É difícil avaliar realmente o agravamento e a confusão que você pode sentir quando você sabe que está conectado ao Wi-Fi, mas por algum motivo, a Internet não quer jogar junto. Desde que o WiFi era uma coisa, todos nós encontramos esse erro específico em um ponto ou outro, mas a frustração nunca se dissipa.
Felizmente, existem várias correções para esse problema.
Infelizmente, pode ser difícil determinar exatamente qual correção é necessária. Pode ser devido a alterações nas configurações do sistema operacional ou no roteador, mas você não pode realmente saber à primeira vista. Isso, como muitas outras correções tecnológicas, significa que você terá que percorrer uma lista de soluções diferentes até conseguir identificar a solução correta.
Abaixo, abordaremos algumas correções diferentes, na ordem preferida, para recuperar seu Wi-Fi e a Internet na mesma página e operar com cilindros cheios.
Culpado # 1: O roteador
Para identificar problemas no roteador, primeiro você pode conectar outros dispositivos móveis ao Wi-Fi e verificar se está funcionando normalmente. Um telefone celular ou tablet serve. Se a Internet estiver funcionando conforme o planejado para esses dispositivos, o problema será atribuído especificamente ao dispositivo original e ao seu adaptador WiFi. No entanto, se a Internet não funcionar com nenhum dos dispositivos adicionais, o problema provavelmente ocorrerá com o roteador ou a conexão com a Internet.
A primeira coisa que você deve fazer para tentar corrigir o roteador é reiniciá-lo. Isso limpará todos os caches e corrigirá quaisquer problemas potenciais de rede ou software que possam estar prejudicando a conectividade. Se o seu modem estiver separado do roteador, reinicie os dois.
- Desligue o roteador e o modem (se separados)
- Aguarde aproximadamente 30 segundos. A contagem regressiva em sua cabeça pode ir.
- Ligue o modem primeiro e aguarde mais 60 segundos antes de inicializar o roteador.
- Aguarde para ver se todas as luzes apropriadas estão acesas e prossiga para verificar se agora você pode se conectar.
Essa solução geralmente corrige a maior parte dos problemas do roteador e coloca seu WiFi de volta aos trilhos. Se esta solução não funcionar…
Culpado # 2: Conexão com a Internet
Se o Wi-Fi estiver conectado, mas você ainda não estiver recebendo uma conexão com a Internet, o erro pode estar na própria conexão com a Internet. Isso pode ser um grande número de coisas, algumas das quais estão fora de seu controle. Pode haver uma interrupção do serviço em sua área, cabos quebrados ou qualquer outro tipo de interferência.
Um bom começo seria descartar o seu provedor de serviços de Internet. Você pode verificar se a luz “Internet” no modem está acesa (como a maioria deve estar). Você também deve garantir que as luzes de energia e DSL estejam acesas. Preste muita atenção a qualquer oscilação ou escurecimento fora do comum nas luzes LED.
Se alguma das situações acima mencionadas ocorrer, seria do seu interesse entrar em contato com o seu provedor de serviços de Internet e verificar se eles têm algum problema. No caso de LEDs trêmulos ou esmaecidos, pode ser necessário obter uma substituição do modem. O seu provedor de serviços de Internet também deve atender às suas necessidades para essa situação.
Culpado # 3: O dispositivo que você está usando
Se na correção nº 1 você tentou conectar dispositivos diferentes à Internet e eles funcionaram bem, o problema está no dispositivo inicial.
Você sempre deve começar a solucionar problemas com uma reinicialização. Desligue e ligue o dispositivo novamente para verificar se isso resolve o problema. De maneira semelhante ao roteador, a abordagem simples de ligar e desligar tende a corrigir a maioria das complicações de conectividade à Internet.
Se isso não funcionar, você pode:
Role para cima e clique com o botão direito do mouse (ou toque em) no ícone Rede localizado na barra de tarefas. Você pode encontrá-lo no canto inferior direito da tela. Se você estiver em um laptop, clique na seta para cima para acessar o ícone Rede . Na caixa de diálogo, clique em "Solucionar problemas".
O Windows tentará diagnosticar o problema automaticamente e tentará corrigi-lo para você. Se você tiver sorte, estará navegando na Internet no dispositivo de sua escolha e não aqui, tentando encontrar uma solução.
Se o Windows não conseguir encontrar a correção, ele poderá dizer qual é o problema e fornecer uma opção para procurar uma solução online ou solicitar a especialistas.
Culpit # 4: cache do DNS
Um cache DNS reúne informações sobre todas as visitas recentes ao site (sim, mesmo as mais maliciosas) e as armazena para um carregamento mais rápido da página da Web, caso você retorne.
A maneira como funciona é que, quando você insere uma URL no navegador (como techjunkie.com), seu sistema operacional verifica a correspondência no cache DNS. Se um for encontrado, o sistema operacional recuperará as páginas salvas em vez de baixá-las da Internet, economizando um pouco de tempo.
Infelizmente, há momentos em que o cache do DNS é corrompido por falhas técnicas, código malicioso ou nomes de domínio não autorizados provocados por softwares de terceiros que podem conter vírus. Geralmente, isso pode impedir que você se conecte à Internet se houver uma incompatibilidade de endereço IP.
A única correção para isso é liberar o cache do DNS. Para fazer isso:
- Abra sua janela RUN pressionando as teclas Windows + R. Digite "cmd" na caixa, que exibirá o prompt de comando .
- Digite o seguinte comando: ipconfig / flushdns e pressione enter.
Seu cache DNS agora será liberado. Reinicie o computador e tente novamente se conectar à Internet.
Ainda é um problema? Se movendo.
