Anonim

Todos sabemos o que são bloatware e crapware, mesmo que não estejamos totalmente cientes disso. São os programas que gostamos de odiar - o lixo digital compactado em PCs pré-criados que seus usuários não querem nem precisam. Geralmente, eles não realizam nada, além de diminuir a velocidade do sistema para um rastreamento. Nos piores casos, os PCs que podem inicializar em segundos levam alguns minutos e os sistemas travam com freqüência enquanto tentam processar toda a memória que está sendo canalizada para o lixo.

Para aqueles que não sabem, o bloatware é qualquer software que não seja estritamente necessário para executar um sistema operacional. Muitas organizações adoram colocar esses gremlins em seu sistema enquanto você tenta instalar os programas deles (eles os rotulam como "software recomendado", mais frequentemente do que não). Talvez sejam programas antivírus que consomem mais memória do que valem. Talvez eles estejam barras de ferramentas do navegador (algo que você nunca deve instalar). Talvez sejam utilitários de gerenciamento de impressoras, programas de bate-papo, utilitários de proteção de disco ou qualquer um de uma ampla variedade de aplicativos que você realmente nunca desejou.

Independentemente de qual formato o bloatware possa assumir, há uma constante universal: ele obstrui o sistema operacional e absorve a memória que pode ser melhor utilizada. Como exatamente alguém lida com lixo como esse? Como alguém pode salvar seu sistema de uma infestação por bloatware?

A maneira mais simples, obviamente, é nunca instalá-lo em primeiro lugar. Preste muita atenção ao processo de instalação sempre que estiver colocando um novo programa em seu sistema e não instale nada que considere não ser absolutamente vital. Se você acabar com o bloatware, desinstale-o imediatamente. Isso geralmente é mais fácil dizer do que fazer, é claro - você pode ter que pular algumas etapas para se livrar das pesadas barras de ferramentas do navegador, e os programas antivírus geralmente forçam uma reinicialização (aparentemente desprezível) a se removerem do sistema.

Aqui estão algumas dicas para reconhecer (e lidar) com infestações por bloatware.

  1. Se possível, evite o McAfee e o Norton Antivirus. Esses dois softwares têm uma reputação muito negativa por serem os que consomem recursos e enviar o tempo de inicialização através do telhado.
  2. Evite programas de demonstração e demonstrações, a menos que planeje atualizar para a versão completa em um futuro próximo.
  3. Pense em quais programas são absolutamente necessários para o uso diário do computador e remova qualquer coisa que não se encaixe na lista.
  4. Instale programas como o Spybot Search and Destroy e o CCleaner, e use-os para manter seu disco rígido livre de coisas desnecessárias.

Créditos da imagem:

Lidando com bloatware e crapware