Anonim

O Dock do OS X é uma parte essencial do sistema operacional que ajudou a definir a experiência do Mac por mais de uma década e, à medida que o OS X mudou, o mesmo aconteceu com a implementação do Dock pela Apple. Como muitos aspectos do OS X, no entanto, os usuários finais podem personalizar o Dock para melhor se adequar ao seu gosto e fluxo de trabalho. Aqui estão alguns truques úteis do Terminal para tornar o Dock o seu.

terminal

Links Rápidos

  • terminal
  • Ativar modo de encaixe 2D
  • Mostrar apenas aplicativos ativos
  • Alterar o nível máximo de ampliação
  • Alterar a posição da doca
  • Escurecer ícones de aplicativos ocultos
  • Use a animação oculta “sugam” para minimizar o Windows
  • Sempre mostrar ícone de lixeira completa
  • Adicionar uma pilha de itens recentes
  • Adicionar espaçadores ao Dock


Todas essas opções de personalização dependem dos comandos do Terminal. Terminal é um aplicativo incluído no OS X que permite ao usuário, entre outras coisas, acessar e modificar configurações de baixo nível no sistema operacional.
O terminal pode ser encontrado em Aplicativos> Utilitários . Você pode digitar os comandos abaixo diretamente no Terminal ou copiá-los e colá-los. Todos os comandos diferenciam maiúsculas de minúsculas . Depois de inserir cada comando, pressione “Return” para enviá-lo.
Como modificaremos os arquivos que estão em uso ativo no sistema, as alterações não ocorrerão imediatamente. Portanto, depois de inserir cada comando, digite o seguinte e pressione Retornar para reiniciar rapidamente o Dock :

Killall Dock

O Dock desaparecerá brevemente e será recarregado com as alterações agora visíveis.

Ativar modo de encaixe 2D

Nos primeiros anos de vida, o dock do OS X foi uma linha 2D de ícones que exibia aplicativos, utilitários e pastas. A partir do lançamento do OS X 10.5 Leopard em 2007, no entanto, a Apple mudou o dock para apresentar uma aparência "3D", com os ícones agora repousando em uma plataforma 3D. A funcionalidade geralmente permaneceu a mesma, mas muitos usuários preferem a aparência 2D ao invés da aparência 3D.

O OS X Dock original antes do 10.5 Leopard

Para alterar o Dock de volta para o "Modo 2D", digite o seguinte comando do Terminal e pressione Return:

padrões escrever com.apple.dock no-glass -boolean SIM

Depois de pressionar Return, lembre-se de digitar “killall Dock” (veja acima) para forçar a alteração a entrar em vigor.

O Dock 3D padrão no 10.8 Mountain Lion

Embora o Dock 2D pareça um pouco diferente de seus antecessores nas versões anteriores do OS X, a mudança ainda dá ao usuário a aparência geral que eles estavam perdendo. Se você não gostar da nova aparência e quiser voltar ao Dock 3D padrão, basta redigitar os comandos do Terminal acima e substituir "YES" no final por "NO" (novamente, lembre-se de digitar "killall Dock" depois para forçar a alteração a entrar em vigor).

A doca 2D personalizada no 10.8 Mountain Lion

Mostrar apenas aplicativos ativos

Por padrão, o Dock do OS X exibe todos os aplicativos ativos, além de aplicativos e pastas inativos que o usuário deseja manter à mão. Alguns usuários, no entanto, podem querer limitar o Dock a exibir apenas aplicativos abertos e ativos. Para fazer isso, volte ao Terminal e digite o seguinte comando:

padrões escrever com.apple.dock static-only -bool TRUE

Depois que a alteração entrar em vigor, você notará que seu Dock provavelmente está muito menor agora, apenas com os aplicativos abertos exibidos. Nas capturas de tela a seguir, a primeira imagem mostra o Dock antes de inserir o comando Terminal. O Finder, Mail, TweetBot, Safari, Pages, Activity Monitor e Terminal estão abertos, mas todos os outros aplicativos ainda são exibidos.

