Se o azul é a sua cor favorita, talvez exista uma maneira garantida de começar a odiá-lo - vendo-o cinco vezes por dia, acompanhado por mensagens realmente encantadoras que informam gentilmente que qualquer informação não salva pode ser perdida ou que houve uma falha de hardware e em breve. Você consegue adivinhar do que estou falando? Telas azuis da morte, é claro. Os efeitos das telas azuis podem variar de causar uma leve irritação para o usuário, um desastre real nos dados do computador, a necessidade de apressar a loja de computadores para comprar hardware novo etc. Eu estava brincando sobre os sentimentos negativos em relação à cor azul por causa do Blue Screensm frequente, mas se você realmente deseja (ou tem motivos - por exemplo, se você é daltônico), pode abrir o arquivo system.ini e alterar a Tela da Morte para uma cor diferente. Mais informações sobre o que fazer depois de abrir o system.ini podem ser encontradas aqui.
De qualquer forma, as cores das Telas da Morte variam entre os dispositivos e sistemas operacionais: do amarelo (erros de análise do Mozilla XML) ao verde (dispositivos TiVo) e preto (OS / 2 e Windows); portanto, cabe a você decidir se você ' vou mantê-lo azul ou mudar. E, como dizem os boatos, no Windows Vista também haverá uma Tela da Morte vermelha - para erros de parada realmente sérios. Cor agradável - um lembrete para o que tem sido usado há séculos na corrida. Vamos apenas esperar que os usuários não reajam como touros.
Um pouco de humor (ou sarcasmo) certamente ajuda, mas agora vamos falar sério sobre o assunto e começar a explorar por que as telas azuis aparecem e o que fazer quando você as vê com frequência.
Por que as telas azuis aparecem
Tecnicamente, as telas azuis parecem impedir o sistema de erros e danos mais graves. Eles são exibidos quando o sistema detecta um erro ou problema, do qual não pode se recuperar. O sistema para (é por isso que o nome oficial de Blue Screens é "Stop Error"), grava o conteúdo da memória no disco (despejos de memória), se estiver ativado para o sistema e exibe uma mensagem de erro no modo de texto com informações sobre a condição que causou o erro. As telas azuis podem aparecer a qualquer momento - durante a instalação, na inicialização ou aleatoriamente, sem qualquer motivo aparente. Alguns dos motivos mais comuns para BSoDs são:
-
motoristas
-
superaquecimento de hardware ou harware
-
conflitos entre programas
-
inconsistências de arquivo ou erros de registro
Não é normal que as telas azuis aconteçam com frequência. De fato, as telas azuis não devem ser um "recurso" do Windows. Portanto, se você os vê com frequência e ainda consegue inicializar o Windows, é melhor prestar atenção antes que eles o obriguem a fazê-lo e, acima de tudo - tente descobrir o que os causa. Se você fez alterações de hardware recentemente, esse é um dos motivos possíveis para as telas azuis. Falhas físicas em todos os tipos de hardware - memória, discos, placas, etc. - podem ser um motivo para telas azuis.
As versões mais recentes do Windows, como XP e 2003, são mais estáveis e podem se recuperar após algumas telas azuis, mas às vezes até uma única tela azul pode tornar o Windows não inicializável e você precisará reinstalar o sistema operacional. Geralmente, as informações em uma tela azul ajudam a identificar os possíveis motivos e, às vezes, até o exato (se você encontrar um driver listado na mensagem de texto em tela azul, poderá ter quase certeza de que esse driver é suspeito), mas também existem muitos casos em que as mensagens de texto das telas azuis são tão vagas que não é possível adivinhar o que deu errado. Dê uma olhada nas seções de solução de problemas deste artigo para obter sugestões sobre como lidar com as telas azuis.
O que é comum nos BSoDs no Windows 2000, XP e 2003?
Embora existam algumas especificidades na ocorrência, aparência e como lidar com as telas azuis no Windows 2000, XP e 2003, há muitas coisas comuns válidas para todas elas. Por exemplo, uma das coisas que todos eles têm em comum é a informação que fornecem. O texto exato das mensagens difere, mas geralmente existem informações técnicas, que incluem dados como o número do erro de parada, alguns parâmetros adicionais em formato hexadecimal, o nome do módulo (se aplicável) que causou o erro e o endereço da memória em que o ocorreu um erro, conforme mostrado na primeira captura de tela abaixo.
Muitas vezes, o nome simbólico do erro de parada é mostrado próximo ao número do erro de parada. Os nomes simbólicos são bastante enigmáticos e alguns dos mais comuns parecem "PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA", "BAD_POOL_CALLER" ou "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL", mas com certeza é um pouco mais fácil de entender do que uma mensagem de parada em formato hexadecimal.
Outra seção comum para todas as versões do Windows é a seção de recomendações. Dá conselhos gerais sobre como proceder. Às vezes, as sugestões de recuperação listadas são exatamente o que é necessário fazer para evitar novas telas azuis (por exemplo, se você alterou recentemente o hardware ou atualizou os drivers, desativar ou removê-los pode ser a solução). Uma dica geral é reiniciar no modo de segurança. Isso também ajuda com freqüência, a menos que o sistema operacional esteja tão bagunçado que não seja possível iniciá-lo e que exista apenas um remédio - reinstalá-lo.
A última seção lista dados sobre a porta de depuração e o status de despejo. Se nenhum deles estiver ativado, você não verá isso. Quando os salvamentos do arquivo de despejo de memória são ativados, o progresso da gravação (em porcentagem) é exibido.