Culpado # 5: Modo sem fio desatualizado
O modo sem fio do seu roteador possui um padrão que indica velocidades e cobertura da Internet. Os padrões são definidos pelo IEEE e normalmente são exibidos no roteador como 802.11g, 802.11n, 802.11be 802.11ac, etc. Isso garante a uniformidade em todos os modelos de roteador.
O mais antigo dentre os mencionados é o 802.11b, que por coincidência também o torna o mais lento. O 802.11ac está no lado oposto do espectro de velocidade e também é o modelo mais recente.
"Por que eu preciso conhecer esta informação?"
Bem, digamos que seu laptop seja um pouco mais antigo e possa se conectar apenas a um padrão 802.11g, mas seu roteador é baseado na versão mais recente, 802.11ac. Isso cria um conflito entre o laptop e o roteador, o que significa que o laptop não poderá se conectar.
Para corrigir esse problema, você deverá abrir o prompt de comando (como no item 4) e identificar os detalhes do roteador. Desta vez, com o prompt de comando aberto, digite ipconfig . As informações recebidas devem se parecer com isso:
O endereço IP do seu roteador está localizado à direita do Gateway Padrão .
Esta informação também pode ser encontrada usando a GUI. Você precisará acessar o Centro de Rede e Compartilhamento . Para isso, você pode:
- Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows no canto inferior esquerdo da tela.
- Clique em Rede, vá para Conexões de rede .
- A partir daqui, role para baixo e clique em Central de Rede e Compartilhamento .
OU
- Clique com o botão direito do mouse no ícone Rede, como você fez no item 3.
- Selecione "Abrir configurações de rede e Internet".
- A partir daqui, role para baixo e clique em Central de Rede e Compartilhamento .
Com o Centro de Rede e Compartilhamento aberto:
- Clique no seu roteador (geralmente localizado à direita do Connections .)
- Clique no botão Detalhes .
O IP do seu roteador é indicado pelo endereço IPv4.
Agora vamos entrar no próprio roteador. Você precisará das credenciais de logon, para conhecê-las com antecedência. Digite o endereço IP na caixa URL do seu navegador. Digite suas informações de login. Na maioria dos casos, o nome de usuário e a senha são admin por padrão.
Uma vez dentro do roteador, localize a opção "modo sem fio". Geralmente, isso pode ser encontrado em "Configurações sem fio", mas a GUI pode variar para cada roteador.
Altere o modo sem fio para refletir o modo padrão do seu laptop e salve as alterações. Reinicie seu WiFi e cruze os dedos.
Continue para a próxima solução, se necessário.
Culpit # 6: Endereço IP conflitante
É possível que mais de um de seus dispositivos tenha recebido um endereço IP idêntico. Esse é um problema conflitante, pois o endereço IP deve ser exclusivo por dispositivo. Quando dois ou mais dispositivos compartilham um endereço IP, nenhum deles poderá se conectar à Internet.
Essa complicação pode ocorrer quando:
- Dois dispositivos recebem o mesmo endereço IP estático.
- Um dispositivo recebe um endereço IP estático que cai no intervalo DHCP e o mesmo endereço IP é automaticamente atribuído pelo servidor DHCP a um dispositivo adicional na mesma rede.
- Um laptop está no modo de suspensão, seu endereço IP pode ser atribuído a outro dispositivo na mesma rede. Isso cria um conflito de rede quando o laptop é ligado novamente.
- Você tem vários roteadores sem fio conectados à mesma rede.
Volte para o prompt de comando e digite ipconfig / release
Isso forçará o servidor DHCP a liberar o endereço IP atribuído atualmente para o seu computador.
Siga-o digitando ipconfig / renew para atribuir um novo endereço IP ao seu computador.
Se isso não funciona:
- Pressione Windows + R. Na caixa fornecida, digite ncpa.cpl . Isso abre todas as suas conexões de rede.
- Encontre sua rede, clique com o botão direito do mouse e selecione "propriedades".
- Localize o protocolo da Internet 4 ( IPv4 ) e destaque-o. Isso permitirá que você pressione o botão Propriedades logo abaixo.
- Clique no botão Propriedades .
Você deve ver isso:
Verifique se “obter um endereço IP automaticamente” e “obter endereço do servidor DNS automaticamente” estão selecionados e clique no botão OK na parte inferior. Faça isso também na tela anterior.
Reinicie seu roteador e veja se tudo está funcionando corretamente.
É possível que seu roteador tenha um servidor DHCP com defeito. Se você acha que pode ser esse o caso, entre em contato com o fabricante e faça a atualização do firmware.
Culpit # 7: Driver de rede possivelmente desatualizado
Com o tempo, seu driver de rede pode ficar corrompido ou desatualizado, o que causará complicações na sua conectividade com a Internet. Para evitar esse problema, é melhor manter todos os softwares do dispositivo atualizados o mais rápido possível. Você pode dar uma olhada em todos os seus dispositivos, abrindo o Gerenciador de dispositivos.
Para fazer isso:
- Caixa de diálogo Windows + R for RUN e digite devmgmt.msc
- Estenda a guia 'Adaptadores de rede' e clique com o botão direito na sua rede.
- Nas opções, selecione "Atualizar driver de rede". Isso exibirá duas opções e, a menos que você tenha acessado o site diretamente para fazer o download, você desejará escolher “pesquisar automaticamente por software de driver atualizado”.
Isso fará com que o Windows tente encontrar e atualizar o driver automaticamente para você. Se não for possível encontrar, você precisará acessar o site do fabricante para adquirir a atualização. Você também pode tentar usar um programa de terceiros, como o Driver Easy, para procurar todas as atualizações de drivers que o seu computador precisa atualmente.