Anonim

Depois de passar um tempo com o Roku Streaming Stick para compará-lo com o Amazon Fire TV Stick, pensei na hora de compará-lo ao outro grande nome do streaming, o Chromecast.

Consulte também o nosso artigo Como usar o Kodi no seu dispositivo Roku

O Roku Streaming Stick e o Chromecast oferecem streaming de TV por meio de um dongle, ambos oferecem uma variedade de canais para sua TV, principalmente gratuitos e oferecem opções de visualização semelhantes. Eles apenas fazem isso de maneiras ligeiramente diferentes.

desenhar

O Roku Streaming Stick e o Chromecast são dongles HDMI que se encaixam na parte traseira da sua TV. Você raramente os verá a menos que use um cabo extensor para garantir que os sinais sejam transmitidos. Alguns usuários do Roku descobriram que a TV bloqueia os sinais remotos. Aqueles que não usam o controle remoto WiFi de qualquer maneira.

O design do Chromecast é mais como um botão grande ou pirulito do que dongle. Parece bom e adiciona um pouco de cor ao que geralmente é uma parte preta ou prateada da sala. Encaixa no slot HDMI usando um pequeno cabo flexível para obter a capacidade máxima. Se você gosta da aparência, pode expô-la; se não gosta, pode guardá-la.

O Roku Streaming Stick é uma forma de dongle mais tradicional em roxo. Não possui um cabo flexível, mas deve caber em mais espaços, dadas as dimensões. Provavelmente ele ficará escondido atrás da TV, a menos que você use um cabo extensor, para que não haja muito o que dizer.

O controle remoto que acompanha o Roku Streaming Stick é de plástico barato, mas cabe bem na mão e possui apenas alguns botões. O Roku se concentrou nos mais importantes, direção, seleção e atalhos. Parece simples, mas está sintonizado com as necessidades precisas do Roku.

Recursos

Os recursos são onde o Roku Streaming Stick diverge do Chromecast de maneira bastante significativa. Enquanto ambos oferecem transmissão de TV, eles fazem isso de maneiras muito diferentes.

O Chromecast não controla ou gerencia canais, não oferece uma interface de usuário elegante para controlar o conteúdo ou oferece muito em termos de interatividade. Seu computador ou smartphone hospeda os aplicativos e os "transmite" ao Chromecast, que exibe o conteúdo na sua TV. Essa é uma maneira muito simples de consumir mídia, mas é muito básica. Isso não é ruim, apenas significa que você sempre precisará de seu telefone ou laptop para fazer tudo funcionar.

O Roku Streaming Stick é mais um centro de mídia do que pura serpentina. A tela inicial permite acessar seus canais, opções, jogos, configurações e tudo o que o Roku é capaz de fazer. É uma experiência mais tradicional do media center, um pouco menos flexível que o Chromecast, mas mais centralizada e fácil de controlar. Você não precisa de um smartphone ou computador se usar o controle remoto e tudo puder ser feito com o dongle.

Conteúdo

Há pouco tempo, o enigma do conteúdo não teria sido contestado. O Chromecast tinha poucos aplicativos, poucos canais e nenhum conteúdo. Em seguida, o Google lançou o SDK do Chromecast na natureza e nas mãos dos desenvolvedores. Desde então, houve uma explosão de aplicativos e conteúdo para o Chromecast. Isso tornou o campo de jogo muito mais equilibrado.

O Chromecast usa aplicativos de telefone ou computador para entregar o conteúdo. Possui todos os canais usuais, com a exceção óbvia do Amazon Instant Video. Oferece acesso ao Netflix, Hulu, Pandora e aos canais usuais, além de jogos e aplicativos. A gama é ampla e quase abrangente, para que você definitivamente não perca se usar este dispositivo.

O ás na manga do Chromecast é sua capacidade de transmitir qualquer coisa. Deseja assistir a um vídeo do YouTube na sua TV? Transmitir da página da web para a tela. Veja um vídeo em qualquer site em qualquer lugar? Transmiti-lo da página usando seu smartphone ou computador. Oferece uma flexibilidade incrível que funciona excepcionalmente bem.

Como mencionado, o Roku Streaming Stick é uma experiência mais tradicional do media center. Funciona de maneira semelhante ao cabo ou satélite, pois reúne todos os canais disponíveis em um EPG limpo e os controla usando o controle remoto. Quando se trata de conteúdo, o Roku é enorme, com mais de 4.000 canais disponíveis na loja do canal Roku. Você pode adicionar canais diretamente da loja de canais ou aleatoriamente quando se deparar usando códigos de acesso. É uma maneira simples e fácil de adicionar conteúdo.

