É um dia bastante comum para você. Você acabou de chegar em casa do trabalho (ou de onde quer que você gaste seu tempo durante a semana) e decidiu ficar na Internet por um tempo. De repente, você ouve um som bastante estranho e irritante - uma série de zumbidos rápidos e altos que emanam dos alto-falantes. Quase imediatamente depois, o telefone toca e você percebe, de início, que o colocou diretamente em cima deles (ou próximo a eles, no mínimo). É o mesmo negócio com sua TV, rádio e fones de ouvido - algo sobre o telefone causa estragos neles.
Essa é uma forma de algo conhecido como interferência eletromagnética - e é a razão pela qual você não pode usar telefones em hospitais ou aviões.
Basicamente, sempre que um telefone recebe ou envia uma mensagem ou chamada, está emitindo um sinal pulsante para a torre de rádio mais próxima. Ocasionalmente, esse sinal se cruza com outros sinais ou dispositivos. Quando as ondas do sinal passam por um circuito não linear, o circuito 'detecta' o sinal e pode convertê-lo em uma frequência audível. Basicamente, é o som das transmissões do seu telefone celular.
Essa também é uma explicação do motivo pelo qual os telefones celulares e outros dispositivos sem fio geralmente não são importantes em lugares como hospitais e aeronaves. O equipamento nesses locais é muito, muito mais sensível do que os alto-falantes de um PC ou rádio típico e, como resultado, é muito mais provável que eles recebam interferência eletromagnética de um dispositivo móvel. A quantidade de interferência geralmente depende inteiramente do dispositivo que emite os sinais, bem como do dispositivo pelo qual os sinais estão passando. Os dispositivos mais novos tendem a ser melhor protegidos contra essa interferência.
Quanto a como você pode mitigar isso, bem … você realmente não pode. Você apenas tem que viver com isso, verdade seja dita. Afaste o telefone celular dos alto-falantes da TV e do PC, se houver algum problema.
Créditos da imagem: