Anonim

Colocar o computador no modo de baixa energia enquanto não estiver em uso pode economizar energia, reduzir o ruído (se você tiver um dispositivo particularmente alto) e ajudar a aumentar a longevidade dos componentes. Existem várias maneiras diferentes de um computador entrar em um estado de baixa energia e, enquanto os Macs gerenciam automaticamente as opções de energia por padrão, o Windows oferece aos usuários o controle sobre o método a ser usado. Aqui está uma olhada em cada opção de economia de energia.

Dormir

O sono desativa a maioria dos componentes do computador, exceto a RAM. Os dados ativos são mantidos na RAM enquanto o computador é usado, mas a RAM é volátil, o que significa que não é possível manter os dados sem energia. Isso se compara aos discos rígidos e drives de estado sólido, que são não voláteis e não exigem energia constante. Em outras palavras, se um usuário tiver um arquivo aberto que não tenha sido salvo em um disco rígido e exista apenas na RAM, esse arquivo será perdido se o computador perder energia. Por outro lado, um arquivo salvo no disco rígido não será perdido no caso de falta de energia.
Como o sono mantém os dados ativos armazenados na RAM, isso significa que, enquanto a energia da bateria ou da parede permanecer disponível, o computador poderá permanecer no estado de sono indefinidamente, protegendo os dados do usuário que estavam ativos no momento do sono. Se a energia for perdida a qualquer momento, no entanto, os dados armazenados apenas na RAM serão perdidos.
Considerando esse risco, o benefício do sono é que ele permite que o usuário retome o computador quase instantaneamente, pois todos os dados ainda estão na RAM e somente a energia do monitor e de outros componentes precisa ser restaurada. Como resultado, o sono é benéfico principalmente para usuários de PCs desktop, que possuem uma fonte de energia relativamente ilimitada da parede.
Os usuários de laptop também podem dormir, mas correm o risco de perder seus dados não salvos se a bateria acabar. Alguns fabricantes de laptops compensaram esse risco configurando o sistema para entrar automaticamente no modo de hibernação (discutido a seguir) se a bateria estiver quase vazia.

Hibernate

Diferentemente do sono, que mantém os dados ativos armazenados na RAM, o hibernate grava todos os dados ativos no disco rígido e desliga os componentes como se o computador estivesse totalmente desligado. A hibernação quase não usa energia, mas leva mais tempo para iniciar, pois os dados devem ser lidos do disco rígido para a RAM antes que o sistema possa ser utilizado. Dependendo da quantidade de dados na RAM ativa e da velocidade do disco rígido, esse processo pode levar alguns segundos até um minuto ou mais.
A vantagem de simplesmente desligar o computador e reiniciar, no entanto, é que os dados de um usuário são restaurados no ponto em que eles entraram na hibernação, permitindo que o usuário continue de onde parou. Como mencionado acima, a hibernação quase não usa energia e, portanto, é recomendada para laptops e usuários de desktop que consomem muita energia. Apenas esteja preparado para aguardar um pouco para retomar o trabalho depois de decidir ativar um sistema de hibernação.

Sono híbrido

Introduzido em 2007 como parte do Windows Vista, o sono híbrido tenta mesclar os benefícios do sono padrão e da hibernação. Quando ativado, o sono híbrido grava dados ativos no disco rígido (como hibernação), mas também mantém baixos níveis de energia na RAM (como sono padrão). Isso permite que o usuário ative o computador rapidamente, mas também protege os dados do usuário com uma cópia no disco rígido em caso de falta de energia.


A suspensão híbrida geralmente é um recurso disponível apenas em desktops (você pode encontrá-lo em alguns laptops personalizados usando componentes de classe de área de trabalho) e é ativada em Painel de controle> Opções de energia> Editar configurações do plano> Alterar configurações avançadas de energia> Suspensão> Permitir Sono híbrido. Uma vez ativado, a ativação do sono padrão acionará automaticamente o sono híbrido e uma cópia dos dados na RAM será gravada no disco rígido local.

Escolhendo seu método

Você escolherá seu método de baixo consumo de energia no Menu Energia do Windows. A suspensão padrão e a hibernação serão listadas dependendo da configuração do seu PC. Se você não encontrar uma das opções, vá para Painel de controle> Opções de energia> Escolha o que os botões de energia fazem e marque as caixas "Hibernar" ou "Suspender" em "Configurações de desligamento".


Se você deseja usar suspensão híbrida, siga as etapas listadas na seção suspensão híbrida deste artigo para habilitá-la e selecione “Suspensão” no menu de energia do Windows.


Independentemente de qual opção você escolher, sempre salve seus dados antes de sair do computador. Embora opções como suspensão hibernada e híbrida gravem seus dados não salvos no disco rígido, ainda podem ocorrer erros e os poucos segundos necessários para salvar manualmente os dados pálidos em comparação com o custo e o tempo de recuperação dos dados.

Comparando sono, hibernação e sono híbrido no Windows