Anonim

Se você usa o Google Chrome (a maioria das pessoas que lê este artigo) ou lê ocasionalmente na Web, talvez já tenha ouvido falar dessa coisinha chamada “Chromium”. O contexto em que você provavelmente ouvirá isso é "baseado em Chromium", mas a pesquisa por Chromium oferece apenas o que parece ser uma versão alternativa do Chrome.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Google Chrome

, esclareceremos qualquer confusão que você possa ter explicando a diferença entre os dois navegadores e também como algo pode ser baseado no Chromium.

Os Navegadores

Vamos tirar isso logo de cara. Do ponto de vista do usuário, o Google Chrome e o Chromium são basicamente a mesma coisa. Eles compartilham uma interface, extensões e os recursos mais básicos. A principal diferença é que o Google Chrome é a versão do Chromium voltada para o consumidor, personalizada pelo Google. Geralmente é bastante estável e, a menos que você opte pelo Chrome Canary, não estará lidando com muitos bugs ou falhas no navegador principal.

O cromo, no entanto, é essencialmente destilado do cromo na sua forma mais pura. Antes que o Google faça muito, com todos os recursos mais recentes sendo testados ativamente. Isso significa que pode ser muito complicado e instável, e geralmente é . De fato, é o que deveria ser - os problemas existem para que os desenvolvedores possam identificar suas causas e corrigi-las, o que mais tarde resulta em uma versão mais poderosa e estável do Chrome para todos os outros.

Mas isso não explica os navegadores baseados no Chromium, como a versão atual do Opera. Além disso, o que é isso sobre "código aberto" e "desenvolvedores"? Bem…

O projeto

A maior parte do Chrome vem do Chromium Project, e o Chromium Project, como muitos outros, é de código aberto. Projetos de código aberto permitem que qualquer pessoa visualize, edite e faça alterações no programa, com o objetivo de todos trabalharem juntos para fazer o melhor aplicativo possível. Muitos aplicativos nascem dessa maneira, assim como várias distribuições do Linux, um kernel de código aberto para literalmente milhares de sistemas operacionais.

O Chromium é a base de código aberto a partir da qual o Google Chrome é construído, além de outros navegadores. É patrocinado em parte pelo Google, é claro, e os desenvolvedores do Google obviamente têm uma mão nisso. Se você é um desenvolvedor ou deseja entrar no desenvolvimento da web, dê uma olhada no Chromium. Mas se você é como a maioria dos usuários da Internet … use o Chrome.

Cromo x cromo: qual a diferença?