Os Macs e o OS X têm uma reputação cuidadosamente criada - “simplesmente funciona” - e a Apple historicamente anuncia que os Macs simplesmente não requerem o mesmo tipo de manutenção ou experimentam os mesmos tipos de “podridão por bits” que seus computadores baseados no Windows concorrentes. Portanto, o software que alega manter ou melhorar o seu Mac é recebido com ceticismo pela base de usuários do OS X.
Há uma boa causa para esse ceticismo, é claro; muitos aplicativos e utilitários lançados ao longo dos anos têm um valor questionável, e alguns são totalmente prejudiciais ao OS X e aos dados do usuário. Os aplicativos que prometem aumentar a memória, impedir vírus e o desempenho milagrosamente duplo do sistema inundaram a comunidade de software OS X na última década, e os usuários mais experientes estão cansados disso.
Mas é necessário um utilitário de manutenção do sistema? O MacPaw, desenvolvedor do OS X, espera que sim, pois a empresa acaba de lançar uma atualização para seu aplicativo multifuncional, o CleanMyMac. Ao contrário dos vendedores questionáveis de outros softwares de manutenção para Mac, a MacPaw é uma empresa estabelecida que produz software de qualidade. Aplicativos como o Gemini, que localiza e remove arquivos duplicados, e o Hider, que torna a ocultação ou criptografia de dados confidenciais super rápida e fácil, são usados extensivamente nos escritórios da TekRevue há anos. De fato, os aplicativos MacPaw são leves, executam rapidamente e apresentam ótimos designs inspirados no OS X.
E isso nos leva ao CleanMyMac, o único aplicativo MacPaw que realmente não usamos antes. O CleanMyMac 3 acaba de ser lançado e estávamos curiosos se esse utilitário de sistema era realmente útil. As versões anteriores do aplicativo receberam classificações geralmente positivas das principais publicações, e nossa boa experiência com outros softwares MacPaw nos levou a dar uma chance, então entramos em contato com a MacPaw e eles enviaram uma prévia do pré-lançamento, que testamos. nas últimas semanas.
Recursos e Capacidades
Links Rápidos
- Recursos e Capacidades
- Limpeza
- Serviços de utilidade pública
- Outras características
- Uso e eficácia
- Valor
- Cuidado
- Conclusão
O CleanMyMac 3 combina muitas funções diferentes em um único aplicativo, com foco na remoção de arquivos desnecessários e na manutenção de um bom desempenho para o seu Mac. Esses dois focos são divididos nas seções "Limpeza" e "Utilitários" do aplicativo. Aqui está um rápido resumo de cada seção.
Limpeza
Lixo do sistema: remove logs e caches do usuário e do sistema, arquivos de localização desnecessários do OS X, o código do PowerPC de binários universais e arquivos de idioma não utilizados.
Lixo do iPhoto: esvazia o lixo do iPhoto e remove cópias desnecessárias de imagens editadas anteriormente.
Anexos de email: procura e remove cópias locais de anexos de email que ainda estão disponíveis no seu servidor de email. Para aqueles com grandes bibliotecas de email, isso pode economizar uma quantidade significativa de espaço de armazenamento.
Lixo eletrônico do iTunes: remove aplicativos iOS baixados localmente (os aplicativos permanecem nos seus dispositivos iOS após serem removidos do Mac), backups antigos de dispositivos iOS, atualizações antigas de firmware de dispositivos iOS e quaisquer downloads quebrados do iTunes.
Lixeiras: esvazia todas as lixeiras do seu Mac, não apenas a lixeira principal do sistema que fica no Dock. Isso inclui lixeira de unidade externa, lixeira do iPhoto, lixeira do Mail e qualquer lixeira detectável específica do aplicativo.
Arquivos grandes e antigos: identifica os arquivos maiores e mais antigos em uma pasta especificada (por padrão, a pasta do usuário ativo). Você deve ter muito cuidado aqui - apenas porque algo é antigo ou grande, não significa que você deve excluí-lo - mas esse recurso pode ajudar a identificar quais arquivos estão ocupando mais espaço ou quais não foram acessados no por um tempo e tome decisões sobre o que mover para o armazenamento externo, a fim de economizar espaço na unidade principal do seu Mac.