A estação padrão exibindo todos os itens ativos e inativos

Depois de inserir o comando Terminal, o Dock é muito menor e apenas os aplicativos abertos são exibidos. Essa opção é ótima para usuários que desejam usar o Dock principalmente como uma ferramenta para gerenciar aplicativos abertos enquanto usam outros meios, como o Spotlight, para realmente iniciar aplicativos.

A doca personalizada exibindo apenas itens ativos

Para reverter a alteração, digite novamente o comando Terminal e substitua “TRUE” por “FALSE”.

Alterar o nível máximo de ampliação

Um dos recursos "agradáveis ​​para os olhos" do Dock do OS X é a opção de ampliação. Isso permite que os usuários mantenham seu tamanho do Dock muito pequeno e ainda possam ver e selecionar aplicativos facilmente quando necessário. A Apple inclui um controle deslizante para escolher o tamanho dos ícones "ampliados" com um máximo padrão de 128 pixels, mas os usuários podem substituir esse máximo arbitrário e definir seu próprio limite.

O tamanho padrão do nível de ampliação máxima da estação (128 pixels)

Volte ao Terminal e digite o seguinte comando:

os padrões escrevem com.apple.dock largesize -float 256

Isso definirá o máximo para 256 pixels, como visto na imagem abaixo.

A ampliação máxima da estação é definida para 256 pixels

Você também pode enlouquecer e configurá-lo ainda maior, para 512 pixels:

A ampliação máxima da estação é definida para 512 pixels

Para redefinir o nível de ampliação para o tamanho padrão, digite este comando:

os padrões escrevem com.apple.dock largesize -float 128

Concedido, a utilidade deste comando é limitada, mas é apresentada no espírito de total personalização.

Alterar a posição da doca

Por padrão, o Dock fica centralizado no meio da tela. Embora você não possa movê-lo para qualquer local arbitrário, os seguintes comandos do terminal permitem fixar o Dock no lado esquerdo ou direito da tela.
Para posicionar o Dock no lado esquerdo da tela:

padrões escrever com.apple.dock pinning -string start

O modificador “Iniciar” fixa a estação ao lado esquerdo da tela

Para posicioná-lo no lado direito da tela:

padrões escrever com.apple.dock pinning -string end

O modificador "End" fixa o encaixe no lado direito da tela

Para retornar o Dock ao local do meio padrão:

padrões escrever com.apple.dock pinning -string middle

O modificador "Médio" retorna a estação ao centro padrão da tela

Observe que isso também funciona se você tiver seu encaixe fixado verticalmente à direita ou esquerda da tela usando Preferências do sistema> Dock> Posição na tela . Nesta configuração, "start" alinha o encaixe na parte superior da tela enquanto "end" coloca-o na parte inferior.

Escurecer ícones de aplicativos ocultos

Um recurso útil do gerenciamento de janelas do OS X é a capacidade de ocultar aplicativos (Command-H). Isso deixa o ícone do aplicativo aberto no Dock, mas oculta completamente todas as janelas do aplicativo. Por padrão, no entanto, não há indicação no Dock sobre quais aplicativos estão realmente ocultos em comparação com aqueles com janelas fechadas ou janelas ocultas sob outros aplicativos.

Por padrão, não há como saber que o Safari e o Terminal estão ocultos

Para mudar isso, digite o seguinte comando Terminal, que escurecerá os ícones dos aplicativos ocultos:

padrões escrever com.apple.dock showhidden -bool true

Na segunda captura de tela, abaixo, o Safari e o Terminal ficam ocultos após a implementação desse recurso, e seus ícones ficam esmaecidos em comparação com a configuração padrão. Isso permite que os usuários vejam com facilidade quais aplicativos estão ocultos sem comprometer a utilidade do Dock. É francamente intrigante o fato de a Apple não ativar esse recurso por padrão.

Após usar este comando do terminal, os ícones dos aplicativos ocultos ficam esmaecidos

Use a animação oculta “sugam” para minimizar o Windows

Os usuários têm duas opções padrão para o efeito usado quando uma janela é minimizada para o Dock: Scale e Genie. "Escala" faz o que seu nome indica e simplesmente reduz a janela do aplicativo para o encaixe quando minimizado. "Genie" é um pouco mais interessante e distorce a janela, pois minimiza puxando os dois cantos inferiores simultaneamente.

