Anonim

A fonte de alimentação em um computador de mesa tem muita responsabilidade. Ele precisa retirar a eletricidade da parede e refiná-la para remover picos, dividi-la em tensões muito menores e, em seguida, fornecer todas essas tensões para os diversos componentes do PC. Se o seu computador continua soprando fontes de alimentação, essa não é uma boa situação. Leia este tutorial e elas podem ser uma coisa do passado.

Consulte também o nosso artigo Como saber quando é hora de uma nova fonte de alimentação

Enquanto processadores, RAM e placas gráficas são os itens principais de um PC, é a fonte de alimentação (PSU) que faz tudo isso acontecer. Sem energia consistente, exatamente na voltagem correta, nada vai funcionar, ou funcionará por muito tempo de qualquer maneira. No entanto, muitos fabricantes de PCs pensam apenas na potência de saída da fonte de alimentação e não na qualidade ou eficiência. Isso é um erro.

Não faz sentido gastar US $ 500 em uma nova GPU ou US $ 250 em um processador e depois gastar apenas US $ 40 em uma fonte de alimentação. Se existe um lugar para comprar qualidade, é o PSU. Compre qualidade, compre alta eficiência, compre uma vez.

Computador continua soprando fontes de alimentação

Se você parece estar preso em um ciclo de compra de novas fontes de alimentação e depois soprá-las, duas coisas provavelmente estão acontecendo. Primeiro, algo no sistema está superaquecendo e desliga para se proteger. Segundo, você conectou o seu PSU diretamente na tomada sem usar um no-break ou protetor contra sobretensão.

Altere uma dessas duas situações e seu computador não deverá soprar mais nenhuma fonte de alimentação. Como a energia suja é o suspeito habitual em situações como essas, vejamos isso primeiro.

Energia limpa

A eletricidade fornecida pela rede é fornecida em torno de 120v. Isso pode estar em qualquer lugar entre 117v e 123v. Isso é chamado de energia suja. Dependendo da qualidade da fiação em sua propriedade, a eletricidade pode atingir a tomada com esse tipo de variação. A maioria das fontes de alimentação pode lidar com essa tensão, mas nem todas.

Sempre que você conectar qualquer dispositivo eletrônico à rede elétrica, use sempre uma faixa de proteção ou filtro de linha. Eles não apenas fornecem vários soquetes, mas também refinam essa tensão para perto de 120v. Compre qualidade e compre de uma marca que você reconhece. Não é hora de comprar um produto barato sem nome.

Se as circunstâncias permitirem, o uso de um no-break entre o computador e a tomada é ainda melhor. Ele faz um excelente trabalho ao refinar sua eletricidade e armazenar um pouco na bateria. Se você sofrer um corte de energia, a bateria deve durar o suficiente para salvar seu trabalho e desligar o computador normalmente, em vez de travar. Eles podem ser caros embora.

Se o seu computador continuar soprando fontes de alimentação, gaste de US $ 20 a 30 em um protetor contra surtos de boa qualidade e eu suspeito que seu computador não passará por tantas delas.

Superaquecimento e proteção térmica

A outra principal razão pela qual um computador continua soprando fontes de alimentação é o superaquecimento. Nesse caso, você provavelmente não está gastando muito com a fonte de alimentação. O computador está se desligando para se proteger. Isso geralmente pode acontecer se um ventilador falhar ou você tiver um resfriamento inadequado para as condições. Isso pode acontecer com computadores comprados em lojas, mas na maioria das vezes acontece com computadores construídos em casa.

Primeiras coisas primeiro:

  1. Desligue tudo na rede elétrica.
  2. Abra a caixa do seu PC e verifique todas as conexões. Verifique se todos os ventiladores estão conectados, se o ventilador da CPU está conectado, a placa GPU possui as duas conexões de energia se usar dois e todos os ventiladores do gabinete estão desobstruídos.
  3. Verifique se há sujeira e poeira e limpe tudo com ar comprimido ou com muito cuidado com um pano até remover o máximo de poeira possível.
  4. Remova os conectores de energia do disco rígido.
  5. Ligue a corrente.
  6. Assista internamente ao seu PC e ligue-o. Observe para garantir que todos os fãs estejam trabalhando e soprando na mesma direção. Eles devem aspirar o ar pela frente e soprar na parte traseira e / ou na parte superior.

Se o seu PC não ligar, verifique o fusível da fonte de alimentação. A maioria das PSU não possui disjuntores; portanto, se algo der errado, será o fusível no plugue. Verifique e troque, se necessário.

Se um novo fusível não funcionar, tente uma fonte de alimentação diferente. Pedir emprestado ou comprar um e substituí-lo. Execute todas as verificações acima, use um protetor contra sobretensão, observe os ventiladores do seu PC e ligue-o.

Se o PC girar, monitore-o para garantir que todos os ventiladores permaneçam ativos. Reconecte seus discos rígidos e carregue no seu sistema operacional. Use um programa de monitoramento de temperatura para ficar de olho nas temperaturas e lidar com temperaturas mais altas com ventiladores maiores ou melhores, conforme apropriado.

Se o PC não funcionar, provavelmente não é sua fonte de alimentação, mas sua placa-mãe. Isto é especialmente verdade se o LED de status na sua placa-mãe não acender. Infelizmente, . isso é mais despesa e o assunto de um tutorial totalmente diferente!

Computador continua soprando / matando fontes de alimentação - o que fazer