Anonim

O Ubuntu anos atrás pode não ter sido capaz de substituir facilmente o Windows, mas muita coisa mudou desde então. Agora, na verdade, é uma opção viável para o usuário comum e, em algumas áreas, também é muito melhor que o Windows 10. Siga abaixo e mostraremos por que você deve fazer a troca!

Privacidade e segurança

A maior razão pela qual você deve considerar mudar para o Ubuntu no Windows 10 é devido a problemas de privacidade e segurança. O Windows 10 é um pesadelo de privacidade desde o seu lançamento, há dois anos. Ainda é , embora tenha ficado um pouco melhor. No entanto, ele ainda apenas extrai uma quantidade flagrante de dados.

O Ubuntu tem algumas de suas próprias preocupações com a privacidade, mas aqui está a grande coisa sobre o Ubuntu: você pode acessar as Configurações e desativar tudo. Eles não estão tentando ocultar essas opções como a Microsoft. E, se houvesse uma enorme preocupação com a privacidade das distribuições Ubuntu e Linux em geral, haveria um grande clamor da comunidade e dos desenvolvedores contribuintes - qualquer tipo de invasão da privacidade não duraria no Linux.

A segurança é outra parte importante do Ubuntu Linux. O Windows 10 e o Windows em geral são um alvo bastante grande para invasões de malware e enormes falhas de segurança são bastante frequentes. Claro, o Ubuntu Linux não é à prova de malware, mas foi desenvolvido para que o sistema evite infecções como malware. De fato, se você se ater a áreas seguras, como o Software Center e sites confiáveis, não precisará se preocupar com um programa antivírus (embora seja sempre bom ter um, pois nada é 100% seguro).

Livre para sempre

Um dos benefícios do Ubuntu é que você nunca precisará pagar um centavo por isso. Obviamente, você receberá atualizações gratuitas do sistema, assim como no Windows, mas nunca precisará se preocupar em pagar por uma nova grande atualização. Por exemplo, o Windows 10 não é mais gratuito para download, então você precisa pagar por isso. O Ubuntu é gratuito para sempre, incluindo novas revisões importantes. Você nunca precisará abrir sua carteira para isso.

As atualizações não são obrigatórias

Um fator decepcionante sobre o Windows 10 é que as atualizações se tornaram extremamente agressivas e até secretas até certo ponto. Com o Ubuntu da Canonical, você não precisa se preocupar com isso. O Ubuntu pode e irá alertá-lo sobre uma nova atualização, mas nunca a forçará.

Outra coisa interessante sobre o Ubuntu é a versão Long Term Support (LTS). Com a variante LTS, você garante pelo menos cinco anos de suporte a partir dessa versão inicial. Você receberá atualizações oportunas, bem como correções e correções de segurança frequentes. Você não terá que se preocupar com quem deixar o suporte para essa versão inicial após apenas dois anos - você obtém suporte completo por esses cinco anos e, após o término desse suporte, você pode atualizar, se desejar. Ou então, você pode continuar usando a mesma versão e não precisará se preocupar com possíveis problemas de segurança.

Ele roda em qualquer coisa

Tem hardware antigo com o qual o Windows 10 não está funcionando bem? Sem problemas. Em vez disso, jogue o Ubuntu Linux e ele será executado como um sonho. Ou, se você possui um hardware muito antigo, pode usar o Lubuntu, um projeto baseado no Ubuntu, mas projetado para computadores com recursos de sistema mais baixos, incluindo RAM, chipsets mais antigos e pouco espaço em disco. Também funciona extremamente bem em máquinas de última geração!

E as substituições de aplicativos?

Agora, você pode estar pronto para fazer a troca, mas ainda está preocupado com os aplicativos. Você pode fazer tudo no Ubuntu que você pode fazer no Windows 10? Quase! Há uma substituição de aplicativo para quase tudo, seja no Centro de Software (basicamente a própria App Store do Ubuntu) ou como um download de terceiros. De fato, hoje em dia, muitas empresas estão começando a oferecer uma versão Linux de seus softwares, o que significa que você pode até continuar usando o mesmo programa usado no Windows 10.

Ainda assim, mesmo que você não consiga encontrar o mesmo programa para o Ubuntu, sempre há um substituto por aí. Acostumado a usar o Microsoft Office? Você pode usar o LibreOffice ou os aplicativos da Web do Microsoft Office, bem como o pacote do Google Doc. Você faz design em 3D? Também há uma infinidade de aplicativos CAD disponíveis para Linux. Tudo o que você usa no Windows, geralmente há uma substituição de alta qualidade no Linux.

É uma desvantagem dos jogos. Portanto, se você é um grande jogador de PC, pode querer inicializar duas vezes ou pode ter o problema de executar uma máquina virtual Windows. Alguns podem até trabalhar com alguns ajustes no Wine (eu pessoalmente consegui fazer com que alguns jogos funcionassem dessa maneira). Ainda assim, alguns de seus

jogos favoritos podem não funcionar nativamente no Linux. Está ficando melhor, no entanto. Existem alguns jogos que suportam Linux nativo (a Valve está liderando esse esforço, de certa forma) e até alguns jogos que estão disponíveis apenas no Linux. No entanto, o suporte para jogos para PC está melhorando no Linux - há uma comunidade crescente em torno dele, encontrando maneiras mais fáceis de usar para que os jogos do Windows funcionem no Ubuntu e Linux em geral.

E, se necessário, você pode fazer com que quase qualquer aplicativo do Windows funcione usando a ferramenta Wine no Linux, não apenas jogos de vídeo.

Encerramento

Portanto, embora o Ubuntu possa não ter sido um substituto adequado para o Windows no passado, você pode facilmente usar o Ubuntu como um substituto agora . O Ubuntu é fácil de usar e você tem muito mais controle sobre ele no que diz respeito à personalização - quer mudar a aparência dos seus ícones e pastas? Com o Ubuntu, você pode!

Em suma, o Ubuntu pode substituir o Windows 10 e muito bem. Você pode até descobrir que é melhor de várias maneiras. Experimente você mesmo abaixo de graça e não deixe de se juntar à crescente comunidade, que é uma das melhores partes do Ubuntu e Linux em geral.

Faça o download agora: Ubuntu

O ubuntu linux pode substituir o windows 10?