Anonim

A placa-mãe é uma parte importante de qualquer compilação de computador e geralmente é ignorada em favor de coisas como processador e RAM. Escolher qual placa-mãe usar no seu computador pode ser uma tarefa difícil - e é exatamente por isso que reunimos este guia sobre como escolher a correta.

Há várias coisas a serem lembradas ao escolher qual placa-mãe usar na compilação do seu computador. Aqui estão algumas das coisas mais importantes a considerar.

Tamanho

As placas-mãe são fornecidas em diferentes formas e tamanhos, mas existem alguns padrões para mantê-las sob controle e garantir que elas se encaixem no seu gabinete. De um modo geral, existem seis tamanhos de placas-mãe, e o mais comum é o tamanho Advanced Technology Extended da Intel, também conhecido como ATX. Claro, existem muitas opções além disso. Aqui está uma lista dos tamanhos mais comuns de placas-mãe:

  • FlexATX
  • MicroATX
  • Mini ATX
  • ATX
  • ATX estendido (EATX)
  • Estação de trabalho ATX (WATX)

O tipo de placa-mãe que você escolher determinará o tamanho e o posicionamento dos parafusos, bem como o posicionamento dos principais componentes da placa. Verifique se o tamanho funciona para o seu estojo antes de comprar.

Soquetes do processador

Se você está planejando uma compilação completa, lembre-se dos soquetes do processador que procura - soquetes que ficam diretamente na placa-mãe. Basicamente, se o processador não couber na sua placa-mãe, você não pode usá-lo. Em outras palavras, você desejará escolher qual processador deseja antes de comprar uma placa-mãe.

Normalmente, os soquetes da Intel têm um nome mais voltado para o consumidor, como Socket H, e um nome técnico, como LGA 1156. Certifique-se de manter os dois ao comprar uma placa-mãe.

Basicamente, certifique-se de escolher um processador antes de comprar uma placa-mãe, pois você precisará garantir que eles funcionem entre si.

Chipsets

O chipset é o que ajuda todos os componentes do computador a se comunicarem e geralmente é uma combinação da ponte norte e da ponte sul.

A ponte norte é frequentemente responsável pela comunicação entre seu processador, RAM e GPU e é onde você obterá recursos como DDR4. Os processadores mais recentes têm funções northbridge, todas localizadas no processador, o que torna as coisas um pouco menos complicadas.

A ponte sul é onde você obterá recursos como PCI-E, SATA e USB, além de outras tecnologias de conectividade. Você deseja verificar os recursos na ponte sul, porque nem todas as placas-mãe suportam todas as tecnologias - se você deseja som surround, verifique se a placa-mãe é compatível.

Existem inúmeras opções por aí - verifique o que sua placa-mãe tem a oferecer para as pontes northbridge e southbridge antes de comprá-la.

Slots de expansão

A placa-mãe que você escolher determinará o número de slots de expansão que você tem à sua disposição, bem como o tipo de slots de expansão que você pode usar. Além do tipo de slots de expansão, você também deve observar o posicionamento deles e garantir que alguns slots de expansão não estejam bloqueados.

RAM

Semelhante aos slots de expansão, você deve verificar o número de slots de RAM disponíveis, especialmente se planeja usar vários slots de RAM. Algumas placas-mãe são limitadas a apenas dois slots, mas outras possuem mais. Verifique isso antes de comprar a placa-mãe.

Conclusões

Escolher a placa-mãe certa não precisa ser super difícil, mas há várias coisas a serem lembradas. Esperamos que as coisas listadas acima o ajudem a escolher a placa-mãe perfeita para sua compilação.

Escolhendo a placa-mãe certa para sua compilação