A JEDEC anunciou que eles fizeram grandes progressos no desenvolvimento da RAM DDR5. Um lançamento exato para os consumidores não foi anunciado oficialmente, mas a expectativa é que os usuários possam comprá-lo em 2018. O plano da JEDEC era oferecer o dobro da largura de banda do DDR4, além de tornar as coisas mais eficientes. Garantir que tudo seja o mais fácil possível de usar continua sendo uma prioridade e eles realizarão workshops para ajudar a garantir uma taxa de adoção mais rápida para DDR5. O anúncio da JEDEC deixou muita emoção ao mesmo tempo em que levantou muitas questões.
A data prevista para 2018 parece um pouco ambiciosa, pois levou três anos para o DDR4 chegar às prateleiras depois que foi anunciado pela primeira vez. A história pode não ser o maior indicador de sucesso futuro, mas esse histórico lança dúvidas sobre o lançamento da DDR5 com apenas dois anos de tempo de desenvolvimento. O evento Fórum do servidor da JEDEC se aprofundará nos detalhes desta tecnologia emergente e, em 19 de junho, devemos ter informações muito mais detalhadas sobre como tudo isso ajudará os usuários finais em suas tarefas diárias.
Para os consumidores, o menor consumo de energia pode ser um benefício menor para quem precisa usar o computador o dia todo. Qualquer pessoa que trabalhe em casa ou confie no PC em casa para realizar muitas tarefas relacionadas aos negócios certamente desejará algo que consome menos energia - e, portanto, gasta menos dinheiro durante a vida útil do dispositivo.
Os usuários de PC e Mac se beneficiarão da RAM DDR5, mas pode levar algum tempo para o DDR5 levar a um aumento geral no desempenho em um nível prático. A RAM DDR3 era boa mesmo em um mundo com DDR4 por causa da otimização ruim, mas isso foi resolvido com o tempo. Se a história é um indicador, um destino semelhante pode acontecer com a DDR5 - por isso, esperamos que os desenvolvedores de hardware e software trabalhem diligentemente para garantir que os usuários obtenham melhor desempenho imediatamente quando a RAM DDR5 for disponibilizada pela primeira vez. Há muita especulação sobre o que poderia acontecer, mas muitos dos mistérios poderiam ser desvendados em 19 de junho.
fonte: JEDEC