Nesta semana, em sua conferência anual da WWDC, a Apple apresentou a próxima versão principal de seu sistema operacional de desktop. O macOS Catalina (tecnicamente macOS 10.15) apresenta vários novos recursos e aprimoramentos. O Catalina será lançado gratuitamente em todos os novos Macs quando for lançado ainda este ano, mas será que o seu Mac mais antigo poderá executá-lo?
Veja aqui os requisitos do sistema macOS Catalina e os novos recursos.
Novos recursos do macOS Catalina
Existem centenas de novos recursos e alterações no macOS Catalina, mas os principais recursos incluem:
- Aplicativos dedicados de música, TV e podcast: a Apple finalmente está eliminando o iTunes que faz tudo (pelo menos no macOS) e o substitui por aplicativos dedicados para música, TV e Podcasts. Os usuários podem aproveitar esses diferentes tipos de conteúdo em seus próprios aplicativos independentes, enquanto a sincronização do dispositivo iOS agora será realizada pelo Finder.
- Navegação de fotos mais inteligente: o aplicativo Fotos no macOS (e também no iOS) está ficando mais inteligente com novas visualizações de momentos geradas automaticamente por dias, meses e anos. O aplicativo também pode reconhecer seus contatos e exibir álbuns de momentos especiais, como aniversários e aniversários.
- Notas colaborativas: o aplicativo macOS Notes está obtendo novos recursos, como uma galeria visual para navegar rapidamente e encontrar notas específicas, pastas compartilhadas para colaborar nas notas com outros usuários e um melhor gerenciamento de tarefas para gerenciar itens da lista de verificação.
- Usando o iPad como um monitor para Mac: Embora esse recurso esteja disponível em aplicativos de terceiros há anos, a Apple está introduzindo um recurso chamado Sidecar que permite usar o iPad como um segundo monitor para o Mac. Ele não funcionará em alguns modelos Mac mais antigos, mas para aqueles com dispositivos mais novos, agora você pode ter um segundo monitor ou tablet de desenho onde quer que vá.
- Screen Time para Mac: no ano passado, a Apple lançou o Screen Time para iOS, permitindo que os usuários monitorassem o uso de dispositivos e aplicativos e definissem limites para menores. Agora, o Screen Time está chegando ao Mac com os mesmos recursos de rastreamento e limitação de uso.
- Recursos de acessibilidade: a Apple está introduzindo ainda mais recursos de acessibilidade no macOS Catalina, incluindo controle de voz aprimorado, a capacidade de ampliar áreas selecionadas da tela em um segundo monitor e uma janela dedicada para ampliar o texto selecionado quando você passa o cursor sobre ele.
Requisitos de sistema do macOS Catalina
A boa notícia é que a Apple tem uma lista relativamente ampla de Macs suportados para Catalina, mesmo que seja um pouco reduzida em relação ao Mojave do ano passado. Para executar o macOS Catalina, você precisará de um Mac que atenda aos seguintes requisitos ou melhor:
- MacBook (início de 2015 ou posterior)
- MacBook Air (meados de 2012 ou posterior)
- MacBook Pro (meados de 2012 ou posterior)
- Mac mini (final de 2012 ou posterior)
- iMac (final de 2012 ou posterior)
- iMac Pro (todos os modelos)
- Mac Pro (final de 2013 ou posterior)
O macOS Catalina será uma atualização gratuita disponível na Mac App Store neste outono. Se você não possui um Mac compatível, ainda poderá executar o Catalina de forma não oficial. Nas últimas atualizações do macOS, utilitários de terceiros permitiram que proprietários de certos Macs não suportados mais antigos instalassem a versão mais recente do macOS. Alguns recursos não funcionarão conforme o esperado e, é claro, não há suporte da Apple se você seguir esse caminho, mas confira esses utilitários, pois estamos perto do lançamento público da Catalina, se você estiver interessado.