Se você queria acessar a Internet em meados dos anos 90, praticamente tinha uma opção disponível: uma linha telefônica sobressalente e um modem dial-up de 56k.
Pelos padrões de hoje, a internet do passado era comparativamente arcaica, levando minutos para carregar uma única imagem e sempre sendo predicada por uma sinfonia de dados analógicos sendo digitalizados para transitar pela linha telefônica. Hoje em dia, no entanto, temos um bando de serviços rápidos, acessíveis e confiáveis que podem tirar os computadores da idade das trevas e entrar na Internet em segundos.
Mas como você sabe que tipo de conexão é ideal para você e sua casa? Leia em nosso breve guia para descobrir.
Linha de Assinante Digital (DSL)
De todas as opções disponíveis para os consumidores que estão no mercado para uma nova assinatura de banda larga, a Digital Subscriber Line (DSL) é de longe a opção mais barata que eles encontrarão. Está em quase todos os quarteirões, graças às linhas telefônicas em que está conectado, e como outras opções, como cabo, podem oferecer velocidades mais altas, o custo de uma assinatura básica pode ser muito mais barato do que as principais ofertas de outras empresas, como Comcast ou Time. Atalaia, vigia, avisador.
Velocidades como visto no site DSL da AT&T
Uma ressalva ao DSL é diferente da fibra, a velocidade real da sua conexão pode variar dependendo de quanto você está localizado da caixa central da companhia telefônica (ou seja, geralmente é preciso estar a 18.000 pés). Isso pode ter um impacto significativo em quais velocidades estão disponíveis para assinatura também e, se a distância for muito grande, o DSL poderá nem estar disponível. Algumas informações mais detalhadas sobre as limitações de distância do DSL podem ser encontradas aqui. O DSL geralmente apresenta duas variações: DSL ou SDSL síncrono (onde as velocidades de upload e download são iguais) ou DSL ou ADSL assíncrono (onde as velocidades de upload e download são diferentes). A vantagem do serviço ASDL - se disponível - é que é possível obter velocidades de download muito maiores. No entanto, isso ocorre às custas de uma velocidade de upload menor.
Cabo
Nos EUA, a internet a cabo é o serviço que mais cresce e é mais confiável, ao qual a maior margem da população dos EUA (48%) tem acesso em seus domicílios. Primeiramente disponibilizada ao público nas primeiras décadas, a tecnologia rapidamente ultrapassou o DSL como o tipo dominante de internet nos Estados Unidos.
Mas nem tudo são rosas. Infelizmente para nós, a maioria dos grandes conglomerados que oferecem internet a cabo compraram o resto da concorrência, deixando muitas vezes apenas uma empresa para escolher em qualquer área. Isso significa que, se você deseja uma assinatura a cabo, não terá a opção de comprar, e geralmente ficará preso ao que o cavalo de sua cidade tem a oferecer.
Não apenas isso, mas, ao contrário do DSL ou da fibra, as velocidades de download de cabos em comparação com as velocidades de upload geralmente são sempre assíncronas, o que significa que sua velocidade de upload geralmente pode ser apenas uma fração do que você espera diminuir. Isso pode ser doloroso se você costuma fazer upload de grandes arquivos de dados (por exemplo, muitas imagens ou vídeos).
Dito isto, o custo comparativamente do cabo ainda é um negócio melhor do que o DSL, com média de um custo unitário de cerca de US $ 1, 6 / Mbps a US $ 1, 4 / Mbps, respectivamente (embora isso possa obviamente variar um pouco dependendo de provedores específicos e dos serviços - incluindo especiais - oferecidos) .
Fibra
A Internet de fibra óptica (ou "fibra", como é normalmente referida) é nomeada para o tipo de cabo usado para transmitir informações de um lado da rede para o próximo (ou seja, fibras ópticas essencialmente com pulsos de luz viajando através deles).
Você provavelmente já ouviu falar do maior player atualmente testando as águas - o Google Fiber - graças às palhaçadas da empresa ao tentar fazer com que todas as cidades do país as vendessem por que sua cidade merecia uma implantação de fibra mais do que qualquer outra pessoa. O concurso logo se transformou em ridículo, com a cidade de Topeka se renomeando oficialmente como "Google, Kansas", a fim de convencer o gigante das buscas na Internet a estabelecer linhas de fibra óptica ao longo de suas ruas.
Mas por que todo o barulho de um tipo simples de conexão à Internet? Provavelmente porque a Internet de fibra óptica é incrivelmente rápida em comparação com qualquer outra coisa que veio antes dela. Por exemplo, o Google Fiber oferece uma taxa de download de até 1000 Mbps (ou 125 MB / s) com seu serviço (para obter mais informações, consulte nossa análise detalhada do serviço). No entanto, nem todos os provedores oferecem velocidades tão rápidas (ainda): por exemplo, o FiOS da Verizon atualmente oferece velocidades começando em torno de 25 Mbps e subindo até 300 Mbps para o plano mais caro. O custo da fibra geralmente é competitivo com as variantes de cabo e DSL, quando disponíveis, mas pode custar caro para planos de camada superior (por exemplo, no momento da redação deste artigo, o plano FiOS mais rápido de 300 Mbps da Verizon custa mais de US $ 150 / mês).