Limpeza inteligente: a função Limpeza inteligente combina inteligentemente todas as seções acima em uma única ação, mas usa o que MacPaw chama de "Banco de dados de segurança" - uma lista de itens, regras e exceções que a empresa criou para garantir que não haja problemas críticos. os arquivos do sistema ou do usuário são removidos - para minimizar o risco de excluir dados importantes incorretamente. Todos os dados encontrados durante uma Limpeza Inteligente que possam ser importantes são apresentados ao usuário para revisão antes da remoção.
Serviços de utilidade pública
Desinstalador: remove não apenas os binários do aplicativo, mas também todos os arquivos associados que excluem apenas o arquivo .app frequentemente.
Manutenção: permite que o usuário execute várias tarefas de manutenção agendadas e manuais, como a reconstrução dos Serviços de Inicialização, a reindexação do Spotlight e a verificação das permissões do disco.
Privacidade: remove histórico, cache e cookies dos navegadores da Web e aplicativos de bate-papo instalados.
Extensões: exibe uma lista de todas as extensões, widgets e plug-ins instalados e permite remover ou desativá-los conforme desejado.
Shredder: permite apagar com segurança arquivos e pastas, tornando-os irrecuperáveis. Novamente, tenha cuidado com esta opção, porque você não poderá recuperar seus dados se acidentalmente "destruir" o arquivo ou a pasta errada.
Outras características
O que há de novo no CleanMyMac 3 é uma bela exibição do painel, que fornece uma visão geral do status atual do sistema, incluindo espaço e composição de armazenamento disponível, uso de memória e estresse da CPU. Há também um medidor que rastreia quanto espaço total de armazenamento você economizou ao executar cada módulo do aplicativo ao longo do tempo.
Para facilitar o monitoramento e o acesso aos recursos do CleanMyMac 3, também existe um novo utilitário de barra de menus que rastreia o espaço livre, o uso da memória e o tamanho atual da lixeira. Você pode definir parâmetros de alerta personalizados nas preferências do CleanMyMac, permitindo receber uma notificação quando o espaço de armazenamento ficar muito baixo ou o tamanho do lixo subir muito alto. É um toque agradável, especialmente para aqueles que usam MacBooks com unidades relativamente pequenas.
Finalmente, o CleanMyMac 3 apresenta novos "alertas de integridade", que notificam o usuário quando ocorrem vários eventos relacionados ao hardware, como um sistema de superaquecimento, falha na unidade ou problema de energia.
No geral, é importante reconhecer que o CleanMyMac 3 promete fazer muitas coisas. A realidade, no entanto, é que a maioria dos usuários não precisará de todos os recursos do CleanMyMac. Muito pouco do que o CleanMyMac 3 oferece não pode ser encontrado ou executado por outro método, geralmente gratuito, por isso, você deve decidir se o aplicativo faz o suficiente do que você precisa para justificar o preço em comparação com a conveniência oferecida por mesclando várias tarefas em uma única interface.
Uso e eficácia
O uso do CleanMyMac 3 é muito simples. Em cada seção de limpeza, o usuário começa clicando no botão "Digitalizar" para identificar os dados aplicáveis. Em seguida, todas as informações localizadas pela verificação são apresentadas ao usuário para revisão, juntamente com a quantidade aproximada de espaço de armazenamento que remove cada item. Os usuários podem clicar com o botão direito do mouse em qualquer item para acessar uma Visualização rápida (se aplicável) ou abrir o local do arquivo no Finder. Isso ajuda a verificar arquivos ou pastas desconhecidos para garantir que eles sejam elegíveis para exclusão.
No lado Utilitários, as opções variam de acordo com a tarefa. O Desinstalador, por exemplo, fornece ao usuário uma lista de todos os softwares instalados, e clicar em qualquer aplicativo instalado revela uma lista completa dos arquivos associados, onde quer que estejam localizados em sua unidade. A manutenção, por outro lado, lista 8 tarefas comuns, como liberar o cache DNS ou reconstruir o banco de dados do Mail, e o usuário simplesmente marca a caixa de cada tarefa que deseja executar.
