Anonim

O Nintendo Switch é um enorme sucesso em qualquer medida. Após a primeira tentativa de criar um dispositivo projetado para o jogo portátil e o console bombardeado com o Wii U, a Nintendo descartou o console e decidiu dedicar seus esforços a um novo dispositivo: um console verdadeiramente portátil que não estava amarrado a uma caixa sua televisão. Embora não haja dúvida de que a incerteza cercou o lançamento do Switch como um produto portátil da Nintendo, a empresa conseguiu sair do portão com um lançamento bem-sucedido. Depois de confirmar que o dispositivo existia dois anos antes do seu lançamento, o ciclo de hype para o Nintendo Switch (então chamado de NX) foi poderoso, e o lançamento oficial em outubro de 2016 foi um vídeo liso e bem produzido que mostrava o console em ação. É claro que, nos dois anos desde o lançamento do mais novo console da Nintendo, a visão deles para um dispositivo híbrido tem sido um enorme sucesso para os jogadores.

Embora a Nintendo, ao lado de desenvolvedores terceirizados e fabricantes de jogos independentes, tenha feito um trabalho fantástico em tornar o Switch repleto de ótimos jogos como Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild , sempre há demanda por bibliotecas de jogos mais amplas. jogar através. Em particular, os proprietários do Switch esperam que jogos de todas as formas e tamanhos sejam portados para o Switch, tanto que apenas pedir jogos para chegar ao Switch evoluiu para um meme. Talvez devido à portabilidade e à diversão em jogar no Switch, nenhum outro console tenha o mesmo nível de solicitações que o da Nintendo. As pessoas simplesmente não conseguem parar de querer ver os jogos chegarem ao sistema.

Um dos maiores pedidos, no entanto, é a capacidade do Switch trabalhar com jogos do Wii. Afinal, a Nintendo tem uma longa história de compatibilidade com versões anteriores entre os consoles. O Gameboy Advance pode jogar jogos Gameboy e Gameboy Color, o Nintendo DS pode jogar jogos Gameboy Advance e o 3DS ainda pode e pode jogar jogos DS usando o mesmo slot. Da mesma forma, o Wii tinha suporte total para o GameCube, incluindo portas para os controladores GameCube na parte superior do dispositivo, e o Wii U trabalhou com toda a biblioteca de jogos e acessórios do Wii usando emulação. O Switch pode usar jogos do Wii com alguma capacidade? Leia mais para descobrir.

O Switch pode funcionar com os jogos do Wii?

Não suspenderemos você por muito tempo: a resposta curta a essa pergunta é um simples não. No momento, o Switch pode jogar apenas jogos do Switch por vários motivos. Antes de partir em decepção, no entanto, você vai querer ficar conosco. As coisas não são desesperadoras quando se trata do Switch e da possível compatibilidade com o Wii, e falaremos sobre isso em um momento. Primeiro, é importante entender por que a Nintendo se afastou da compatibilidade com o Switch e por que não há compatibilidade com o momento.

Se você possui um Switch - ou conhece alguém com um -, saberá que o Switch representa um retorno aos cartuchos para os consoles domésticos da Nintendo pela primeira vez desde o fim do N64 após o lançamento do GameCube em 2001. Os cartuchos do Switch são pequenas tecnologias baseadas em flash que não estão muito longe do que o DS e o 3DS costumavam jogar. A capacidade de levar o Switch em movimento basicamente proíbe a capacidade de usar discos Blu Ray para jogos, que o PS4 e o Xbox One usam para cópias físicas de jogos. O uso de um sistema baseado em disco exigiria peças móveis físicas, além de ruído e volume adicionais, e tornaria o sistema muito mais frágil. Apenas um único dispositivo portátil já usou um sistema físico baseado em disco - o PSP da Sony - e seu sucessor, o Vita, também mudou para cartuchos flash.

Assim, a falta de uma unidade de disco impossibilita o Switch jogar jogos de Wii baseados em disco. Da mesma forma, o formato do cartucho Switch é diferente do formato DS e 3DS, que são mais quadrados do que os cartuchos Switch mais altos e de formato retangular que foram lançados desde então, tornando impossível jogar um jogo físico de um título anterior da Nintendo . Dito isto, cópias digitais de jogos não estão fora de cogitação, algo que discutiremos em mais detalhes em apenas um momento.

E quanto aos jogos do Wii U?

Os consoles da Nintendo quase sempre foram diretamente compatíveis com o sistema lançado logo antes, mas a falta de uma unidade de disco do Switch impossibilita que o Switch jogue na biblioteca de jogos do Wii U de um fã da Nintendo. Dito isto, a Nintendo reconhece que, embora o Wii U tenha uma vida útil curta e seja visto como um fracasso nas vendas, havia um número considerável de jogos do Wii U que mereciam uma segunda chance. Desde sequências com melhorias e mudanças até versões aprimoradas dos jogos do Wii U, a Nintendo usou a biblioteca do Wii U como um ponto de partida para o Switch, uma maneira de o console se tornar um enorme sucesso de vendas com uma sólida biblioteca de jogos para qualquer um escolher para cima e jogar.