A tecnologia está a caminho de se tornar o padrão de conexão dominante para os EUA em um futuro próximo. Mas, por enquanto, ainda é muito difícil de encontrar. No momento da redação deste artigo, o Google Fiber existe apenas em três locais: Kansas City, Provo, Utah e Austin, Texas, embora a empresa tenha revelado recentemente seus planos de expandir para mercados como Portland, San Jose e Atlanta nos próximos anos. .
A oferta de FiOS tem essa batida por uma ligeira margem, oferecendo planos em cerca de 20 locais, mas ainda permanece o fato de que, a menos que você viva no centro de uma grande área metropolitana nos EUA, poderá demorar mais de uma década antes de você comece a ver s para o serviço aparecer na sua estação de TV local.
Celular 4G / LTE
Já reparou como às vezes a internet no seu telefone celular parece mais rápida do que você conectou em casa? Bem, isso é provavelmente porque a maior parte do tempo (dependendo de onde você mora e sua operadora), provavelmente é.
Nos últimos anos, a tecnologia da qual dependemos para alimentar nosso desejo voraz de dados através das ondas de rádio acelerou exponencialmente, dando origem a redes sem fio etéreas e persistentes que podem transmitir Netflix em 1080p mesmo quando estamos acampados ao lado de uma montanha no meio do deserto.
Em média, as conexões 4G LTE podem manter cerca de 3-10 Mbps, o que é quase o mesmo que você obteria se estivesse pagando por um plano completo de DSL. No entanto, o motivo pelo qual as redes são capazes de sustentar uma comunicação tão rápida sem fio é porque nem todo mundo está tentando usá-las ao mesmo tempo. Graças à limitação, todas as operadoras impõem um limite de quantos dados um usuário pode tentar baixar a cada mês, o que significa que, após uma certa quantia ser usada, o telefone será automaticamente transferido para uma rede mais lenta ou poderá incorrer em custos adicionais excessivos. .
Amarrar sua conexão de internet celular é uma ótima opção se você se encontra na estrada e precisa de uma correção rápida da internet, mas, para uso doméstico, as limitações de largura de banda e a falta de confiabilidade consistente tornam muito volátil apresentar qualquer tipo de competição real. os monopólios terrestres detidos por cabo, DSL ou fibra.
Satélite
Por último, também há internet via satélite, que é exatamente o que parece. A Internet via satélite funciona transferindo uma conexão da órbita, geralmente para um prato grande que o assinante deve instalar em sua propriedade.
Geralmente é lento, muito caro e difícil manter um sinal forte ou consistente; então por que alguém escolheria isso em relação ao resto? Bem, para começar, funciona literalmente em qualquer lugar do planeta.
O único (e alguns argumentariam apenas) benefício de escolher a Internet via satélite em detrimento de qualquer outra coisa é que, se você mora em uma parte extremamente rural do mundo, ou precisa receber um sinal do meio de uma selva em algum lugar da Costa Rica, a Internet via satélite é assim que você fará isso funcionar. Se isso parece com o que você está configurado, o Exede oferece taxas razoáveis a par do que você encontraria com o DSL, mesmo que as velocidades sejam um pouco mais lentas.
Conclusão
DSL | Cabo | Fibra | Celular | Satélite | |
Velocidade Média (Upload / Download) | 1Mbps-25Mbps + (1) | 1-15Mbps Up / 15Mbps-105Mbps down | 25Mbps - 1000Mbps síncrono | 500kbps - 15Mbps Up / 4Mbps - 10Mbps down | 250kbps Up / 1Mbps - 10Mbps down |
Custo | $ 29-79 / mês | US $ 45-150 / mês | US $ 70 / mês + | US $ 30 - US $ 80 / mês + dependendo do seu plano de dados | US $ 49 por 10 Mbps |
Contrato de longo termo? | Não | Não | Não | sim | Não |
Limite de dados | Nenhum | Nenhum | Nenhum | 2-15GB / mês | 12 GB / mês |
Disponibilidade | Em todo o país (2) | Em todo o país | Selecionar mercados | Áreas metropolitanas | No mundo todo |
- Pode ser assíncrono (ou seja, ASDL) ou síncrono (ou seja, SDSL)
- Lembre-se de que a disponibilidade e a velocidade dependem muito da distância que você está da central telefônica.
Há um ditado antigo, que afirma que "quando as empresas competem, o consumidor vence".
E assim, no caso dos serviços de Internet, embora você possa ouvir alguns comentários negativos enviados pela Comcast ou por empresas como a AT&T, as opções disponíveis de como transmitimos, rolamos e alteramos nossas atualizações de status nunca foram tão abundantes quanto as são hoje.
Como tem sido sua experiência com esses vários serviços? Informe-nos nos comentários abaixo ou inicie uma nova discussão em nosso fórum da comunidade.