Anonim

Quando se trata de comprar um carro usado, não há serviço de relatório de histórico de carros mais destacado que o CarFax. Você provavelmente já viu os comerciais. Uma raposa CGI vestida com uma camisa que lê 'CAR FOX', dando conselhos a um consumidor que deseja comprar um novo carro 'usado'.

A CarFax começou em 1986 com a missão de se tornar a fonte mais importante de informações sobre o histórico de carros usados ​​para compradores e vendedores. Estamos agora em 2019 e a CarFax alcançou essa meta na América do Norte, com mais de 91.000 fontes de dados disponíveis para milhões de compradores de carros usados ​​todos os anos.

Um relatório CarFax pode fornecer-lhe bastante informações sobre vários históricos de propriedade de veículos usados. A empresa tem a capacidade de rastrear carros por meio de seu número de identificação exclusivo (conhecido como VIN) e, embora os relatórios não sejam perfeitos, eles podem criar uma imagem clara e mais precisa para os compradores que sabem exatamente o que estão procurando.

Aqui estão alguns conselhos que podem economizar muito tempo, frustração e dinheiro, e ajudarão você a entender e usar o CarFax em todo o seu potencial.

O 411 no CARFAX

Links Rápidos

  • O 411 no CARFAX
    • O que procurar em um relatório CarFax
      • Relatório de Manutenção
      • Complicações devido a acidentes e danos causados ​​por inundações
      • Proprietários de títulos anteriores
      • Relatório de intervalos de tempo e irregularidades
      • Costumava ser um aluguel
    • Onde a CarFax adquire suas informações
      • Confiabilidade CarFax
    • Procurando imprecisões
  • Em conclusão

Se o Número de Identificação do Veículo (VIN) de um carro tiver sido conectado ao banco de dados CarFax, um relatório informativo estará disponível com vários pontos de interesse no veículo em questão. As informações exibidas consistem na propriedade anterior do veículo, todo o histórico de danos causados ​​por acidentes e inundações, quaisquer discrepâncias de quilometragem, status de limão e qualquer número de outros problemas que um potencial comprador possa precisar.

Nenhum serviço é perfeito e o CarFax definitivamente não é a exceção à regra. Para entender o CarFax, analisarei o que esperar de um relatório do CarFax, tanto o bom quanto o ruim de tudo, e como ele se comporta à concorrência.

O que procurar em um relatório CarFax

Então, o que exatamente é um relatório 'limpo CarFax'? As chances são de que, se você já pensou em comprar um carro em muitas lojas, o revendedor pode ter anunciado essa frase específica para você, a fim de deixá-lo à vontade ao longo da história de um determinado veículo. Se você já viu um relatório CarFax real antes, sabe que existem algumas coisas que se destacam imediatamente. Mas quão confiável é essa informação? Vamos examinar os destaques mais notáveis ​​do relatório.

Relatório de Manutenção

Examinar a manutenção, ou a falta dela, de um relatório CarFax, provavelmente será a primeira coisa a se destacar. É muito possível que o proprietário anterior omita algumas coisas do relatório de manutenção, como troca de óleo, rotação de pneus ou substituição de peças.

Ao comprar um veículo mais antigo, observe além das noções básicas de manutenção e reparos, pois as substituições de peças podem ser um importante ponto focal. Para entender como os proprietários anteriores podem ter se importado com o veículo, procure coisas como substituição de freio, substituição de correia dentada, substituição de rolamento de roda e outros reparos importantes. Eles devem ser observados para que você tenha uma idéia de quando o reparo deveria ter ocorrido, em vez de quando realmente ocorreu.

Complicações devido a acidentes e danos causados ​​por inundações

Incidentes menores são uma ocorrência geral de todos os veículos que partem na estrada. Alguns cortes, amassados, arranhões e lascas podem ser facilmente desconsiderados quando se trata do desempenho a longo prazo de um veículo, pois esses percalços são facilmente corrigidos.

Infelizmente, a maioria dos relatórios CarFax não detalha uma explicação completa sobre os acidentes do veículo ou a condição em que o veículo foi deixado após a ocorrência. Tudo o que é fornecido é o conhecimento do veículo em um acidente e a data em que ocorreu. Para entender se algum dano real foi causado ao desempenho do veículo, você precisará verificar com a concessionária. Peça que identifiquem qualquer recondicionamento que possa ter sido feito no veículo para entender o que está listado no relatório.

Além de um acidente grave, os danos causados ​​pelas inundações também podem ser um problema sério para o desempenho de longo prazo de um veículo. O CarFax alerta os possíveis compradores sobre a gravidade do dano causado pelas inundações em um veículo. Não apenas para o exterior, mas também para os sistemas elétricos e de computador do carro, que afetam tudo, desde faróis e limpadores de pára-brisa a airbags e sistemas de freio antibloqueio.

