Por que BleachBit?
Links Rápidos
- Por que BleachBit?
- Instale o BleachBit
- janelas
- Linux
- Usando BleachBit
- Limpeza de Lixo
- The Shredder
- Pensamentos finais
O BleachBit tem uma função muito simples, mas muito importante. Exclui completamente os arquivos. Esses arquivos podem ser aqueles que você pede especificamente para remover ou podem ser os arquivos indesejados que entopem o seu computador e o tornam mais lento. De qualquer forma, o BleachBit não apenas os exclui, mas também substitui o espaço que eles ocupavam pelo lixo aleatório, tornando quase impossível recuperar esses arquivos.
Portanto, os usos do BleachBit são duplos. Primeiro, você pode usá-lo para limpar os arquivos indesejados, como caches inchados, do seu computador e acelerá-lo. Segundo, você pode usar o BleachBit para destruir completamente e com segurança arquivos sensíveis.
Antes de você colocar em questão, o BleachBit é definitivamente seguro nas circunstâncias certas. Durante a eleição de 2016, o BleachBit ganhou uma publicidade inesperada quando foi revelado que o BleachBit foi usado para excluir os e-mails ausentes do servidor de Hillary Clinton. Se eles não puderam ser recuperados, você não deve se preocupar muito com os arquivos que você exclui com o BleachBit.
Instale o BleachBit
Um dos grandes aspectos do BleachBit é que ele é totalmente de código aberto e multiplataforma. O BleachBit detectará muitos aplicativos e pastas no seu computador, independentemente do sistema operacional, e incluirá os módulos apropriados em sua listagem.
janelas
Vá para a página de download do BleachBit e baixe o instalador .exe.
Quando o instalador terminar o download, inicie-o. A maioria dos padrões é boa. Selecione seu idioma e depois a licença. Ironicamente, a licença é a GPL, que diz que o software é gratuito e deve permanecer livre, mas você pode fazer qualquer coisa que desejar.
Selecione os componentes que você deseja. Certifique-se de incluir a funcionalidade shred.
Escolha seu diretório de instalação e termine a instalação.
Linux
O BleachBit é um software livre, então a maioria das distribuições Linux o empacota e você o encontra em seus repositórios padrão. Você pode usar o seu gerenciador de pacotes para instalar o BleachBit.
Algumas distribuições Linux podem não estar fornecendo a versão mais recente do BleachBit. Se você deseja o mais recente absoluto, pode instalar um dos pacotes fornecidos pelos desenvolvedores do BleachBit.
Debian / Ubuntu / Mint
$ sudo apt instala bleachbit
Fedora
# dnf install bleachbit
CentOS / RHEL
# yum instalar bleachbit
OpenSUSE
# zypper em bleachbit
Arch Linux
Usando BleachBit
Por quão poderoso é, o BleachBit é realmente muito simples de usar. Basta clicar no ícone (onde quer que esteja o iniciador) e abrir o utilitário gráfico. No Linux, é melhor executar o BleachBit como root no terminal, pois você pode ter problemas de permissão.
Quando você abre, a interface que você vê é bastante simples. No lado esquerdo, há uma lista de verificação dos itens que podem ser limpos. Também há um pequeno menu no topo, mas é tudo. O BleachBit exibirá as alterações feitas no amplo espaço em branco à direita.
Limpeza de Lixo
A coisa mais simples que você pode fazer com o BleachBit é limpar arquivos indesejados. No lado esquerdo, você encontrará uma lista de verificação de possíveis pastas e arquivos para limpar. Marque as que você deseja limpar.
Não marque tudo de uma vez. BleachBit é um pouco de valentão. Ele não se importa se outro processo do sistema estiver usando um arquivo e não se importa se quebra algo. Selecione suas pastas com cuidado. Também é uma boa ideia, depois de selecionar as pastas, clicar no ícone de lupa na parte superior da lista. O BleachBit executará todos os arquivos que serão removidos sem tocar em nenhum deles. Você pode verificá-lo no painel direito e garantir que nada de importante seja impactado.
Por fim, quando tiver certeza absoluta, pressione o ícone da lixeira. O BleachBit executará tudo o que você escolheu e o destruirá completamente.
The Shredder
Se apenas esta seção fosse sobre um vilão das Tartarugas Ninja … No entanto, a funcionalidade trituradora do BleachBit é muito boa. Ele pega um arquivo ou uma pasta e o exclui. Em seguida, preenche o espaço que o arquivo anteriormente ocupava com dados indesejados (aleatórios e zeros), por isso é quase impossível recuperar qualquer informação sobre o arquivo excluído.
Com métodos normais, um arquivo excluído não é realmente removido. Quando você exclui um arquivo, o sistema operacional apenas marca o espaço ocupado pelo arquivo como gravável. O arquivo ainda está lá, mas o sistema operacional substituirá o espaço quando for necessário. Isso significa que o arquivo ainda pode ser recuperado até que esse espaço seja ocupado por outra coisa. O BleachBit enche o espaço com lixo antes de marcá-lo como gravável, para que não haja mais nada a recuperar.
Para destruir um arquivo ou uma pasta, clique em "Arquivo" na parte superior da janela. Selecione “Shred File” ou “Shred Folder”. Uma nova janela será aberta e permitirá que você navegue até o destino. Selecione o arquivo ou pasta e pressione “Ok”. O BleachBit solicitará mais uma vez sua confirmação. Esta é sua última chance de mudar de idéia. Se você estiver absolutamente certo, clique em "Excluir". O BleachBit destruirá o arquivo ou a pasta de destino e exibirá um relatório dos resultados no painel direito.
Pensamentos finais
BleachBit é uma excelente ferramenta. Ele pode acelerar seriamente um sistema congestionado, especialmente com o Windows. Também é uma ótima maneira de ajudar a proteger sua privacidade.
Há uma captura, no entanto. A trituradora do BleachBit não funciona exatamente no armazenamento flash. Isso significa que você não pode excluir completamente os arquivos em unidades de estado sólido, unidades USB e cartões SD. Seu design impede que ele funcione conforme o esperado. Nesses casos, é melhor usar uma partição criptografada para suas informações confidenciais.