Anonim

Para computadores, a combinação de teclado e mouse é a maneira perfeita de controlá-la. Até que possamos controlar os computadores pelo pensamento puro de qualquer maneira. Para um dispositivo tão simples, o mouse causa alguns problemas no Windows 10, muito mais do que algo tão estabelecido realmente deveria. Um problema comum é quando o cursor do computador continua pulando. É isso que vamos abordar hoje.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Quando dizemos pular, queremos dizer quando o cursor aparece aleatoriamente em diferentes áreas da tela sem você movê-lo. O cursor pode permanecer no lugar por um minuto e aparecer em outro lugar inteiramente no próximo. Também pode saltar muito longe quando você o está movendo, muito acima da velocidade definida. De qualquer forma, o mouse é um dispositivo de precisão e não está agindo assim.

Pare o cursor pulando no Windows 10

Pode haver várias razões pelas quais seu cursor está pulando. Pode ser um problema com o mouse, com o driver do mouse, com as configurações do mouse ou até com malware. Vou começar com os suspeitos mais prováveis ​​e trabalhar com cada uma das causas mais comuns aqui.

Suponho que você tentou reiniciar o computador e os sintomas continuam reaparecendo. Também assumirei que você não fez grandes alterações em seu computador que possam estar causando isso.

Problema com o mouse

Seu primeiro ponto de chamada é verificar o mouse. Se o cursor estiver pulando depois de funcionar corretamente por muito tempo, pode ser um erro de hardware ou falha do mouse. Os ratos são baratos, então compre ou peça outro mouse emprestado, conecte-o ao computador, deixe o Windows 10 detectar a alteração e testar novamente.

Se o cursor parar de pular, o problema está no seu mouse. Se isso ainda acontece, não é o mouse. Você pode continuar usando o novo mouse ou substituí-lo pelo antigo.

Verifique o driver do mouse

Os mouses normais funcionam perfeitamente bem com o driver padrão do Windows. Os mouses para jogos com recursos especiais podem exigir um driver específico para usá-los. De qualquer forma, verifique o driver e reverta-o ou reinstale-o.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Gerenciador de dispositivos.
  2. Selecione Mouse e outro dispositivo apontador.
  3. Clique com o botão direito do mouse e selecione Atualizar driver.
  4. Deixe o Windows verificar se há um novo driver e instale se encontrar um.

Se não houver um novo driver, você pode tentar desinstalar o dispositivo. Isso removerá o driver. Reinicie o computador e deixe o Windows descobrir o mouse novamente e recarregue os drivers padrão.

Se você usar um mouse para jogos com software específico, desinstale o driver e esse software. Teste novamente o mouse com os drivers padrão do Windows. Se o cursor não pular, pode haver um conflito com o driver. Verifique os drivers atualizados no site do fabricante ou solucione os problemas separadamente.

Remova mouses extras no Gerenciador de dispositivos

Se você usa o computador há algum tempo e adicionou ou removeu hardware ou software, pode achar que há mais de um mouse instalado no Gerenciador de dispositivos. Isso não é incomum, mas pode causar instabilidades. Se você viu mais de um mouse no Mouse e em outros dispositivos apontadores, tente removê-los.

Primeiro, você precisa identificar o mouse que você usa. Se você tiver sorte, ele será nomeado corretamente e você pode simplesmente desinstalar os outros. Se você não tiver tanta sorte, selecione um, clique com o botão direito do mouse e selecione Desativar este dispositivo. Se você desabilitar um e o mouse ainda funcionar, volte e tente outro. Repita até que você tenha apenas o mouse real no Gerenciador de dispositivos.

Se você desabilitar a incorreta, use as teclas Ctrl + cursor para selecionar o Gerenciador de dispositivos e percorra as configurações para ativar o mouse mais uma vez.

Alterar as configurações do mouse

Há uma configuração específica na tela de configuração do mouse que causa o salto do cursor em algumas situações. Essa configuração é precisão de ponteiro. Funciona perfeitamente bem em alguns computadores e pode causar problemas em outros. Vamos ver se está causando problemas com o seu.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione dispositivos e mouse.
  3. Selecione Opções adicionais do mouse no centro.
  4. Selecione a guia Opções do ponteiro na nova janela.
  5. Desmarque a caixa ao lado de Melhorar a precisão do ponteiro.
  6. Teste novamente o mouse por um tempo.

Normalmente, essa configuração disca no mouse, tornando-a muito mais exata quando em uso. A interrupção dessa função alterará levemente a capacidade de resposta do mouse, mas você logo se acostumará e ajustará.

Verificar se há malware

Existem alguns pedaços de malware que fazem com que o cursor pule como um efeito colateral de suas tarefas nefastas. É fácil lidar com uma verificação completa de malware e antivírus. Uma vez removido e o sistema reiniciado, o mouse deve funcionar perfeitamente novamente. Faça varreduras regulares e isso nunca deve acontecer.

O cursor do computador continua pulando - o que fazer