Estes são os jogos do Wii U que chegaram ao Switch, em um formato de sequela ou em um remake aprimorado:

    • Mario Kart 8 Deluxe : Esta porta apresenta todo o DLC do lançamento original, além de um novo modo de batalha que supera facilmente o original para criar o melhor jogo de Mario Kart até agora.
    • Splatoon 2 : Embora não seja um remake, o Splatoon 2 é semelhante ao original, aprimorando o jogo original e apresentando novos jogadores à série. O jogo ainda está ativo, mas o Splatfest final está sendo realizado à medida que atualizamos este artigo; portanto, qualquer pessoa que pegar o Splatoon 2 após julho de 2019 descobrirá que o festival baseado na comunidade não existe mais.
    • Donkey Kong Country: Tropical Freeze : A última entrada na longa série Donkey Kong Country apresenta alguns aprimoramentos em relação à versão original do Wii U, mas em grande parte permanece a mesma.
    • The Legend of Zelda: Breath of the Wild : Originalmente anunciado como exclusivo do Wii U, o jogo foi adiado em 2016 para ser lançado como o primeiro jogo do Switch e o jogo final do Wii U. O jogo está recebendo uma sequência completa ambientado algum tempo após a conclusão do original, e o teaser curto lançado na E3 2019 é um absurdo.
    • Bayonetta 2 : Nintendo depositou essa sequência no clássico cult da Bayonetta , da Platinum Games, e os dois títulos foram transferidos para o Switch. O sucesso de Bayonetta 2 permitiu à Nintendo anunciar um terceiro título, também exclusivo do Switch.
    • Pokken Tournament DX : O cruzamento entre Tekken e Pokemon lançado no final do ciclo de vida do Wii U, e agora está disponível no Switch com todos os novos recursos e aprimoramentos.
    • Hyrule Warriors: Edição Definitiva : O sucesso entre a franquia Warriors e Zelda chegou primeiro ao Wii U, depois ao 3DS. Esta porta final apresenta todos os conteúdos dos títulos Wii U e 3DS, além do DLC, para a melhor experiência.
    • Treasure Tracker do Capitão Toad : Este porto do jogo de quebra-cabeça do Wii U baseado nos níveis do Capitão Toad no Super Mario 3D World apresenta todos os novos modos de cooperação, além dos níveis temáticos de Super Mario Odyssey . Ele será lançado em 13 de julho de 2018. Desde o lançamento, eles adicionaram o DLC ao pacote, tornando a versão Switch do Treasure Tracker a edição definitiva.
    • Super Smash Bros. Ultimate : Tecnicamente, essa entrada na série de jogos de luta de longa duração é totalmente nova, com mudanças mecânicas e até novos personagens. Mas o jogo certamente é baseado no jogo Wii U Smash e provavelmente será jogado com tanto amor. Foi lançado em 7 de dezembro de 2018.
    • Novo Super Mario Bros. U Deluxe : Este relançamento inclui o jogo original, os níveis de DLC com tema de Luigi e adiciona Toadette como um personagem jogável. Se você perdeu a diversão das plataformas cooperativas no sofá, vale a pena aproveitar.
    • Super Mario Maker 2 : anunciado pela primeira vez no Nintendo Direct de fevereiro de 2019 e lançado em junho deste ano, a sequência do jogo original traz toda a diversão do primeiro Super Mario Maker , combinado com novos elementos, power-ups e outros recursos. para a série. Pode ser uma sequência, mas, como o Splatoon 2 , é muito semelhante ao original, embora com algumas pequenas mudanças.
    • Tokyo Mirage Sessions #FE Encore : se você nunca jogou esse excelente, embora nicho, cruzamento entre Shin Megami Tensei e Fire Emblem, finalmente terá sua chance quando o jogo chegar ao Switch em janeiro de 2020. O jogo é frequentemente considerado um dos melhores títulos já lançados no Wii U, por isso, se você tem algum interesse em JRPGs, este é um ótimo porto para se agarrar.
    • Xenoblade Chronicles: Definitive Edition : Tudo bem, vamos admitir que este é um jogo do Wii, não um título do Wii U, mas merece um lugar nesta lista. Uma porta HD do clássico Wii, o primeiro jogo Xenoblade chega ao Switch totalmente remasterizado em 2020.

Embora isso não ocorra em todos os jogos exclusivos do Wii U, na verdade é uma grande variedade de portos e experiências que as pessoas perderam na primeira vez. Se você já é proprietário de um Wii U anterior, pode achar decepcionante pagar mais por cópias novas e aprimoradas de jogos que já possui, mas para aqueles jogadores que desejam levar toda a sua experiência em movimento, vale a pena atualizar para as melhores versões dos seus jogos favoritos.