Como os carros danificados pelas enchentes podem ser um problema para quem quer comprar um carro em segunda mão, a CarFax oferece uma ferramenta gratuita para ajudar a identificar se um veículo sofreu algum incidente de inundação.

Proprietários de títulos anteriores

Escusado será dizer que todos os carros usados ​​tinham um proprietário anterior. Daí a parte 'usada'. Portanto, é compreensível que um relatório mostre informações sobre a última pessoa a possuir o veículo. O que você deve procurar é quantos proprietários um veículo possuía anteriormente e quanto tempo eles o mantiveram.

Não é necessariamente um mau sinal para um carro ter vários proprietários, embora essa informação definitivamente se destaque em um relatório da CarFax. Isso realmente só se torna um problema se o carro for novo ou apresentar baixa quilometragem. Um carro econômico com vários proprietários em um curto período de tempo deve enviar uma bandeira vermelha. O que poderia estar tão errado com este veículo que ninguém estava disposto a mantê-lo por um longo período? A compra deste veículo pode trazer problemas no futuro.

Um veículo com melhor desempenho, como algo que foi enganado para corridas ou um carro esportivo, poderia ter sido comprado às pressas por um proprietário de carro que não sabia no que estava se metendo. Tudo isso também se aplica aos carros usados ​​anteriormente como aluguel, nos quais discutirei mais adiante.

Certifique-se de verificar possíveis acidentes ou danos graves, além de irregularidades nos relatórios de manutenção. Um carro que foi pilotado com força em um período tão curto de tempo provavelmente não vai durar muito, especialmente se houver algum incidente.

Relatório de intervalos de tempo e irregularidades

Sobre o tema das irregularidades, grandes lacunas nos relatórios de dados podem ser outro sinal vermelho para dar uma pausa. Muito tempo gasto entre anotações de manutenção, como trocas de óleo, rotações, pneus novos etc. pode ser o resultado de proprietários negligentes.

As irregularidades do contador de milhas entre relatórios são uma complicação ainda maior que deve chamar sua atenção imediatamente. Esse tipo de coisa cheira a uma fraude em potencial, a fim de aumentar o valor de um veículo, diminuindo a quilometragem. Isso é predominantemente realizado por vendedores particulares e raramente ocorre com concessionárias, mas você deve sempre ser cauteloso.

Se a quilometragem do veículo for inconsistente, procure um veículo novo. Considere apenas comprar um com uma milhagem relatada de forma consistente, detalhada no relatório CarFax.

Costumava ser um aluguel

Eu toquei isso muito suavemente em um segmento anterior, "Proprietários de títulos anteriores". Pegue o que foi discutido lá e adicione tudo quando se trata da compra potencial de um carro alugado anteriormente.

Se você já teve que usar um aluguel, o cuidado com o veículo provavelmente não estava na vanguarda de seus pensamentos. De fato, se o aluguel fosse um carro esportivo ou algum tipo de design de classe premium, você provavelmente lucraria com o tempo concedido, por assim dizer. Lembro-me de ter comprado um Dodge Charger 2018 em um local de aluguel enquanto meu carro estava sendo consertado. Eu pensei que era piloto de velocidade por cerca de três dias. Arranhou a lateral da porta ao puxar para um local apertado. Não ligou. Pago pelo seguro na frente. Eu sei que não sou o único que faz isso.

Tenha cuidado ao lidar com um carro alugado usado anteriormente. Eles geralmente são vendidos após atingirem uma determinada marca de quilometragem, a fim de manter os veículos novos e frescos. É provável que os aluguéis tenham mais do que a milhagem anual média, visto que a maioria é usada para viagens longas e conduzida aproximadamente. Mais do que você faria com o seu próprio carro diariamente.

Um aspecto importante a considerar é que os carros de aluguel geralmente recebem manutenção e reparos necessários em tempo hábil. Pese todos os prós e contras antes de comprar um carro alugado como seu veículo de uso pessoal. Embora você possa economizar dinheiro com antecedência, o desgaste constante do uso indevido pode fazer com que você esvazie sua conta bancária para reparos no futuro. No entanto, se o veículo estiver em movimento e passar por uma inspeção completa, você poderá ter um diamante em bruto.

Onde a CarFax adquire suas informações

A CarFax mantém mais de seis bilhões de registros de veículos com uma infinidade de informações sobre cada um deles. Então, como exatamente ele adquire essas informações?

