O OS X possui poderosas ferramentas internas para tirar capturas de tela, mas o formato e o local padrão das imagens capturadas podem não ser adequados para todos os usuários. Felizmente, quase todos os aspectos das capturas de tela do OS X podem ser personalizados usando o aplicativo Terminal. Aqui está como.
O básico
Antes de entrarmos nas configurações personalizáveis para capturas de tela, vamos ver alguns princípios básicos sobre exatamente como capturar capturas de tela (usuários experientes podem pular esta seção).
Existem três tipos principais de captura de tela no OS X: capturar a tela inteira, capturar a janela selecionada ou capturar uma área definida. Cada um destes pode ser acionado com um atalho de teclado:
Command + Shift + 3: tire uma captura de tela de toda a tela. Se você tiver vários monitores, será criada uma captura de tela em tela cheia separada para cada monitor.
Command + Shift + 4: tire uma captura de tela de uma área definida. Pressionar esse atalho transformará o cursor do mouse em uma mira com informações de pixel. Simplesmente posicione a mira em um canto da área que você deseja capturar, clique e segure o mouse ou o trackpad e arraste para pintar a área que capturará. Observe que, antes de clicar, a contagem de pixels exibida abaixo da mira representa as coordenadas de pixel da sua exibição (com 0, 0 representando a parte superior esquerda da tela), enquanto depois de clicar e começar a arrastar, a contagem de pixels representa o tamanho da área selecionada.
Command + Shift + 4 + Barra de espaço: Tire uma captura de tela da janela selecionada. Para usar esse atalho, pressione Command + Shift + 4 primeiro e depois toque na barra de espaço. A mira se transformará em um ícone de câmera. Passe o mouse sobre um ícone e você verá a janela sombreada em azul. Clique no mouse ou no trackpad uma vez e uma captura de tela apenas dessa janela será criada.
O uso de qualquer um dos atalhos acima criará um arquivo de captura de tela na área de trabalho (por padrão; mostraremos como alterar esse local posteriormente). Se você adicionar a tecla Control a qualquer uma das combinações acima, as capturas de tela serão salvas na área de transferência em vez de serem criadas como um arquivo de imagem.
Além dos atalhos de captura de tela, os usuários também podem abrir o aplicativo Grab, localizado em / Aplicativos / Utilitários . Este aplicativo fornece aos usuários acesso às mesmas funções discutidas acima, bem como uma opção de timer que captura automaticamente uma captura de tela dez segundos após a ativação.
Usando o Terminal
Agora que você conhece o básico, vamos às opções de personalização. Primeiro, você precisará usar o Terminal para executar as etapas descritas neste tutorial. Você pode encontrar o Terminal na subpasta Utilitários da sua pasta Aplicativos. Você também pode iniciar rapidamente o Terminal procurando por ele com o Spotlight.Segundo, depois de inserir todos os comandos descritos abaixo, você precisará digitar o seguinte comando para forçar as alterações a entrarem em vigor:
killall SystemUIServer
Se você não digitar isso, suas alterações não serão percebidas até que você reinicie o Mac. Além disso, todas as alterações feitas abaixo podem ser facilmente revertidas para a configuração padrão, reinserindo o comando com os valores padrão; portanto, fique à vontade para experimentar as diferentes opções.
Agora, vamos às opções para personalizar as capturas de tela do OS X:
Alterar o tipo de imagem da captura de tela
Por padrão, o OS X salva capturas de tela como arquivos PNG (ou Portable Network Graphics). Esse formato pode ser útil porque suporta transparência, mas os arquivos PNG não são adequados para todos os usos. Para alterar o formato padrão do arquivo de captura, abra o Terminal e digite o seguinte comando:
os padrões escrevem o tipo com.apple.screencapture
No comando acima, substitua por um dos seguintes (clique em cada link para obter uma descrição, se você não estiver familiarizado com um formato específico):
bmp
pdf
jpg
jp2
tif
pict
tga
png
Por exemplo, digitar “default write com.apple.screencapture type jpg” fará do JPEG o formato de arquivo padrão. Você pode alterar isso quantas vezes precisar, simplesmente digitando o comando Terminal novamente com um novo formato.
