você obtém deles naquele mês depende do orçamento que eles configuraram e do número de artistas que eles criaram durante o mês. Se você é o único, receberá a soma inteira. Caso contrário, todos recebem uma parcela igual. Se um fã clicar duas vezes no botão Flattr, isso o tornará um assinante mensal do seu conteúdo.
Rumble
Rumble é um serviço de publicidade em vídeo fundado em 2013. A plataforma usa uma IA para decidir quais vídeos são monetizados antes de serem publicados. A mesma IA decide quais anunciantes são adequados para os vídeos mencionados e quanto dinheiro os vídeos ganharão.
Em 2017, o Rumble ficou entre os 50 principais sites de streaming e compartilhamento de vídeos, com cerca de 100 milhões de usuários ativos. A plataforma recebe uma comissão de 40% de cada anúncio. Se eles forem aceitos para upload, seus vídeos do Rumble serão anunciados na AOL, Yahoo, MSN e outras plataformas de publicidade.
Palavras finais
Ser desmonetizado não é de modo algum uma experiência agradável. Mas com os métodos explicados neste vídeo, você estará preparado para todas as possibilidades.