O suporte do Wii já chegou ao Switch?

Tudo bem, aqui está a coisa interessante sobre o Switch: o dispositivo é poderoso o suficiente para que haja muitas razões para acreditar que o suporte a títulos do Wii - e especificamente a certos lançamentos aclamados pela crítica - chegará algum dia ao Switch. Primeiro, há o suporte óbvio incorporado aos Joy-Cons, que funcionam basicamente como mini controladores Wiimote e, juntos, podem até funcionar como uma combinação Wiimote e Nunchuck. Embora o Switch não seja fornecido com um receptor de infravermelho e não use um ponteiro em seu sistema de menus para selecionar o conteúdo a ser reproduzido, a porta do Switch no World of Goo , um título do Wii lançado em 2008, prova que o Joy-Con é mais poderoso do que você imagina.

Quando você começa a jogar World of Goo no Switch, ele solicita que você coloque o Joy-Con sobre a mesa e depois pega o controle para pressionar o botão +. Isso gera um cursor no visor, que é usado no sistema de menus e durante o jogo. O suporte para o Joy-Con é preciso depois de sincronizar e calibrar o Joy-Con, funcionando como um Wiimote clássico. Não é apenas uma tecnologia interessante em ação, mas também é uma boa maneira de mostrar a capacidade do Switch potencialmente adicionar suporte aos títulos do Wii no futuro.

Neste ponto, você pode estar pensando que isso não é prova suficiente para começar a ansiar pelo porto de The Legend of Zelda: Skyward Sword. Felizmente, há mais um exemplo que não apenas especula sobre o pensamento da Nintendo por trás da adição de jogos Wii ao Switch em um futuro próximo, mas fornece evidências de que eles têm a tecnologia para fazê-lo agora.

O Nintendo Switch foi construído com a tecnologia de processamento da Nvidia, usando um sistema "chip" personalizado (ou SoC), co-desenvolvido pelas duas empresas, com base na tecnologia Tegra da Nvidia. Antes do anúncio, havia rumores de que o dispositivo estaria rodando em uma Nvidia Tegra X1, juntamente com 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A57 e 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A53, além de núcleos de GPU baseados em Maxwell. Essas alegações foram confirmadas após uma desmontagem do console após o lançamento, provando que a Nvidia teve uma parte influente e importante na fabricação do Switch. Mas o problema é o seguinte: existe outro produto que usa uma arquitetura semelhante, com o SoC Tegra X1 e uma GPU baseada na microarquitetura Maxwell, e é o próprio Shield TV da Nvidia, um descodificador Shield TV da Nvidia, um decodificador de jogos com Android TV, que atua em grande parte como um antecessor do Switch em termos de tecnologia e energia.

Por que esse produto relativamente de nicho importa para os proprietários de Switch que desejam jogar jogos de Wii em movimento ou usando seus Joy-Cons na televisão? Como a parceria entre a Nintendo e a Nvidia se expandiu além do Switch, e na China foi lançada oficialmente um emulador de Nintendo Wii no produto. Os proprietários do Nvidia Shield na China podem baixar ROMs oficiais do New Super Mario Bros. Wii , The Legend of Zelda: Twilight Princess , Punch-Out !! e Super Mario Galaxy , com cada jogo sendo aumentado em 1080p. Cada jogo remasterizado custa cerca de US $ 10 e pode ser jogado oficialmente no Shield.

Isso confirma não apenas que o Switch é capaz de rodar jogos de Wii, mas também que existe um emulador para a arquitetura exata de CPU e GPU no Switch, construído pela Nintendo e confirmado como funcionando bem o suficiente para oferecer diretamente a um conjunto geográfico limitado usuários bloqueados. Isso é grande, uma grande notícia para quem espera que os jogos do Wii acabem no Switch e, de fato, ver o vídeo da Digital Foundry para Super Mario Galaxy parece absolutamente maravilhoso, com uma cópia em escala reduzida que quase parece uma remasterização, em vez de apenas software - upscaling com base.

Obviamente, isso é apenas especulação, mas somos forçados a chegar à mesma conclusão que a Digital Foundry fez em suas próprias mãos o produto (que eles tiveram que pedir diretamente à China para usar). O nível de polimento no emulador parece estranho para um produto que é hipoteticamente destinado a permanecer bloqueado para um produto de nicho Android TV em uma região singular. A participação e o trabalho em equipe entre a Nintendo e a Nvidia é evidente, e o nível de polimento e trabalho não apenas imita os jogos de Wii (e, por extensão, Gamecube) no Shield, mas aumenta o nível deles e garante que eles funcionem bem nos chipsets Tegra X1, parece estar levando a algo muito maior abaixo da linha.