O "gênio" padrão minimiza a animação

Uma animação oculta, “Suck”, também pode ser implementada com o seguinte comando Terminal:

os padrões escrevem com.apple.dock mineffect sugam

Essa animação também distorce a janela, mas parece puxar principalmente do canto inferior direito da janela. Isso resulta em uma distorção mais interessante da janela à medida que ela diminui para o Dock, como se a janela estivesse realmente sendo "sugada" para baixo no canto inferior direito.

A “sujeira” oculta minimiza a animação

Para alterar o estilo de animação novamente, é possível reinserir o comando com "genie" ou "scale" em vez de "suck". Você também pode alterá-lo acessando System Preferences> Dock> Minimize Window Using… e escolha uma das opções padrão .

Sempre mostrar ícone de lixeira completa

A Lixeira do OS X, como a Lixeira do Windows, possui um ícone dinâmico que muda dependendo do status. Quando não há itens na Lixeira, o ícone exibe uma lixeira vazia. Quando o usuário exclui um item, o ícone muda imediatamente para mostrar uma lata de lixo cheia de papel.
Na maioria das situações, esse é um indicador visual útil de que algo está no lixo. Para quem gosta de um ícone estático, no entanto, digite o seguinte comando Terminal para forçar o Lixo a sempre exibir um ícone completo, mesmo se não houver arquivos dentro:

os padrões escrevem com.apple.dock lixeira-cheia -ool Sim

O lixo está vazio, mas o Dock ainda exibe um ícone de lixo "cheio"

Depois que a alteração entrar em vigor, você notará que o ícone da Lixeira sempre fica cheio, independentemente de algum arquivo estar realmente na lixeira. Para reverter a alteração, basta digitar novamente o comando e substituir "SIM" por "NÃO".

Adicionar uma pilha de itens recentes

Digite o seguinte comando Terminal para criar uma pilha especial no lado direito do Dock que contém itens acessados ​​recentemente:

os padrões escrevem com.apple.dock persistent-others -array-add '{"tile-data" = {"list-type" = 1; }; "tile-type" = "recents-tile"; } '

Após a criação, clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Control pressionada) na pilha para alterar suas opções. Os usuários podem optar por exibir os aplicativos, documentos ou servidores mais recentes ou servidores e itens favoritos definidos pelo usuário. Você também pode personalizar como a pilha é exibida.

A pilha de itens recentes mostrando aplicativos recentes (esquerda) e opções (direita)

Para se livrar da pilha, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher "Remover do Dock".

Adicionar espaçadores ao Dock

O OS X Dock, por padrão, contém um espaçador não modificável entre a parte de aplicativos à esquerda e a parte de arquivo, pasta e Lixeira à direita. Usando o comando Terminal abaixo, no entanto, os usuários podem adicionar espaçadores adicionais ao Dock para ajudar a organizar e separar os itens do Dock.
Abra o Terminal e digite o seguinte comando:

padrões escreve com.apple.dock persistent-apps -array-add '{"tile-type" = "spacer-tile";}'

Uma vez ativado, você verá um espaço em branco no lado direito do seu Dock. Clicar neste espaço não faz nada, mas pode ser arrastado pelo Dock como qualquer outro item.

Um único espaço adicionado ao Dock

Os usuários podem adicionar vários espaços digitando o comando Terminal repetidamente. Na captura de tela abaixo, quatro espaçadores foram adicionados e usados ​​para agrupar ícones do Dock com base na tarefa (digitação, comunicação, ferramentas do sistema etc.).

O comando do terminal foi inserido quatro vezes para criar quatro espaços de doca

Para remover um espaçador, basta arrastá-lo para fora do Dock ou clicar com o botão direito do mouse e escolher "Remover do Dock".
Você conhece outras maneiras de personalizar o Dock com o Terminal? Se assim for, deixe-nos saber nos comentários!

O guia completo para personalizar o dock do mac os x