Além das seções em uma tela azul típica, muitas das mensagens de parada são iguais (ou similares em significado e solução de problemas, embora as palavras possam variar um pouco) no Windows 2000, XP e 2003. Certamente não vou listar mensagens aqui, especialmente tendo em mente que o número da mensagem de erro de parada única pode realmente significar várias coisas diferentes, quando os parâmetros hexadecimais entre colchetes são diferentes. O melhor lugar para procurar explicações sobre o código da mensagem de erro de parada é o site da Microsoft - como eles dizem, obtenha informações da boca do cavalo.
O que é diferente nos BSoDs no Windows 2000, XP e 2003?
Bem, a primeira diferença óbvia é o "design". Suas vantagens artísticas estão fora do escopo deste artigo, mas se você estiver interessado em ver várias variedades de BSoDs, consulte aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Blue_screen_of_death. Existem exemplos de BSoDs para todos os tipos de Windows, exceto 2003, incluindo oldies como Windows 3.x, NT e 9.x, quando os BSoDs eram certamente mais frequentes do que em 2000, XP ou 2003.
Outra diferença são as mensagens de parada específicas para apenas uma versão do Windows (ou para uma determinada versão do Windows (por exemplo, XP) e um Service Pack específico (por exemplo, XP com SP2)). Portanto, quando você encontrar uma mensagem de parada, lembre-se de verificar seu significado e sugerir a solução de problemas para a versão do Windows que você está executando. No final de cada página de suporte para um erro de parada específico, a Microsoft declara a quais versões do Windows se aplica, portanto você sempre saberá pelo menos isso. Um lugar em que você pode obter uma lista de mensagens de erro e explicações é no site da Microsoft. Para Windows 2000 - verifique aqui; para Windows XP - veja aqui e aqui estão as mensagens de parada para o Windows 2003.
Investigar os detalhes técnicos do que foi alterado em uma versão ou service pack específico do Windows dificilmente é o que o usuário em geral, ou mesmo o administrador do sistema precisa saber. Por exemplo, o SP2 para XP introduz alterações no gerenciamento de memória e o kernel do Windows 2003 foi consideravelmente modificado em comparação com as versões anteriores. Como resultado, os aplicativos executados no Windows XP antes da aplicação do SP2 ou antes da atualização para o Windows 2003 podem não iniciar ou travar (com ou sem uma tela azul). Mesmo se você souber que o motivo é incompatibilidade do kernel, a menos que você seja o desenvolvedor que escreveu o programa problemático, dificilmente poderá modificá-lo para corrigi-lo, portanto, procure alternativas. A coisa mais sábia que você pode fazer é encontrar uma versão atualizada (se houver), testada na versão do Windows de que você precisa - XP com SP2 ou 2003. Ou você pode optar por remover o programa problemático desta máquina - por exemplo O SP2 para XP inclui um firewall, conhecido por ter conflitos com outros softwares de firewall (e não apenas). Alguns dos outros firewalls têm muita inveja de carregar primeiro, e eu pessoalmente tive um caso semelhante com outros dois firewalls e telas azuis em uma máquina com Windows 2003. O problema foi resolvido somente após a remoção de um dos firewalls.
Um motivo muito comum para telas azuis são os drivers. Talvez eles sejam ainda mais comuns do que falhas físicas no hardware. Alterações no gerenciamento de memória ou no kernel afetam mais os drivers do que os aplicativos. Fornecedores de terceiros geralmente não conseguem entregar um novo driver no momento em que uma nova versão do Windows ou um novo Service Pack é lançada, mesmo quando estão se esforçando para fazê-lo. E, em alguns casos, eles simplesmente nunca entregam um driver para uma versão específica do sistema operacional!
Parece que os fornecedores de hardware ignoram amplamente o Windows 2003 - mesmo os fabricantes de componentes de hardware de última geração dizem que o Windows 2003 não é para o público em geral, então por que se preocupar em fornecer um driver separado para isso? E provavelmente do ponto de vista de vendas, eles estão certos. Não foi possível encontrar dados precisos e atualizados sobre a porcentagem de instalações que cada um dos três sistemas operacionais (Windows 2000, XP e 2003) possui, mas um artigo relativamente recente afirma que “o XP pode alcançar o Windows 2000 por ano End ”, o que me faz pensar que, mesmo que o XP já tenha destronado o 2000 como o sistema operacional mais amplamente instalado, o Windows 2003 quase não está no jogo, e meu palpite é que ele representa apenas 10% do número total de Windows instalações.
De qualquer forma, o Windows 2003 é um sistema operacional de servidor e não deve estar rodando em PCs de cozinha; portanto, não é uma surpresa que os fornecedores de hardware não estejam muito interessados nele. A baixa penetração no mercado do Windows 2003, juntamente com as mudanças na arquitetura do XP, explicam por que os fornecedores de hardware geralmente ignoram o Windows 2003 em sua variedade de drivers. E, tendo em vista que o Vista está além do horizonte, não é difícil prever que não haverá muitos novos drivers para o Windows 2003 nos próximos meses. Portanto, se você estiver executando o 2003 e tiver telas azuis freqüentes porque o driver (mesmo que seja escrito especificamente para o Windows 2003) de um dispositivo se comporte mal, é melhor considerar fazer o downgrade para o XP até que o Vista (ou Longhorn) chegue oficialmente. Falarei mais sobre (as desvantagens) disso na próxima seção.