Normalmente, o navegador Chrome é sólido. Funciona sem falhas e com rapidez, exatamente o que procuramos no aplicativo mais usado em nossos dispositivos. Ocasionalmente, porém, por meio de uma atualização que causa problemas ou de um erro de configuração do Windows, o Chrome pode se tornar menos estável. É sobre isso que este tutorial trata: como corrigir o Chrome quando ele falha constantemente.
Consulte também o nosso artigo Como corrigir erros do ERR_NAME_NOT_RESOLVED no Windows
Apesar das grandes melhorias no Microsoft Edge, o Chrome ainda é o navegador mais popular por aí. É rápido, razoavelmente seguro e funciona bem. Apesar de rastrear praticamente tudo o que você faz, todos nós o usamos. Então, quando ele toca, tem um grande impacto.
Se sua versão do Chrome continuar travando, aqui estão algumas coisas que você pode fazer.
Corrija o Chrome quando ele estiver travando
Primeiras coisas primeiro. Se um programa falha uma vez, não há problema. Se ele travar repetidamente, é um problema. Se vários programas falharem, é provável que o problema seja no seu computador ou dispositivo ou no sistema operacional e não nos aplicativos. O denominador comum entre esses programas é o seu sistema ou o sistema operacional, por isso vale a pena procurar primeiro.
Sempre que um programa ou aplicativo falhar ou algo der errado, reinicie o aplicativo. Use o menu do programa, Alt + F4 ou use o Gerenciador de tarefas para forçar o encerramento. Se isso não funcionar e o Chrome continuar travando, desligue completamente o dispositivo, deixe-o por 30 segundos e depois reinicie-o. Você ficaria surpreso com o grande número de problemas que desaparecem após uma reinicialização completa.
Correções específicas do Chrome
O Chrome possui uma pequena ferramenta bem organizada, que verificará sua infraestrutura quanto a conflitos que podem causar o travamento. É o primeiro lugar que você deve procurar se estiver enfrentando problemas de estabilidade com o Chrome.
Abra o Chrome e digite 'chrome: // conflitos' na barra de URL. O navegador examinará seu ambiente operacional em busca de problemas e informará novamente. A linha superior diz 'Nenhum conflito detectado' ou 'Conflitos detectados' na caixa azul perto da parte superior da página. Se houver um conflito, dirá o que é. Remova esse elemento ou reinstale-o e teste novamente.
Ferramenta de limpeza do Chrome
Como o Chrome registra falhas nas versões anteriores, o Google criou a Ferramenta de Limpeza do Chrome. Ele verifica sua instalação do Chrome para ver se há instabilidades, extensões ruins ou algo dentro dele que poderia causar falhas. É uma ferramenta muito boa e vale a pena tentar.
- Baixe e instale a ferramenta de limpeza do Chrome.
- Execute a ferramenta e deixe-a varrer seu sistema. Ele lhe dirá se encontra algo errado.
- Ele abrirá as Configurações do Chrome e permitirá que você redefina tudo o que desejar.
Você pode redefinir tudo, mas não há muito no aplicativo de configurações que possa causar falhas repetidas, por isso tento deixá-lo em paz.
Se o Chrome travar repetidamente e a Ferramenta de Limpeza do Chrome não encontrar nada, a melhor coisa a fazer é desinstalar e reinstalar novamente. O Chrome é um programa independente com poucas dependências do sistema operacional; portanto, os únicos players externos reais são memória e rede. Se for apenas o Chrome que trava, é improvável que seja um deles.
Antes de desinstalar, copie seus favoritos ou faça login no Chrome para fazer backup no Google Drive.
- Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
- Selecione Aplicativos e recursos e role para baixo até o Google Chrome.
- Selecione-o e clique em Desinstalar. Optar por manter os favoritos quando solicitado.
- Faça o download e instale uma nova cópia do Chrome.
- Teste o navegador antes de importar suas extensões e favoritos. Se tudo der certo, faça login no Google e sincronize suas configurações.
- Teste novamente.
Se o Chrome funcionar bem antes de você sincronizar suas configurações e favoritos antigos, mas travar posteriormente, isso indica um problema com essas configurações ou favoritos.
- Execute a Ferramenta de limpeza do Chrome novamente e permita redefinir todas essas configurações.
- Se funcionar bem, você sabe que foi uma configuração. Percorra-os gradualmente até encontrar a configuração que causa instabilidade.
- Exporte seus favoritos para outro lugar no seu dispositivo, execute a desinstalação e a reinstalação mais uma vez. Adicione seus favoritos individualmente até o Chrome começar a falhar novamente. Então você sabe qual criou o problema.
Se você conseguir executar o Chrome sem travar enquanto estiver conectado e usando seus favoritos antigos ou novas versões deles, comece a reinstalar as extensões antigas. Se alguma coisa causar uma falha no Chrome, serão extensões. Enquanto a maioria deles será bastante estável, alguns têm conseqüências não intencionais. Adicione-os um por um, execute o Chrome por um tempo e adicione outro.
Experimente uma versão anterior do Chrome
Sabe-se que algumas compilações de versão são instáveis ou causam problemas em determinadas situações. Se você estiver executando uma versão problemática conhecida, desinstale-a e carregue uma versão anterior.
- Abra o Chrome e selecione o menu de configurações de três pontos no canto superior direito.
- Selecione Ajuda e depois Sobre o Google Chrome. Anote o número da versão.
- Baixe uma versão anterior, se você puder encontrar uma. O FileHippo possui uma cópia do Chrome 44.0.2403.157, que é conhecida por ser estável, se você não conseguir encontrar uma.
- Instale esta versão do Chrome e teste novamente.
Compatibilidade de teste
Deixei essa verificação final até o final, porque é a menos provável que seja a causa do travamento do Chrome. No entanto, se você passou por todas essas verificações e o navegador ainda está instável, é a última coisa que podemos fazer antes de atualizar o sistema operacional. Porém, ele funciona apenas em sistemas Windows.
- Clique com o botão direito do mouse no Chrome e selecione Solucionar problemas de compatibilidade.
- Deixe o aplicativo verificar seu sistema quanto a problemas e informe-o novamente.
- Selecione 'o programa funcionou em uma versão anterior do Windows' e deixe a ferramenta de compatibilidade se configurar.
- Execute e teste o Chrome mais uma vez.
Se a Ferramenta de Compatibilidade do Windows não funcionar, o problema provavelmente será mais profundo no seu sistema operacional. Esse é um assunto para outro tutorial!