O GarageBand da Apple é um aplicativo fantástico que traz poderosas ferramentas de criação e edição de áudio para amantes de música de todos os níveis. Mas também é um enorme desperdício de espaço para usuários que não precisam dele. Se você é desafiado musicalmente como nós ou se já usa software mais avançado como o Logic Pro, Audition ou Pro Tools, veja como excluir o GarageBand do seu Mac e economizar vários gigabytes de espaço de armazenamento no processo.
Excluir manualmente o GarageBand
Como um aplicativo de mídia avançada, o GarageBand instala grupos relativamente grandes de arquivos de mídia em vários locais na unidade do seu Mac. Com base em uma instalação limpa do GarageBand 10.0.2 no OS X 10.9.3, os principais locais de arquivos grandes incluem:
- Macintosh HD / Aplicativos / GarageBand.app (1, 16 GB)
- Macintosh HD / Biblioteca / Suporte a aplicativos / GarageBand (995MB)
- Macintosh HD / Biblioteca / Suporte a aplicativos / Lógica (880MB)
- Macintosh HD / Biblioteca / Áudio / Apple Loops (até 10 GB) *
* Observe que o tamanho do diretório Apple Loops variará dependendo do número e tipo de loops baixados pelo usuário. Você não deve excluir esta pasta (ou a pasta Logic) se estiver usando o Logic Pro.
Em circunstâncias normais, no entanto, os usuários que desejam excluir o GarageBand podem economizar cerca de 3 GB de espaço. Pode não parecer muito, especialmente porque as capacidades de armazenamento continuam a aumentar, mas 3 GB podem fazer uma enorme diferença para aqueles com SSDs pequenos.
Para excluir o GarageBand, primeiro feche todos os aplicativos abertos e faça um backup completo do sistema para ficar do lado seguro. Isso pode ser feito através de algo como o Time Machine ou com a criação de um clone inicializável com um aplicativo como o Carbon Copy Cloner.
Depois de fazer o backup, vá para os locais listados acima e exclua-os um por um, autenticando com uma conta de administrador, se solicitado. Se você precisar de uma maneira rápida de acessar as pastas na pasta System Library, abra o Finder e pressione Command-Shift-G para abrir a janela Ir para Pasta. Em seguida, basta colar o local da pasta na caixa e pressionar Continuar .
Com todos os arquivos e pastas movidos para a Lixeira, clique com o botão direito do mouse no ícone Lixeira na Dock e escolha Esvaziar Lixeira . Por fim, reinicie para garantir que tudo relacionado ao GarageBand se foi.
Excluir GarageBand com um aplicativo de terceiros
O processo acima descreve o aplicativo GarageBand e cuida de seus arquivos grandes, mas ainda existem alguns pequenos arquivos de preferência e suporte que podem ser deixados para trás. Você pode removê-los manualmente pesquisando “GarageBand” em suas várias pastas do sistema ou acessá-los rapidamente com um aplicativo de desinstalação do OS X de terceiros.
Os dois aplicativos de desinstalação do OS X que recomendamos são AppZapper (US $ 13) e AppCleaner (Grátis). Ambos operam da mesma forma: você inicia o aplicativo desinstalador que fornece uma "zona de soltar" em branco e arrasta e solta o aplicativo que deseja excluir na zona de soltar. O AppZapper e o AppCleaner vasculham seu Mac em busca de todos os arquivos de suporte, preferência e dados associados que não estão no pacote independente do aplicativo. Esses aplicativos não são perfeitos e, de fato, perdem as coisas de tempos em tempos, mas geralmente são um bom lugar para começar ao tentar excluir aplicativos indesejados do OS X.
Há apenas uma pequena configuração que devemos fazer primeiro antes de podermos usar qualquer aplicativo para excluir o GarageBand. Os desenvolvedores dos aplicativos não queriam que os usuários tentassem excluir inadvertidamente os principais aplicativos do OS X, como o Finder e o Safari, e instalaram salvaguardas para "proteger" os aplicativos da Apple.
Para desativar temporariamente essa proteção para que possamos excluir o GarageBand, inicie o aplicativo e vá para o menu Preferências clicando no nome do aplicativo na Barra de Menus e selecionando Preferências . No AppZapper, desmarque a caixa "Mantenha os aplicativos da Apple seguros". No AppCleaner, vá para a guia Geral e desmarque a caixa "Proteger os aplicativos padrão".
Com essas caixas desmarcadas, você poderá arrastar e soltar o arquivo GarageBand.app na zona de soltar e ver os vários arquivos de preferência e suporte associados a ele. Navegue na lista para garantir que nada de importante esteja incorretamente incluído e pressione Zap! ou Excluir para remover os arquivos. Assim como nas instruções manuais acima, uma reinicialização após esse processo é uma boa idéia.
Depois de excluir o GarageBand e seus arquivos associados, volte para as Preferências de um dos aplicativos e marque novamente as caixas que protegem a exclusão dos aplicativos padrão da Apple. Embora úteis, esses dois aplicativos podem causar problemas rapidamente se você excluir os arquivos errados, portanto, é essencial ter essa proteção extra.