Alterar o nome do arquivo de captura de tela padrão
O OS X salva cada captura de tela com o nome “Captura de tela às”. Como exemplo, uma captura de tela tirada na sexta-feira, 1 de março, às 21h29, será salva como “Captura de tela 2013-03-23 às 21:29. "
Você não pode remover a data e a hora do nome, mas pode alterar facilmente “Captura de tela” para outra coisa. Para fazer isso, digite o seguinte comando no Terminal e pressione Retornar:
os padrões gravam o nome com.apple.screencapture
Substitua pelo nome personalizado que você deseja usar em cada captura de tela. Se for uma única palavra, você pode simplesmente digitá-la no lugar de, mas se for uma frase com um ou mais espaços, será necessário colocar a frase entre aspas. Por exemplo, se você estiver capturando capturas de tela de um livro e quiser mantê-las organizadas por capítulo, digite:
o padrão escreve o nome com.apple.screencapture “Capítulo 1”
Isso criará uma série de capturas de tela denominadas “Capítulo 1 2013–03–01 às 21:29”. No caso de nosso exemplo de livro, você atualizará o comando Terminal ao iniciar cada novo capítulo.
Alterar o local padrão no qual as capturas de tela são salvas
As capturas de tela são salvas por padrão na área de trabalho do usuário. Isso é útil para a captura de tela ocasional, mas aqueles que desejam tirar dezenas ou centenas de capturas de tela desejam configurar um destino personalizado para evitar sobrecarregar a área de trabalho.
Primeiro, crie ou identifique uma pasta na qual deseja salvar suas capturas de tela. Em seguida, vá para o Terminal e digite o seguinte comando:
padrões gravar local com.apple.screencapture
Pressione a barra de espaço uma vez para criar um único espaço após "local" e arraste e solte a pasta criada acima na janela do Terminal. Fazer isso inserirá o caminho exato para essa pasta. Depois de soltar a pasta e ver o caminho exibido, pressione Retornar para ativar o comando.
Como alternativa, você também pode digitar manualmente o destino, embora arrastar e soltar a pasta seja mais rápido e à prova de erros (se você digitar incorretamente um caminho de destino ao digitar o comando manualmente, ele não funcionará). Por exemplo, se você deseja salvar capturas de tela em uma pasta "Capturas de tela" na pasta Imagens do usuário, digite o seguinte:
padrões escrever com.apple.screencapture location Usuários // Imagens / Capturas de tela /
Arrastar a pasta de uma janela do Finder para a janela Terminal resulta no mesmo resultado.
Desativar sombra projetada da janela
Um recurso realmente interessante do OS X é a criação automática de sombras projetadas ao capturar uma captura de tela de uma janela individual com o comando Command-Shift – 4-Space. Isso pode não ser desejado por todos os usuários, no entanto, e pode ser desativado digitando o seguinte comando Terminal:
os padrões escrevem com.apple.screencapture disable-shadow -bool true
Se você deseja reverter para o sombreamento padrão, volte ao Terminal e digite:
os padrões escrevem com.apple.screencapture disable-shadow -bool false
A imagem acima mostra uma captura de tela capturada no OS X com a sombra ativada (esquerda) e desativada (direita).Lembre-se de que você pode reverter facilmente qualquer uma dessas alterações para os valores padrão. Sinta-se à vontade para experimentar. Ao personalizar as ferramentas de captura de tela do OS X, a maioria dos usuários terá todo o poder necessário para ajustar as capturas de tela em seus fluxos de trabalho. Se você precisar de funcionalidade adicional, opções de terceiros como Skitch (agora de propriedade do Evernote) ou LittleSnapper estarão sempre disponíveis.