Anonim

Atualmente, boa parte dos novos computadores vendidos (ou construídos) está usando o processador Intel i5 ou i7. O i5 custa menos, mas qual é a diferença real aqui - em inglês simples?

A massa extra que você precisa desembolsar para o i7 realmente oferece o que você precisa?

Bem, graças à Intel, eles não facilitaram exatamente a descoberta. 7 é um número mais alto, então muitas pessoas apenas baseiam suas decisões apenas nisso. ???? Mas, vamos dar uma olhada nisso aqui …

Diferenças entre o Desktop i5 e o i7

Primeiro, a Intel disparou e tornou as coisas confusas, tornando as versões para desktop e móvel desses processadores diferentes. Então, vamos falar sobre a área de trabalho primeiro …

O processador Core i7 possui mais cache do processador, maior velocidade do clock e hiperencadeamento. O cache do processador significa apenas que o processador pode armazenar mais dados internamente, evitando que seja necessário "repensar" as coisas novamente. O resultado final é uma operação mais rápida, especialmente para tarefas repetitivas. A velocidade do clock mais alta é óbvia (embora não tanto nos dias de hoje como costumava ser. E o hyper-threading é uma tecnologia que visa tornar a multitarefa muito mais rápida.

Portanto, com tudo isso, o i7 está melhor equipado para coisas como multitarefas pesadas, muita multimídia (embora falemos de edição de vídeo e edição de fotos, não apenas assistindo filmes), jogos pesados ​​ou processamento de dados.

O i5 roda com uma velocidade de clock ligeiramente mais baixa e não inclui hyper-threading. Você notará a falta de hyper-threading no mundo real? Depende do que você faz.

Basicamente, o hyperthreading significa simplesmente que o processador tem a capacidade de processar mais de uma coisa por vez. Processadores sem hyper-threading (como o i5) não podem processar mais de uma coisa por vez. Parece pior, mas, na realidade, o processador é tão rápido que você nunca notará. Portanto, para tarefas diárias como trabalho de escritório, navegação na web, e-mail … você pode executar todas essas coisas ao mesmo tempo sem hiperencadeamento e nunca notará nenhuma diferença. O ponto em que você notará uma diferença é apenas nas tarefas que exigem muita informação, como processamento de vídeo, jogos e similares.

Então, resumindo, se você planeja usar o computador para coisas que a maioria dos usuários o utiliza - navegando na web, e-mail, processamento de texto, assistindo filmes, organizando fotos -, o i5 será perfeitamente adequado para você.

Se você exigir um pouco mais do seu computador do que o usuário comum - edição de vídeo, processamento de dados, processamento de imagens não processadas da DSLR, jogos intensos -, você será o principal candidato à hiper-segmentação e ao suco extra do i7

E as versões para celular?

Os sistemas móveis precisam se preocupar em economizar energia da bateria, para que os processadores sejam projetados para serem muito mais eficientes. Por esse motivo, o número de núcleos do processador é diferente.

Nas versões para desktop, o i5 e o i7 estão executando o quad core (o que significa quatro núcleos do processador internamente). Para laptops, o i5 é apenas um núcleo dual, enquanto o i7 pode ser dual OU quad core. Eu sei, complicado.

Mas, a versão móvel do i5 possui hyper-threading, enquanto o i5 para desktop não. Confuso ainda? ???? Eu acho que eles descobriram que, como o desktop i5 poderia ter 4 núcleos, ele teria energia suficiente para não precisar de hyper-threading, mas eu não sei. De qualquer forma, eles empacotaram apenas dois núcleos no i5 móvel, mas o tornaram mais eficiente adicionando hyper-threading. O resultado final é um processador que pode processar bastante bem enquanto usa menos energia.

Mas, novamente, o i7 mobile vem nas versões dual e quad core. Portanto, isso significa que o i7 dual-core não tem muita diferença em relação ao i5 dual-core. Ambos têm hyper-threading. Basicamente, você obtém uma velocidade um pouco maior, mas é isso. Portanto, ao comprar um laptop, preste atenção ao número de núcleos que o i7 possui. Aqui está o porquê…

Este Macbook Pro possui um modelo básico, o i5 dual-core. Por US $ 300 a mais, você receberá um i7 de núcleo duplo. Agora, você também está obtendo mais memória e um disco rígido maior, mas o ponto é esse… os dois processadores não serão muito diferentes. Eles são os mesmos, exceto a velocidade do relógio e um pouco de cache extra internamente. Vale a pena? Talvez não no seu caso.

Bata até um i7 quad-core e é uma questão diferente. Um i7 quad-core supera o i5 com muita facilidade. Mas, novamente, você precisa pensar no que fará na máquina e se seus hábitos precisam de energia extra.

A verdade é que o poder de processamento extra que esses preços de atualização comprarão para você - para a maioria dos usuários - ficará lá, adormecido e sem uso.

Então, pague o dinheiro extra pelo i7? Sim ou não?

Se o dinheiro não é o grande fator decisivo e você deseja um PC mais preparado para o futuro, diria que vá em frente e pegue o i7 se estivermos falando de um computador de mesa.

Quando se trata de dispositivos móveis, considere as outras atualizações que você está recebendo. A menos que você atinja um quad-core, as diferenças de desempenho entre o i5 e o i7 são bastante insignificantes. Gastar dinheiro em uma unidade SSD ou em mais memória seria um ganho de desempenho melhor.

A verdade é que, para a maioria das pessoas que lê este artigo, você nunca notará pessoalmente as diferenças de desempenho entre um i5 e i7. De fato, quase todas as CPUs modernas podem processar mais rapidamente do que precisamos hoje em dia. Os processadores raramente são mais o gargalo. Em vez disso, concentre-se na velocidade do seu armazenamento (disco rígido mecânico versus SSD, por exemplo) e na quantidade de memória na sua máquina. Essas coisas serão muito mais relevantes para a velocidade geral do que o seu processador atualmente.

As atualizações de CPU não fornecem o valor para o dinheiro que costumavam.

Decidindo entre um processador i5 vs i7: o i7 vale o dinheiro extra?