Nota: Isso pode ou não funcionar para você, mas não custa nada para tentar.
Observe também: se o seu roteador sem fio estiver funcionando corretamente, você não precisará fazer isso.
Todos os roteadores sem fio são enviados usando um canal predefinido. Existem 11 canais.
Se você notar que seu sinal sem fio cai por aparentemente nenhuma razão e / ou a conexão está irregular na melhor das hipóteses, mesmo que você esteja próximo, o canal que seu roteador sem fio está usando pode ser o problema. É bem possível que outros roteadores sem fio em sua área estejam usando o mesmo canal ou que haja algum tipo de interferência que interrompa a transmissão.
Quando você muda o canal, não precisa fazer nada na configuração do computador; sua placa sem fio detectará automaticamente qualquer novo canal que você escolher.
O primeiro passo é usar um utilitário chamado NetStumbler para verificar se outros roteadores sem fio estão usando o mesmo canal que você.
É assim que um relatório do NetStumbler se parece:
A lista de canais está à direita. O meu é o primeiro da lista. Percebi que outros roteadores sem fio perto de mim estavam usando os canais 6, 9 e 11 - então mudei o meu para 3. Percebi imediatamente uma melhora na qualidade do sinal.
A maneira como mudei de canal foi entrar no meu programa de configuração do roteador através do meu navegador. Eu uso um roteador Belkin e ficou assim:
Tudo o que eu precisava fazer era escolher um novo canal no menu suspenso e aplicá-lo. O roteador reiniciou usando o canal sem fio 3 e eu o uso desde então.
Algumas notas:
- Isso não aumentará a velocidade da transferência de dados, mas aumentará a estabilidade da conexão.
- Seu alcance sem fio não aumenta, mas um sinal mais limpo deve permitir que você se conecte a 75 pés de distância sem problemas (supondo que não haja muitas obstruções).
- Se a sua preocupação for o alcance, considere comprar um segundo roteador sem fio de baixo custo e use-o como WAP para estender o alcance.