O switch terá acesso a um console virtual?

Mas espere, você pode estar dizendo. Isso significa que o Switch finalmente está recebendo um console virtual, como o 3DS, o Wii e o Wii U antes dele? Isso é um sólido não, infelizmente. Quando a Nintendo finalmente detalhou seus planos para o serviço on-line do Switch em 2018, o ex-presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, confirmou que um console virtual não chegaria ao Switch, pelo menos no futuro planejado, afirmando que não havia “nenhum planeja ”usar o banner do Console virtual no Switch.

Em vez disso, a Nintendo tem duas opções para quem procura jogar jogos mais antigos no Switch. A primeira é através da própria eShop, como algumas editoras - incluindo a Nintendo - adotaram o lançamento de portos de jogos clássicos de consoles e máquinas de fliperama como o Neo Geo. No momento, existem vários clássicos da Neo Geo na eShop, como Blazing Star e Fatal Fury , e toda a série ArcadeArchives viu alguns jogos sólidos lançados no Switch por menos de US $ 10. O jogo original de Donkey Kong para fliperamas também foi lançado recentemente na eShop, marcando a primeira vez que a ROM arcade original foi disponibilizada para compra oficial por meio de um console. Há também coleções de relançamentos, como a nova coleção de aniversário de 30 anos do Street Fighter , que inclui doze títulos de Street Fighter , do original aos três jogos Alpha , ao clássico e subestimado Street Fighter III: 3rd Strike . Da mesma forma, a Sega trouxe o título de Genesis Classics para o Switch, permitindo que você jogue clássicos como Sonic the Hedgehog 2 e ToeJam e Earl in Panic em Funkotron .

A segunda opção para baixar jogos clássicos vem na forma do serviço online da Nintendo, que inclui uma seleção de jogos da NES como Ice Climbers e o Super Mario Bros. original , além de uma nova coleção de títulos do SNES que chegaram em setembro de 2019. Um dos jogos do SNES um ano após o lançamento dos títulos da NES parece implicar o interesse da Nintendo em adicionar um novo console a cada ano, o que significa que você provavelmente pode esperar jogar Super Mario 64 no próximo outono. O problema disso, é claro, implica que a Nintendo realmente chegará ao Wii com o Switch. No ritmo atual em que a Nintendo está se movendo, a empresa precisaria adicionar o Nintendo 64 e o GameCube antes de finalmente chegar aos títulos do Wii em 2022, cinco anos após o lançamento do Switch. Isso também ignora a biblioteca de jogos portáteis da empresa, que também pode ser adicionada às adições mais recentes de console doméstico.

O futuro espera

Por fim, o suporte do Wii ao Nintendo Switch continua sendo um jogo em espera. Vimos a Nintendo adicionar bibliotecas de jogos mais antigos ao serviço de assinatura on-line do console, mesmo que a uma taxa muito mais lenta do que gostaríamos. Esses jogos têm pequenas modificações para permitir o jogo on-line, de forma competitiva ou através do modo cooperativo, o que significa que mais jogos com o jogo modificado podem estar a caminho. Isso parece traçar o caminho para a Nintendo implementar o emulador que eles criaram para o Nvidia Shield no Switch, que usa hardware quase idêntico para jogar. Isso significa que Super Mario Galaxy ou The Legend of Zelda: Twilight Princess chegariam ao Switch em versões aprimoradas de resolução de 1080p e possivelmente usando a tecnologia Joy-Con para emular o WiiMotes que vimos em jogos como World of Goo .

Claro, tudo isso pode resultar em nada. Talvez a Nintendo esteja satisfeita com a atual (e reconhecidamente excelente) linha de jogos da eShop e de desenvolvedores AAA e independentes. Mas a Nintendo seria uma tolice perder a demanda por jogos novos e antigos no Switch. A popularidade de portos como Mario Kart 8 Deluxe , que superou o original poucos meses após o lançamento, mostra que os proprietários do Switch estão dispostos a pagar o preço mais alto pelos jogos que perderam no lançamento original ou pelos jogos que desejam jogar novamente mas em um sistema portátil. A demanda está lá, os controladores estão lá, a tecnologia está aí - neste momento, parece que é apenas uma questão de tempo até que as estrelas se alinhem e nos concedam a capacidade de jogar jogos de Wii no Switch.

Então, quais jogos clássicos você gostaria de ver jogáveis ​​no Switch? Gostaríamos muito de ver os dois primeiros jogos do No More Heroes aparecerem (especialmente com o terceiro jogo a caminho), juntamente com uma revisão do Wii Sports Resort ( um título que muitas pessoas perderam). comenta abaixo o que os jogos do Wii que você quer ver emulam no Switch!

Você pode jogar jogos do nintendo wii no nintendo switch?