Em todas as áreas, as opções e os recursos são relativamente simples e fáceis de entender, e também existem amplas descrições e dicas de ferramentas para cada recurso, que explicam seus recursos em detalhes.
Como mencionaremos na próxima seção, a proposta de valor para o CleanMyMac 3 não é ótima para todos os usuários, mas o aplicativo realmente faz o que afirma fazer. Os vários módulos funcionam como anunciado; conseguimos economizar cerca de 5 GB removendo binários universais e arquivos de idioma desnecessários e outros 10 GB limpando anexos antigos do Mail e backups do iDevice.
Valor
É claro que o CleanMyMac 3 funciona como anunciado. O problema, no entanto, é que quase todos os recursos que o aplicativo oferece podem ser encontrados em outros lugares e, geralmente, de graça. Tarefas como verificação e reparo de permissões de disco podem ser executadas no aplicativo Disk Utility do OS X, e operações mais avançadas, como a reconstrução de serviços de inicialização ou a reindexação do Spotlight, podem ser realizadas no Terminal. Da mesma forma, as funções de manutenção do sistema podem ser executadas manualmente através do utilitário gratuito OnyX, o OmniDiskSweeper pode localizar e remover arquivos grandes, e aplicativos gratuitos como AppCleaner podem desinstalar aplicativos do OS X e arquivos associados.
Portanto, a um preço de lançamento de US $ 39, 95 para um único Mac (US $ 59, 95 para 2 Macs ou US $ 89, 95 para 5 Macs), convém tomar sua decisão de compra com base na conveniência que o CleanMyMac 3 pode oferecer, não necessariamente em seus recursos . De fato, existem alguns recursos exclusivos e úteis, como o Dashboard, Health Alerts e a barra de menus, mas a maioria do que o CleanMyMac 3 oferece pode ser encontrada em outros lugares.
Isso faz com que a decisão de gastar pelo menos US $ 40 se reduza ao valor do seu tempo. Você gastará um bom tempo iniciando vários aplicativos e utilitários de sistema OS X para executar manualmente cada operação que o CleanMyMac 3 oferece. Pense nesse momento, e possível confusão, versus um único clique no CleanMyMac. Seus sentimentos nessa comparação lhe dirão se o CleanMyMac 3 vale a pena para você.
Cuidado
Uma observação final: como qualquer aplicativo que possua a capacidade de remover dados, os usuários devem ter extremo cuidado ao usar os recursos de "Limpeza" do CleanMyMac 3. Não nos entenda mal, o aplicativo faz um ótimo trabalho protegendo arquivos críticos do sistema e explicando cada remoção e ação antes de ser executado, mas ainda podem ser cometidos erros se o usuário não for cuidadoso, e isso definitivamente não é um dos os aplicativos em que você pode ignorar os detalhes e as letras pequenas.
Conclusão
O CleanMyMac 3 não é para todos, e os usuários avançados provavelmente irão preferir executar muitas de suas funções por conta própria através do Terminal ou de outros aplicativos do sistema OS X. Mas se você estiver um pouco desconfortável ao mergulhar no Terminal, ou apenas quiser economizar algum tempo, o CleanMyMac 3 é tão bom quanto você encontrará em aplicativos dessa natureza. Você definitivamente liberará algum espaço de armazenamento e talvez até encontre alguns arquivos antigos enormes que estão desperdiçando espaço na unidade do seu Mac. Se você mergulhar, encontrará um aplicativo atraente, fácil de navegar e com poucos recursos dos sistemas.
O CleanMyMac 3 é lançado hoje e deve estar disponível em breve no site da MacPaw. Como mencionado anteriormente, existem três opções de licenciamento disponíveis:
1 Mac - US $ 39, 95
2 Macs - $ 59, 95
5 Macs - US $ 89, 95
Os proprietários existentes do CleanMyMac ou CleanMyMac 2 podem atualizar para o CleanMyMac 3 com um desconto de 50%, e aqueles que adquiriram o CleanMyMac 2 em 7 de março de 2015 ou depois de 7 de março de 2015 podem atualizar para a versão mais recente gratuitamente. O aplicativo requer o OS X 10.8 Mountain Lion ou superior e cerca de 45 MB de espaço livre.