Várias agências de veículos a motor dos EUA e até do Canadá, além de empresas de seguros, leilões de automóveis, instalações de reparo e serviços, empresas de aluguel, postos de inspeção estaduais, bombeiros, órgãos policiais e fabricantes de veículos, dão suporte aos dados da CarFax. Ah, e isso é apenas a ponta do iceberg.

Você pensaria que, com tantas fontes de informações sobre veículos, os relatórios da CarFax seriam considerados 100% confiáveis. Infelizmente, este não é o caso. Apesar de tantos recursos, o CarFax tem alguns problemas importantes quando se trata de relatórios de veículos.

CarFax confia completamente nas informações fornecidas por suas fontes. Isso significa que eles aceitam tudo o que é relatado pelo valor nominal. Isso não é muito ruim até que você considere que nem tudo será relatado a essas empresas de origem, o que significa que nem todos os dados são detalhados sobre cada veículo. Não é incomum uma empresa não reunir todos os fatos relativos a um veículo e ainda transmitir apenas as informações que tem em mãos.

Confiabilidade CarFax

Como primeira fonte, os relatórios CarFax são um ótimo lugar para começar a pesquisar a história de um veículo. No entanto, não deve ser a única fonte de informações históricas que você usa. Só porque o CarFax lê como um "Relatório Limpo" não significa que o veículo esteja sem falhas não relatadas.

É verdade que um relatório CarFax detalhando bandeiras vermelhas, como uma grande colisão, não deve remover imediatamente o veículo da consideração. Em vez disso, leve o veículo e as informações coletadas a um mecânico respeitável para realizar uma inspeção completa. Dessa forma, você obtém uma melhor compreensão da condição atual de um veículo.

O custo não será barato, muito mais do que um relatório CarFax, mas proporcionará uma tranqüilidade muito melhor ao lidar com a condição atual do veículo e com o que ele passou. Você também pode procurar informações adicionais na concessionária que atualmente possui o carro. Eles poderão fornecer detalhes sobre garantias passadas e outros reparos aos quais o veículo possa estar sujeito.

Procurando imprecisões

Como você pode ver, um relatório CarFax não é um documento mágico detalhando tudo o que você precisa saber sobre um veículo. Ele até exibe essas informações no próprio relatório se você observar com atenção o suficiente:

Embora seus recursos sejam vastos, eles ainda estão sujeitos a lacunas e imprecisões fornecidas a eles em suas fontes de dados. Então, o que tudo isso significa?

O relatório mais preciso que você encontrará no CarFax é a alteração de títulos. Embora nem todas as trocas de propriedade possam ser documentadas, o relatório definitivamente o manterá informado se o veículo tiver sido marcado como um resgate, reconstruído, se estiver em uma enchente, etc.

Tudo o resto está à mercê das informações que são adquiridas através de fontes externas, a maioria das quais pode ser prejudicada por erro humano. Especialmente considerando que apenas as informações que foram acumuladas e inseridas no sistema de computador verão a luz do dia em um relatório da CarFax.

Com base nisso, também é bem possível que as informações que deveriam ter sido registradas tenham sido atrasadas, resultando em imprecisões no relatório fornecido. Portanto, você pode ver que o carro que você está interessado em comprar não apresenta acidentes graves no relatório CarFax. Você compra o veículo, dirige por alguns meses, apenas para avariar na estrada. Eis que o veículo havia sofrido duas grandes colisões no passado que ainda não haviam sido inseridas no sistema. Essa é uma possibilidade muito real e pode causar complicações futuras.

Um relatório CarFax também pode exibir uma grande quantidade de quilometragem em um veículo que ainda não viu um ano inteiro. Você acha isso estranho e o passa como um aluguel, passando para um carro com um relatório melhor. No entanto, o relatório pode estar errado o tempo todo e os números de milhagem são realmente para um veículo diferente. O indivíduo que inseriu as informações cometeu um erro e agora você pode estar perdendo um veículo de investimento excelente.

Em conclusão

No final, você não deve permitir que os erros o assustem ao usar os serviços que o CarFax fornece. É uma ferramenta incrível, mesmo com os problemas, e seria difícil encontrar um relatório com o máximo de informações detalhadas sobre um veículo. Tudo o que estou defendendo é que você seja cauteloso, faça sua lição de casa e procure fontes adicionais para tomar uma decisão mais bem informada sobre sua compra final.

Sempre solicite um relatório CarFax a todos os revendedores e, se algum deles for negado, você deverá sair imediatamente. Um carro usado é uma situação do tipo "o que você vê, é o que você recebe"; portanto, você deve a si mesmo o mais preparado possível.

Carfax - uma revisão abrangente - vale a pena?