Anonim

O seu PC com Windows está com problemas? Reinicializações aleatórias? Voltando para encontrá-lo congelado? Nesse caso, um dos primeiros lugares que você deseja verificar é o Monitor de Confiabilidade do Windows . Este é um utilitário interno que pode fornecer dados valiosos sobre os eventos e problemas importantes que o seu PC pode enfrentar. Aqui está como isso funciona.
As capturas de tela e as etapas abrangem o Windows 10. No entanto, o Monitor de Confiabilidade do Windows também está disponível nas versões anteriores do Windows.

Inicie o Monitor de Confiabilidade do Windows

A maneira mais rápida de iniciar o Monitor de Confiabilidade é através do Menu Iniciar. Na área de trabalho do Windows 10, clique no botão Iniciar e procure a palavra confiabilidade . Selecione o resultado identificado como Exibir histórico de confiabilidade .


Como alternativa, você pode acessar o Monitor de Confiabilidade através do Painel de Controle, acessando Painel de Controle> Segurança e Manutenção> Monitor de Confiabilidade .

Como usar o Monitor de Confiabilidade do Windows

Quando o Monitor de Confiabilidade do Windows for iniciado, você verá um gráfico na parte superior, organizado por data. A entrada mais antiga começa à esquerda e a última à direita. Uma linha azul é plotada no gráfico, classificando a confiabilidade geral do sistema em uma escala de 1 a 10, sendo 10 o melhor ou o mais confiável.


Na coluna de cada dia, há uma série de células representando cinco categorias que afetam a confiabilidade. São falhas de aplicativos, falhas do Windows, falhas diversas, avisos e informações gerais. Se o seu PC encontrar um problema ou evento em qualquer uma dessas categorias - como um desligamento inesperado, travamento de aplicativo ou congelamento do sistema - você verá uma marca na categoria correspondente para o dia em que o evento ocorreu.

Solução de problemas com o Monitor de Confiabilidade do Windows

Clicar em um dia específico revelará os detalhes de cada categoria na lista na parte inferior da janela. Com base em nossas capturas de tela de exemplo, nosso PC com Windows 10 funcionou perfeitamente durante a primeira parte de fevereiro. No entanto, parece ter encontrado uma série de problemas nas últimas semanas. Observando as informações de cada dia que teve um problema, podemos ver que esses erros correspondem às nossas experiências de overclock, uma tarefa que freqüentemente resulta em erros e reinicializações inesperadas.
Portanto, podemos descartar com segurança esses alertas porque sabemos o que os causou e agora resolvemos o problema. Se, no entanto, vimos uma falha no aplicativo ou no sistema que não esperávamos, clique em Exibir detalhes técnicos para saber mais sobre o que causou o problema e investigar mais.


E é aí que o Monitor de Confiabilidade do Windows é útil. Geralmente, isso não resolverá seus problemas para você (a opção "verificar solução", presente ao lado de alguns eventos, quase nunca resulta em algo útil), mas é muito útil para restringir o comportamento instável do seu PC, para que você possa investigar e solucionar problemas. de uma maneira mais focada. E, às vezes, como no caso de falhas do aplicativo enquanto você estiver ausente, isso pode ajudar a identificar problemas que você nem sabia que tinha.
Se você achar as informações em um relatório de confiabilidade específico especialmente úteis, também poderá salvar o histórico de confiabilidade do Windows como um arquivo XML clicando no botão Salvar histórico de confiabilidade na parte inferior esquerda da janela do Monitor de Confiabilidade.

Verifique a saúde do seu PC com o monitor de confiabilidade do Windows