A Microsoft lançou esta semana uma nova ferramenta de desenvolvimento de aplicativos voltada principalmente para programadores iniciantes. A ferramenta, chamada Windows Phone App Studio, é uma plataforma gratuita baseada na Web para o desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone, e praticamente fornece a qualquer pessoa com acesso a um navegador moderno a capacidade de criar aplicativos totalmente funcionais, se limitados, que podem ser compartilhados localmente ou publicado na Windows Phone Store.
Ouvimos muitos desenvolvedores em potencial do Windows Phone que têm ótimas idéias, mas que podem não ter as habilidades de codificação para criar um aplicativo usando ferramentas de desenvolvimento padrão. Às vezes, é um desenvolvedor iniciante com uma ideia de pequena escala para um aplicativo; outras vezes, é um desenvolvedor talentoso que deseja estruturar um conceito antes de comprometer o tempo de desenvolvimento. Ouvimos você e hoje estamos lançando uma versão beta de uma nova ferramenta de desenvolvimento de aplicativos, o Windows Phone App Studio, que pode ajudá-lo a criar seu aplicativo sem codificar.
Usando modelos, os usuários selecionam uma categoria ampla para começar, incluindo menus para restaurantes, um serviço de revisão de filmes, um aplicativo de condicionamento físico e treinamento pessoal ou um carrinho de compras móvel on-line. Há também a opção de começar do zero com um modelo vazio.
Os usuários podem modificar os menus, as cores e o layout de navegação de um modelo e adicionar blocos de conteúdo, como imagens, vídeos, atualizações ao vivo do Twitter e listas de RSS. É uma das maneiras mais fáceis de criar um aplicativo em funcionamento em qualquer plataforma, e os usuários não precisam de nenhuma experiência em programação.
Obviamente, isso significa que os aplicativos criados com este serviço serão relativamente simples e similares em design. Usuários com um pouco de habilidades de codificação podem destacar seu aplicativo abrindo o projeto final do App Studio em editores mais avançados, como o Visual Studio, para adicionar mais recursos e aprimorar ainda mais o design.
Quando um aplicativo é finalizado, os usuários podem carregá-lo em seus próprios dispositivos Windows Phone gratuitamente ou se registrar em uma conta do Dev Center para publicá-lo na Windows Phone Store. Essa última opção requer uma associação paga, mas a Microsoft está atualmente executando uma venda de verão e oferecendo registros anuais do Dev Center por US $ 19 a 26 de agosto.