O buffer nunca é um fenômeno bem-vindo. Isso significa um atraso na exibição do seu programa de TV ou filme e ter que esperar enquanto o fluxo encontra o caminho da Internet para o dispositivo. Alguns buffers não podem ser ajudados, mas você pode fazer algo sobre alguns deles. Este tutorial mostrará o que você pode fazer se um aplicativo de streaming como o Cinema HD continuar armazenando buffer.
O buffer é essencialmente um atraso de vídeo. Da mesma forma que você recebe um atraso no carregamento ou na latência de uma página da web ao jogar, o buffer é o mesmo. Como o conteúdo transmitido não tem presença no seu dispositivo, ele não pode continuar reproduzindo ou fazendo algo útil enquanto aguarda, e é por isso que a tela congela e você vê um ícone ou mensagem de carregamento.
Como o streaming de conteúdo funciona
Aplicativos, fluxos de vídeo, chamadas VoIP, videochamadas, jogos e a maioria dos aplicativos da Internet usam o Protocolo da Internet para transportar dados. Dados grandes são divididos em pacotes para que possam transitar longas distâncias com rapidez e eficiência. Cada pacote é composto de um endereço IP de destino, identificando dados, a carga útil, ou seja, parte do filme e o endereço IP de origem.
Por exemplo, um programa de TV transmitido em streaming pode ser dividido em um milhão de pacotes prontos para o transporte. Cada pacote será enviado em ordem pela Internet para o seu dispositivo. Porém, devido à forma como a Internet e o roteamento de pacotes funcionam, nem todos eles chegam na mesma ordem em que foram enviados. Os dados de identificação têm um 'número de pedido', por falta de um termo melhor que informe ao dispositivo em que ordem reconstruir o arquivo e inserir esse pacote específico.
Quando você transmite conteúdo, a página ou o aplicativo é baixada com alguns segundos de antecedência, para que haja um pouco de reserva. Ele fará o download de mais do fluxo a uma taxa (espero) mais rápida do que você está usando para assistir. Isso cria um buffer de dados para permitir atrasos no fluxo ou interrupções. É um sistema elegante que permite uma reprodução sem falhas quando funciona.
Quando não funciona tão bem, você vê mensagens em buffer.
O Cinema HD mantém o buffer
Embora eu use o Cinema HD neste exemplo, os mesmos princípios se aplicam ao Netflix, Hulu, iTunes e qualquer serviço de streaming. Geralmente, existem três causas para o buffer: seu ISP, seu dispositivo ou o serviço de streaming. Você não pode fazer muito sobre o seu provedor de serviços de Internet ou o serviço de streaming, exceto reclamar quando isso acontece com muita frequência; portanto, vejamos o que você pode fazer sobre o armazenamento em buffer.
Um dispositivo normalmente faz buffer se estiver muito ocupado fazendo outra coisa, precisar compartilhar uma rede com outros aplicativos ou apresentar um sinal ruim.
Prioridades do dispositivo
Dependendo do dispositivo que você está usando, pode estar ocupado tentando fazer outra coisa enquanto também é transmitido pelo Cinema HD. Por exemplo, um PC com Windows pode estar tentando baixar uma atualização ou um novo driver enquanto você assiste ao filme. Você também pode estar executando outros aplicativos ou ter algo em execução em segundo plano que afasta os recursos da reprodução de mídia.
Veja o que seu dispositivo está fazendo. Encerre todos os aplicativos ou programas que estão consumindo recursos e verifique se a potência do seu dispositivo está concentrada na reprodução do seu conteúdo.
Otimizar para reprodução
Se você estiver transmitindo um filme e também estiver baixando um jogo ou atualizando seus aplicativos, todos esses dados estarão lutando por largura de banda na sua conexão. A menos que você tenha a sorte de ter fibra, algo tem que dar. Se o Cinema HD continuar armazenando buffer, veja o que mais está tentando usar sua conexão com a Internet no momento.
Olhe no seu computador, telefone ou roteador para ver o que mais está acontecendo. Se você mora sozinho, verifique se o dispositivo não está atualizando ou baixando mais nada. Se você mora com outras pessoas, verifique quem está fazendo o que. Se você tiver acesso ao seu roteador, veja qual volume e tipo de tráfego está passando por ele. Faça o que você precisa fazer para garantir que seu fluxo tenha largura de banda suficiente para funcionar sem buffer.
Sinal ruim causando buffer
Se você estiver usando um dispositivo em WiFi e o Cinema HD continuar armazenando buffer, pode ser um sinal ruim. Se você se certificou de que o dispositivo não está fazendo outras coisas e sua conexão não está ocupada com outras prioridades, verificar a força do sinal é a próxima coisa a tentar.
Se você estiver em um telefone, use um aplicativo analisador WiFi para ver quão forte é o seu sinal, que outro dispositivo WiFi está usando sua conexão e que outras conexões estão usando um canal WiFi semelhante a você. Se o seu vizinho usa um canal WiFi semelhante, você pode estar interferindo na conexão um do outro. Mude o canal por dois e veja se as coisas melhoram.
O buffer é um aborrecimento que você raramente deve ver agora que a internet é muito mais eficiente do que costumava ser. Com serviços legítimos, você quase nunca deve experimentar buffer. Com serviços menos do que legítimos, como o Cinema HD, você quase não tem controle sobre a fonte, mas pode influenciar o seu lado da equação. Pelo menos agora você sabe o que verificar se o Cinema HD mantém o buffer. Espero que ajude!