Usabilidade

Nenhum dos dispositivos é difícil de usar. Se você usou um aplicativo Android ou YouTube, pode usar o Chromecast. Se você já usou um console de jogos ou XBMC, pode usar o Roku. Eles têm facilidade de uso no centro das coisas e ambos são muito fáceis de entender.

O Chromecast não tem uma interface de usuário tradicional. Em vez disso, ele usa um aplicativo para transmitir conteúdo ou um pequeno botão 'transmitir' no navegador Chrome. O aplicativo é simples e organizado e faz exatamente o que você esperaria. A capacidade de digitar usando um computador ou smartphone será uma vantagem definitiva para alguns. Digitar um termo de pesquisa no Chromecast usa o teclado interno do smartphone usado para o SMS, que todos sabemos como usar.

O Roku Streaming Stick usa uma interface tradicional com a tela inicial. Mantém o tema roxo e fica bem na TV. A tela inicial é simples, com os principais canais no centro e o menu à esquerda. Você pode alterar a configuração, adicionar canais, jogar jogos e todos os tipos nesse menu à esquerda. Tanto quanto posso dizer, a interface do usuário tem apenas três camadas, para que você nunca esteja longe de onde precisa estar.

Configurando

A configuração do Chromecast ou do Roku leva menos de cinco minutos e é o mais fácil possível. Nenhum deles apresenta um problema e, quando você estiver definido, é isso que diz respeito à configuração.

O Chromecast exige apenas que você conecte o dispositivo, ligue a TV e use o smartphone ou o computador para emparelhá-lo à sua Conta do Google. O emparelhamento muda sua rede Wi-Fi da Internet para o dispositivo para enviar a configuração, mas depois volta ao normal quando terminar.

Depois de configurada, você deve instalar a extensão do Cast no Chrome, se ainda não a tiver.

A configuração do Roku Streaming Stick é igualmente simples. Conecte o dongle, ligue a TV e conecte o dispositivo à sua rede Wi-Fi. Use seu telefone ou computador para criar uma conta Roku e associe seu dispositivo à sua conta. Os dispositivos fornecem um código para entrar no site para identificá-lo e está tudo bem. Você pode navegar no site como quiser para adicionar aplicativos e canais.

O Roku Streaming Stick provavelmente realizará uma atualização de software, mas lida com isso automaticamente. Você pode continuar controlando o Roku usando seu telefone ou usando o controle remoto que o acompanha. Isso é literalmente tudo o que há para configurá-lo.

Como viver com o Chromecast e o Roku Streaming Stick

É fácil conviver com o Chromecast e o Roku Streaming Stick. Ambos são praticamente invisíveis e permanecem sentados até você precisar deles. Desde que você tenha um computador ou smartphone à mão, o Chromecast transmitirá o que você deseja para a TV. Se você encontrar um vídeo on-line que precise do tratamento de tela grande, pressione o botão transmitir no Chrome e envie-o para o Chromecast. Ou use um aplicativo e pressione o botão Transmitir.

Roku é tão fácil de conviver. Você pode usar o controle remoto, se preferir, mas também pode usar o telefone para controlá-lo. Você pode adicionar ou remover canais à vontade através do dispositivo ou do site. Você pode adicionar aplicativos e jogar alguns jogos e, geralmente, apreciar o conteúdo que deseja, quando quiser.

Chromecast vs Roku Streaming Stick, qual é o melhor?

Como este artigo é intitulado 'Chromecast vs Roku Streaming Stick', acho melhor compará-los cara a cara. É difícil encontrar um vencedor claro, pois ambos os dispositivos fazem coisas semelhantes apenas de maneiras diferentes.

Eu diria que para o cortador de cabos ou para quem prefere um media center, o Roku Streaming Stick seria o melhor. Ele oferece uma experiência muito mais tradicional para satélite ou cabo e fornece um EPG semelhante para navegar com um controle remoto. A navegação é simples, a configuração é fácil e, uma vez configurada, você pode depender inteiramente do controle remoto para usar o dispositivo.

Se você é um consumidor casual ou visualizador aleatório, o Chromecast pode ser o melhor. Você pode transmitir qualquer coisa da Web para a TV e acessar uma grande variedade de canais. Você precisa do seu telefone ou computador para usá-lo, mas, além disso, existem algumas desvantagens.

O Chromecast também tem a vantagem de não ser um produto desativado. Com o Roku 4 obtendo o maior tempo possível para o desenvolvedor, não tenho certeza de quanto desenvolvimento o Roku Streaming Stick recebe. O produto existente é muito bom, mas quem sabe o que está chegando?

Você usa um desses dispositivos? Tem algo a acrescentar? Conte-nos sobre isso abaixo, se você o fizer!

Chromecast vs roku streaming stick